Significado De Neve
Neve é a precipitação na forma de flocos de água cristalina de gelo que caem de nuvens. Uma vez que a neve é composta de partículas pequenas, representa material granular. Ela tem estrutura aberta e, por conseguinte macia, a menos que submetidas à pressão externa. Flocos possuem variedade de tamanhos e formas. Tipos que caem sob a forma de bola devido à fusão, em vez de um floco, são conhecidos como granizos.
O processo de precipitação é chamado de queda de neve. Ela tende a formar no interior das regiões de movimento ascendente de ar em torno de um tipo de baixa pressão do sistema conhecido como um ciclone extratropical. Neve pode cair em direção aos polos de associados sistemas de frentes quentes e dentro dos padrões de precipitação.
Onde os corpos de água relativamente quentes estão presentes, por exemplo, devido à evaporação da água de lagos, o efeito da queda de neve torna-se uma preocupação dos lagos quente dentro do fluxo frio ciclônico em torno da parte traseira de ciclones extratropicais. O efeito-neve pode ser pesado localmente.
É possível existir neve dentro da cabeça de um ciclone de vírgula e dentro de bandas de precipitação do efeito do lago. Em áreas montanhosas, a neve pesada é maximizada dentro barlavento, ao lado do terreno em elevação, se o ambiente estiver frio o suficiente. Quantidade de queda de neve está relacionada com a precipitação de líquido equivalente, medido através de variedades de diferentes pluviômetros.
Uma vez no chão, a neve pode ser categorizada como pó quando leve e macia. Fresca quando recente. Pesada e granular quando se inicia o ciclo de fusão de gelo. Quando se move em pó a neve com o vento se formam depósitos chamados montes de neve que podem ter profundidade de vários metros.
Depois de prender-se nas encostas, a neve soprada pode evoluir para uma avalanche de risco em encostas íngremes. A existência da camada de neve mantém as temperaturas mais baixas do que seria de outro modo, como a brancura refletindo mais luz do sol e todo o calor absorvido derretendo a neve em vez de aumentar a temperatura. O equivalente de água de queda de neve é medido para controlar a quantidade de líquido disponível para inundação dos rios de degelo que ocorre durante a seguinte primavera.
A cobertura de neve pode protege as culturas de frio extremo. Se existem estadias de queda no chão para série de anos ininterruptos, a camada de neve se transforma em massa de gelo chamado geleira. Neve fresca absorve o som, reduzindo o ruído do ambiente através da paisagem porque o ar fica preso entre flocos de neve atenua vibrações. Estas qualidades acústicas minimizam rapidamente antes de reverter, uma vez que camadas de chuvas geladas caem em cima da cobertura.
O balanço de energia da neve acumulada em si é ditado por vários processos de troca de calor. A camada de neve absorve a radiação de onda curta solar que é parcialmente bloqueada por cobertura de nuvens e refletida pela superfície de neve. A troca de calor de onda longa ocorre entre a neve e o meio ambiente, que inclui sobrejacente massa de ar, cobertura de árvores e nuvens.
A troca de calor é realizada por convecção entre a neve e a massa de ar sobrepostas e reguladas por gradiente de temperatura e velocidade do vento.
Significado De Geada
Geada é o sólido de deposição de vapor de água de humidade do ar. Ela é formada quando a temperatura das superfícies sólidas está abaixo do ponto de congelamento da água e também abaixo do ponto de congelamento. Tamanho dos cristais de gelo difere dependendo do tempo e da quantidade de vapor de água disponível. Eles são translúcidos, mas dispersam a luz em várias direções, de modo que a camada de gelo aparece em branco. Existem muitos tipos de geada. Ela causa prejuízos econômicos quando destrói plantas ou frutas penduradas.
Formação Da Geada
Se uma superfície sólida esta arrefecida abaixo do ponto de orvalho do ar ambiente e da superfície propriamente dita, ela é mais fria que o congelamento. Geada consiste de espículas de gelo, que crescem para fora a partir da superfície sólida. O tamanho dos cristais depende do tempo, da temperatura e da quantidade de vapor de água disponível.
Em geral, para a geada formar, a superfície de deposição deve ser mais fria do que o ar circundante. Por exemplo, ela pode ser observada em torno de rachaduras no frio das calçadas de madeira quando o ar úmido escapa do chão. Outros objetos que tendem formar geada são aqueles com baixo calor específico ou de alta emissividade térmica, como metais enegrecidos, por isso o acúmulo de gelo sobre as cabeças dos pregos enferrujados.
A ocorrência errática de geada nas localidades adjacentes simboliza parte devido às diferenças altitudes. As áreas mais baixas se tornaram mais fria em noites calmas. Também são afetadas por diferenças na capacidade de absorção e do calor específico do terreno que, na ausência de vento, influencia a temperatura alcançada pelo ar em níveis consideráveis. A formação de gelo é um exemplo de deposição meteorológica.
Geada refere-se aos cristais de gelo brancos, vagamente depositados sobre o solo ou objetos expostos, que se formam nas frias noites claras quando as perdas de calor para o céu aberto causam atmosfera mais fria do que o ar circundante. Um efeito relacionado é a geada inundação, que ocorre quando o ar resfriado por perdas ao nível do solo em radiação viaja para baixo no sentido de formar bolsões de ar frio em depressões, vales e depressões. Geada pode formar nessas áreas, mesmo quando a temperatura do ar de alguns pés acima do solo está bem acima da congelação. No entanto, o congelamento em si será igual ou inferior à temperatura de congelação da água.
Geada pode ter nomes diferentes dependendo de onde se forma. Por exemplo, o ar é um depósito de geada sobre objetos acima da superfície, tais como galhos, caules de plantas, arames, superfície formada por cristais de gelo, neve ou superfícies já congeladas.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier