Em Qual Lugar a Água do Mar é Mais Quente?

Quem sempre se perguntou onde poderia dar aquele mergulho quentinho vai poder matar a curiosidade a seguir. Vamos falar um pouco sobre os recordes de temperatura registrada nas águas dos oceanos bem como em quais costas a água do mar é mais quente. Assim a próxima vez que você estiver pensando em viajar para uma praia pode considerar essas de águas mais quentinhas.

A Temperatura do Mar Mais Alta Já Registrada

O livro dos recordes, Guinness, tem como registro da maior temperatura registrada no oceano 404°C. Trata-se de um calor intenso, pense, por exemplo, que a temperatura máxima a que um fogão residencial pode chegar é 300°C. A temperatura mais do que quente foi verificada no oceano Pacífico, mais ou menos a 480 km da costa leste dos Estados Unidos.

Quem ficou preocupado em nadar nessa temperatura elevadíssima pode ficar mais tranquilo uma vez que a medição de 404°C foi feita a mais de 2 mil metros de profundidade. A elevada temperatura se justifica pelo fato de estar próximo a uma fonte hidrotermal. Nesse local o magma do vulcão fica bem perto do leito do oceano o que acarreta no aumento da temperatura da água.

Locais Onde a Água do Mar é Mais Quente

Se você se animou a nadar em águas quentinhas saiba que os países como Filipinas, Brunei, Indonésia e Timor Leste são os que contam com as temperaturas mais elevadas. Durante o ano todo as águas do mar desses países passam dos 30°C, então sempre é bom dar aquele tibum.

Outro ponto do planeta em que a água do mar é mais quente é no canal de Moçambique que fica entre a ilha de Madagascar e leste africano, a temperatura costuma ficar acima dos 27°C. Em comparação a temperatura média da costa do Brasil é de 24°C. Essa temperatura mais alta no sudeste da Ásia e na costa leste da África se explica pelo fato de que as correntes marítimas que banham a região passam por um trajeto bastante longo uma vez que partem da costa oeste das Américas.

Como boa parte desse trajeto acontece na zona equatorial as correntes acabam recebendo bastante luz do sol o que faz com que esquentem. Sendo assim quando chegam ao final da viagem as correntes estão bem mais quentes.

A Água do Mar Está Ficando Mais Quente?

Um dos fenômenos que mais tem preocupado a humanidade nos últimos tempos é o aquecimento global que tornou as temperaturas mais elevadas em vários pontos do planeta. Será que o mesmo acontece com a água do oceano? Uma pesquisa demonstra que a água da costa portuguesa, por exemplo, está 3°C mais quente do que os registros de anos anteriores.

http://www.youtube.com/watch?v=XEBTdVZG73g

Numa das medições de temperaturas médias realizadas mais recentemente o termômetro ficou entre 23°C e 24°C. De acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esses valores são mais altos do que o comum de ser registrado. As temperaturas médias dos anos anteriores ficaram entre 19°C e 22°C na costa sul.

Uma explicação possível para esse fenômeno é a inexistência do vento de nortada. Basicamente quando não ocorre a nortada as águas mais profundas, que são mais frias, não conseguem subir para a superfície e por isso a temperatura foi verificada nas águas mais profundas.

Por Que a Água do Mar é Mais Quente a Noite do Que de Dia?

Quando nos perguntamos isso estamos nos referindo a temperatura de superfície, ou seja, aquela na água iremos nadar que recebe o nome de SST (Sea Surface Temperature). Esses dados de temperaturas são coletados através de satélites que verificam profundidades específicas que vão desde poucos milímetros até profundidades extremas.

Quando se observam esses dados percebe-se que nem sempre a temperatura da superfície é mais elevada a noite. Influenciam nessa temperatura diversas variáveis como a velocidade do vento, intensidade do sol entre outras. Também é importante levar em conta as ondas, as marés e as correntes que atravessam o planeta como um todo.

 Mais Quente a Noite do Que de Dia

Mais Quente a Noite do Que de Dia

As águas das correntes marítimas são transportadas de latitudes mais quentes e mais frias. Basicamente essas correntes de superfície seguem do equador na direção dos pólos em que a água é mais fria. Alguns estudos apontam que essa água se aprofunda quando chega ao Atlântico Norte e ficando mais densa e mais pesada acaba descendo para os mais profundos abismos retornando então a superfície do Oceano Pacífico depois de mais ou menos 1.200 anos.

Circulação do Oceano

Podemos dizer que a circulação oceânica é como uma escada rolante de shopping gigante na qual influenciam a temperatura e a salinidade da água. A circulação da água é muito importante para evitar que a água fique suja. Quando compreendemos toda essa engenhosidade da circulação da água do oceano percebemos que as temperaturas que sentimos na superfície podem não ser exatamente fria ou quente.

Ilusão de Percepção

Agora chegamos ao ponto de responder a pergunta de porque a temperatura da água é mais quente de noite do que de dia. A posição latitude e longitude são determinantes para que a água fique fria ou quente. Não podemos generalizar a resposta para todos os lugares do planeta, mas podemos dizer que a temperatura mais elevada a noite pode se justificar por vários fatores.

Pelo fato de a água reter calor por várias horas, o que não acontece com o ar, por exemplo, pode ser que seja criada uma ilusão de percepção que faz parecer que a água está mais quente do que realmente está. Sendo assim pode ser que você acredite que a temperatura está mais elevada, mas na verdade esteja tão quente quanto estava de dia.

Água do Mar

Água do Mar

Aproveitando o Mar

O mais importante mesmo é aproveitar sempre que tiver a oportunidade de estar diante do mar para dar aquele mergulho e relaxar. Não importa se a água do oceano é mais quente ou mais fria você deve é se divertir. Não deixe de apreciar também a beleza dos cenários com mar que tem aquele algo especial que faz toda a viagem ter valido a pena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • You really make it seem so easy together with your presentation however I in finding this matter to be really one thing that I believe I’d never understand. It kind of feels too complicated and extremely large for me. I’m taking a look forward for your subsequent put up, I will attempt to get the dangle of it!

    Ava 15 de janeiro de 2014 19:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *