Algumas pessoas tem um carinho especial pelos insetos, a ideia de estudar a relação deles com o mundo leva grande parte desses entusiastas a estudar a Entomologia. Mesmo parecendo estranho num primeiro momento que pessoas se dediquem a estudar insetos, visto que para a grande maioria dos mortais eles dão calafrios, a Entomologia é uma ciência que pode ser fascinante.
A Ciência Entomologia
.
Como bem destacamos a Entomologia é uma ciência, o seu objeto de estudo é os insetos, a forma como eles vivem, como eles são e a relação deles com o ecossistema. O nome dessa ciência vem da combinação de dois radicais gregos entomon (inseto) e logos (estudo).
Indo mais a fundo na palavra Entomologia temos Éntomom que significa Inseto que por sua vez veio do radical entomos que significa cortado ou dividido. Isso se deve ao fato de que grande parte dos insetos apresenta o corpo dividido em anéis ou segmentos. A palavra Inseto deriva do latim Animale insectum que significa animal segmentado.
Vale dizer que a palavra Entomologia é utilizada para designar esse tipo de estudo desde Aristóteles (384-322 a.C.).
Entomologia, Ciência das Coleções
.
Uma das primeiras coisas que vem a nossa mente quando pensamos em Entomologia são as coleções de insetos. Essas coleções com fins científicos são chamadas de entomológicas. Além disso, é válido dizer que não se trata apenas de ter um monte de insetos armazenados.
Existe toda uma ordem de procedimentos para que esses insetos possam ter valor entomológico. Os acervos das coleções entomológicas são ordenados e preservados, podem ser armazenados os espécimes inteiros ou apenas estruturas desses espécimes para posterior estudo.
A importância dessas coleções está no fato de haver um registro da existência de espécies no tempo e espaço. Também são repositórios dos espécimes-tipo, ou seja, permitem a correta identificação dos exemplares dessas espécies.
Esse trabalho de conservação dessas coleções é muito importante e não pode ser interrompida, pois se trata de uma fonte de consulta. Muitas dessas coleções funcionam como testemunhos da fauna de áreas protegidas ou mesmo de registro de espécies que estão desaparecendo.
As coleções entomológicas são a base de estudos e pesquisas em biodiversidade, evolução e sistemática dos insetos.
Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz
Uma das maiores e mais relevantes coleções entomológicas da América Latina é a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz. Essa importância se dá pelo tamanho da coleção, valor científico, histórico e educativo.
Além disso, essa coleção se destaca também pela sua contribuição para a saúde pública uma vez que através de alguns dos espécimes lá depositados é possível identificar alguns vetores de doenças infecciosas.
A Entomologia Hoje
As pessoas que se identificam com esse segmento e desejam atuar na área de Entomologia podem ter um panorama dessa ciência nos dias de hoje. Atualmente, a Entomologia tem o seu foco de estudo nas áreas de Biologia, Sistemática, Apicultura, Ecologia, Entomologia Médica e Veterinária, Métodos alternativos de controle, Resistência de plantas a insetos, Entomologia Florestal, Morfologia, Fisiologia, Controle biológico, Taxonomia, Comportamento, Entomologia forense, Controle químico, Toxicologia e Entomologia Urbana e Econômica.
Podemos dizer que é possível identificar esforços em estudos entomológicos em todas as culturas, até mesmo em tempos pré-históricos. A atenção para a Entomologia passou a ser maior após o surgimento da agricultura, isso devido a necessidade de compreender as pragas das plantações e também espécies como abelhas que são próprias para criação.
Muitos foram os cientistas que se aventuraram na Entomologia e tiveram o seu nome gravado na história, dentre os mais famosos podemos citar Charles Darwin, Vladimir Nabokov, Karl Ritter von Frisch entre outros.
Especialidades na Entomologia
A Entomologia é uma ciência que tem o seu estudo plenamente baseado na formação de coleções por parte dos pesquisadores. Alguns se especializam num tipo de coleção, conheça abaixo alguns dos nomes dessas especialidades e a que tipo de inseto dizem respeito.
- Coleopterologia – escaravelhos e besouros
- Dipterologia – moscas, mosquitos e pernilongos
- Mirmecologia – formigas
- Heteropterologia – percevejos e barbeiros
- Ortopterologia – gafanhotos e grilos
- Lepidopterologia – borboletas e mariposas
- Apiologia e Melitologia – abelhas
- O Mercado de Trabalho Para o Entomologista
Apesar de já haver uma abertura maior para o trabalho desse profissional é necessário ressaltar que ainda se trata de um mercado bastante restrito. As áreas de atuação do profissional especializado em insetos se diversificou tendo surgido novas funções para os conhecimentos desse profissional.
Além de ser muito útil no que concerne a busca de soluções para pragas na agricultura também é possível observar a grande relevância desse trabalho para a saúde pública. O estudo dos insetos por ajudar a descobrir os vetores de doenças e também contribuir para encontrar a cura das mesmas.
Uma área que tem tudo um crescimento bastante grande nos últimos anos é a Entomologia Forense, quando os insetos ajudam a contar a história de crimes e os investigadores chegam mais facilmente aos culpados.
Os Tipos de Entomologia
- Entomologia Geral
- Tem como foco de estudo os insetos em geral, estuda e classifica as suas características principais.
- Entomologia Médica
- Tem o foco de estudo nos insetos que atacam de forma ou indireta o homem e seus animais domésticos.
- Entomologia Agrícola
- O estudo dessa Entomologia é focada nos insetos que são responsáveis por atacar plantações que o ser humano cultiva.
- Entomologia Econômica
- Essa Entomologia está bastante ligada a Entomologia Agrícola, pois estudo os insetos de um ponto de vista econômico. Dessa forma promove o combate aos mesmos.
- A Entomologia Forense
Se você é fã de séries de investigação como CSI Las Vegas já vou a importância dos insetos que colonizam o corpo da vítima. Os insetos ajudam a contar a história do crime, ou seja, onde ele foi cometido e a quanto tempo a vítima está morta.
Seja pelo desenvolvimento da tecnologia ou mesmo pela divulgação desse tipo de ciência através de séries como CSI a verdade é que o interesse nessa área cresceu muito nos últimos anos. Apesar de ainda não haver o incentivo do Governo através da obrigação de existir entomologistas forenses nas cenas de crime no Brasil o grupo tem crescido.
Os profissionais que atuam na Entomologia Forense estão se organizando e assim criando melhores condições para o trabalho e mais segurança profissional.
Como Se Tornar Um Entomologista?
Ainda não existem cursos de graduação específicos em Entomologia no Brasil, mas é possível fazer cursos de pós-graduação na área. Para isso é interessante ter cursado graduações como Biologia ou Medicina Veterinária. Vale a pena pesquisar o que o curso que você deseja fazer exige para aceitar o seu currículo de formação.