Deserto do Brasil

O Brasil é conhecido por ser o país com maior biodiversidade do mundo, originada graças às condições geográficas e climáticas. Não existem grandes desertos em solo nacional, como o Saara, situado no norte do continente africano. Porém, historiadores afirmam existir rochas no Brasil que indicam presença de longos desertos há milhões de anos.1910: John Casper Branne De acordo com o artigo publicado no site da SIGEP, a principal evidência se encontra no eixo Oeste da cidade baiana de Jacobina, onde está situada a Serra do Tombador.

Deserto do Brasil

Deserto do Brasil

Os primeiros estudos na região foram feitos em 1910, por John Casper Branne, geólogo inglês, que recolheu evidências do fenômeno natural.Rochas sedimentares foram encontradas preenchidas por arenitos de diversas cores que preenchem depressões de embasamentos. As características delas são intimamente parecidas com as existentes nos grandes desertos da atualidade.Os arenitos podem ser maiores e menores, variando de acordo com o vento que pode retirar mais ou menos grãos dos conjuntos.

Deserto do Brasil

Deserto do Brasil

A rocha em geral fica com aspecto listrado, com tendência maior aos tons claros. A região é cercada por uma rodovia e por vegetação rasteira.Evidências de acordo com a Petrobrás Na metade do século passado, Rodi Ávila Medeiros, em trabalho para a Petrobrás, realizou estudos para definir a ecologia presente na região. O especialista caracterizou os traços do local com superfícies truncadas compostas por água que se eleva via subterrânea.A parte inferior da região teria sido uma zona de dunas. Elevações provocadas pelo lençol de água subterrâneo fizeram com que acontecesse a fixação das dunas.

 

Deserto do Brasil

Deserto do Brasil

Estas ações naturais realizadas com frequência fizeram com que a maioria dos níveis do solo encontrasse erosão ao longo dos anos.A Oeste, ainda no nível superior, há estratificações cruzadas em alto nível, logo na encosta da estrada principal. As estratificações são inclinações que existem nos arenitos que estão desalinhadas da superfície horizontal na qual acontece a depósito de sedimentos.A grande evidência que as rochas da Serra do Tombador um dia foram dunas, está nos pequenos orifícios feitos de forma redonda que, de acordo com especialistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos, são antigos pingos de chuva que foram marcados quando a rocha era composta por maior quantidade de areia.Topo da Serra do Tombador Na cobertura, os arenitos estratificados são planificados no formato horizontal por causa das constantes subidas das marés. As ondas trabalham com a areia, formando assim a rocha que normalmente traz camadas horizontais.Vale ressaltar que na superfície há evidência que as rochas foram cobertas por água e expostas aos raios solares de forma constante. Antes de encontrar a forma atual, a região era argilosa com alto teor de lama formando mangues gigantes.A Serra do Tombador foi um grande deserto há bilhões de anos, cujo alto nível de preservação formou as características geográficas encontradas na atualidade.

Por Renato Duarte Plantier 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *