Muitas vezes estamos esperando a previsão do tempo no jornal e nos pegamos pensando em qual seria a diferença entre Tempo e Clima. Além disso, quando começamos a prestar atenção a previsão do tempo conferimos que a jornalista se refere a Temperatura para determinar quando de Calor fará numa determinada cidade.
Esses quatro conceitos: Tempo, Clima, Temperatura e Calor podem causar bastantes dúvidas no dia a dia. São conceitos que usamos todos os dias e a todo momento, mas será que todo mundo tem bem claro na cabeça o que cada um deles significa? Para resolver essa questão prática e determinar de uma vez por todas as diferenças que existem entre essas palavras continue lendo.
Dúvidas e Mais Dúvidas
Para começar é interessante entender porque as pessoas têm dúvidas e confundem esses conceitos. Quando estamos falando sobre fenômenos climáticos as palavras mais usadas são Tempo, Clima, Temperatura e Calor. O grande X da questão está no fato de muitos utilizam essas palavras como sinônimos.
Provavelmente você já respondeu perguntas como “Como está o clima?” ou “Como está o tempo?”. Parece a mesma pergunta, não é mesmo? Porém, não são assim como as expressões “temperatura elevada” e “calor elevado” também não são. Confira abaixo uma descrição completa de cada conceito e finalmente compreenda que não são sinônimos.
Tempo
O conceito de tempo se refere a um estado parcial ou momentâneo. Podemos dizer que se refere a um lugar determinado em que o ar atmosférico está em ritmo lento ou então acelerado. Sendo assim o tempo pode mudar bruscamente.
As regiões equatoriais, por exemplo, que são bem comuns no Brasil tem mudanças de tempo bastante rápidas. Num momento está sol pleno e no momento seguinte aparecem nuvens e começa a chover, em seguida o sol volta a brilhar mais forte do nunca.
O tempo tem influência sobre o clima, mas não é a mesma coisa. O clima pode ser mais agradável ou abafado devido às condições e mudanças do tempo.
Clima
A ideia de clima se refere as formas que são visíveis e marcantes de um determinado lugar. Por exemplo, o conjunto de condições atmosféricas presentes no local, chuva, pressão, ventos e temperaturas compõem elementos do clima local. O clima é formado ou influenciado diretamente pelos tipos de tempo que ocorrem no local em questão.
A Diferença Entre Tempo e Clima
Dessa forma concluímos que a diferença entre tempo e clima é que o segundo é um conjunto de elementos formados pelo primeiro. Os tipos de tempo que existem num lugar determinam o clima que o mesmo terá.
Assim compreendemos que utilizar as palavras tempo e clima como sinônimas é errado. Como já bem verificamos tempo se refere a um estado momentâneo que acontece num local que pode contar com mudanças no ar atmosférico de forma lenta ou rápida. O clima por sua vez se refere a um conjunto de condições atmosféricas que acontecem em determinados locais de forma marcante.
Podemos resumir a diferenciação de tempo e clima como sendo a junção dos tipos de tempo que acontecem numa região e tornam-se uma característica dela. O tempo pode mudar sempre de uma hora para outra. Numa região em que o sol está forte e que em alguns minutos aparecem nuvens que encobrem o mesmo inibindo o calor pode-se dizer que tem um clima agradável.
Esse tipo de situação é possível devida às massas de ar que se descolam e flutuam pela troposfera e influenciam o tempo e o clima de vários pontos do planeta. O tempo pode ser modificado várias vezes num único dia, pode começar tendo sol, depois chovendo e o sol aparecendo de novo.
As Relações De Tempo e Clima e a Rotina Das Pessoas
O tempo e o clima não são a mesma coisa, mas tem em comum o fato de conseguirem influenciar a rotina das pessoas. Algumas atividades são realizadas somente quando o tempo está bom, por exemplo. Se o tempo e clima não estão propensos para uma determinada atividade não será possível realiza-la.
Vale ressaltar que além do tempo que pode influenciar o clima de uma região há outros fatores que também pode ter influência como latitude, altitude, continentalidade, maritimidade, relevo, correntes marítimas e vegetação.
Diferenças Entre Temperatura e Calor
Temperatura
Temperatura é um conceito que se refere a uma grandeza física que está diretamente relacionada com o estado de movimento ou agitação das partículas que compõem os corpos. Para poder medir a temperatura é necessário usar termômetros que conseguem medir esse grau de agitação e que tornaram o conceito de temperatura algo real e palpável. A sensação de frio e quente não é o suficiente para se determinar a sensação térmica.
Calor
Basicamente calor é a diferença de temperatura que existe entre dois corpos que são comparados. O calor é uma energia térmica que está sempre em movimento e passa de um corpo para o outro.
Conceitos Físicos De Temperatura e Calor
Temperatura
O conceito da física para temperatura é que de que se trata de uma grandeza física que está associada ao movimento ou agitação de partículas que compõem os corpos. No dia a dia é bastante comum que as pessoas meçam o grau de agitação dessas partículas através da sensação de frio ou quente que se sente ao tocar outro corpo.
Mas, não se pode confira nessa sensação térmica, para isso existem os termômetros que são graduados para fazer a medida correta de temperatura dos corpos.
Calor
Você com certeza já escutou alguém dizendo ou mesmo já disse “estou com calor”. Saiba que para a física essa frase é totalmente errada, pois o calor é definido como sendo uma energia térmica que está em trânsito. Uma energia que flui de um corpo para outro corpo devido a diferença de temperatura entre os dois.
Basicamente essa energia do calor deseja promover o equilíbrio térmico, por isso está sempre em movimento de um corpo para outro que está com uma temperatura mais baixa. Esse trânsito acontecerá sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
Depois de todas essas explicações e conceituações você não tem mais desculpa para confundir tempo e clima e temperatura e calor.