Em muitos países tropicais, a maioria dos resultados do desmatamento das ações humanas são muito prejudiciais ao meio ambiente. No entanto, no Brasil apenas cerca de um terço do desmatamento recente podem ser ligados a “deslocado” cultivadores.
Historicamente, uma grande parte do desmatamento no Brasil pode ser atribuída ao desmatamento para pastagens por interesses comerciais e especulativos, as políticas governamentais equivocadas, inadequados projetos e exploração comercial dos recursos florestais.
Para uma ação eficaz é importante que estas questões sejam abordadas. Orientadas exclusivamente para a promoção do uso sustentável pela população local seria negligenciar as forças mais importantes do desmatamento no Brasil.O Desmatamento no Brasil está fortemente correlacionada com a saúde econômica do país. É importante que o governo brasileiro tome iniciativas positivas que possa mudar está realidade do desmatamento. Ele só causa graves problemas ambientais, mas mesmo assim há quem prefere prejudicar a natureza para tirar proveito para si próprio.