Amazonas tem a maior floresta tropical do mundo, o que implica dizer que também representa extensa fonte de recursos naturais, animais e vegetais que podem ser estudados no sentido de fazer benfeitorias para a humanidade. A minoria dos elementos naturais que existe no território amazônico é conhecida de forma oficial na ciência e por esse motivo a necessidade do aumento de pesquisas representa demanda em ponto emergencial.
Por esse motivo que no segundo semestre do ano de 2013 foi lançado o Programa de Desenvolvimento Científico Regional, que funciona no sentido de convocar doutores que tem o interesse de trabalhar de forma ativa no território amazônico. Quem entra no site oficial do CNPq pode ter a oportunidade de conferir o lançamento de editais que são direcionados para diferentes tipos de profissões em nível especialista.
De acordo com informações nos editais oficiais que serve para convocar doutores a fazer o estudo e desenvolvimento das pesquisas no território amazônico existe a bolsa que serve como pagamento entre quatro mil reais e seis mil reais, variando de acordo com os níveis profissionais requisitados em três esferas distintas.
Não se pode ignorar o fato que o valor das bolsas aumentar em termos atraentes ao levar em conta os valores que foram acrescentados pela FAPEAM que representa valor além do que quarenta por cento, com sessenta por cento para os trabalhadores que possuem programas que objetivam entrar na mata amazônica.
http://www.youtube.com/watch?v=ZJ5UI0DET0MDe acordo com palavra do poder público o programa trabalha no sentido de fazer o estímulo das análises que acontecem para compreender os recursos humanos na ótica da tecnologia e ciência. Um dos pontos trabalhados está no fato de que deve acontecer o apoio de pesquisas públicas para fortalecer as organizações do ensino superior em termos de infraestrutura.
Existem alguns requisitos a se considerar entre candidatos que desejam participar do processo seletivo, conforme aponta regras dos editais. Por exemplo, um dos pontos contestados por críticos do projeto se encontra na necessidade de ter doutorado e nenhum tipo de vínculo de trabalho no momento da contratação. Ou seja, quem trabalha na área e deseja atuar com pesquisas no Amazonas não pode estar trabalhando em outra instituição.
Também existe a necessidade de obter tempo em nível hábil para aumentar o valor das atividades que se projetam de acordo com as regras da FAPEAM. O Currículo Lattes precisa estar ativo. Quem segue para o setor de regionalização vai atuar por três anos seguidos recebendo a bolsa prevista de acordo com o cargo no edital, mesmo período da interiorização.
Quem tem o interesse de participar do projeto deve entregar conjuntos de documentos de forma completa aos centros da FAPEAM, dentro de envelope que esteja com lacre e via Carta que segue de forma direta aos setores da diretoria que tem o objetivo de fazer as análises técnico-científicas. Vale ressaltar que interessados devem seguir o modelo oficial que está no site da instituição que organiza o processo seletivo que objetiva contratar pesquisadores para atuar no Amazonas. Principal objetivo na programação está em conceder o apoio com bolsas aos doutores que estejam com interesse de fazer parte do desenvolvimento dos projetos em agências que se localizam no território amazônico.
Motivos para Preserva o Amazonas
O Amazonas representa o principal centro do mundo em termos de biodiversidade. Por esse motivo que preservar o ambiente representa ponto fundamental para o próprio equilíbrio do mundo. A falta de conhecimento dos conteúdos que existem no território amazônico consiste no ponto negativo, no sentido de favorecer o tráfico ilegal de animais e de espécies botânicas que seguem para laboratórios espalhados ao redor do mundo, que revendem como forma de remédio para o mercado brasileiro com preço de mercadoria internacional.
Vale ressaltar que caso a Floresta Amazônica suma no mundo o planeta Terra corre risco de ter formas de vidas extintas ao levar em conta o aumento do aquecimento global. De acordo com a opinião de especialistas no setor quando acontece problema de desmatamento um dos principais sintomas ao redor do mundo se encontra no aumento do desequilíbrio.
De acordo com a opinião de especialistas no setor a floresta amazônica detém vinte por cento das espécies de animais que se estabelecem no globo terrestre. Apenas de peixes são quase três mil famílias distintas, números que surpreendem e colocam o habitat com mais completo ao redor do mundo.
Por causa do grande tamanho que existe no Amazonas os cientistas não possuem o conhecimento exato do que pode acontecer uma veze que a mesma se torne um grande deserto por causa do aumento dos desmatamentos ilegais. Nos dias de hoje existem pesquisas internacionais que evidenciam culpa de mudança na chuva. Por causa da problemática um dano que está sendo comentado pela comunidade científica consiste no fato de acontecer queda nas produções agrícolas, prejudicando de forma direta a oferta de alimento no mundo que se encontra em constante crescimento.
Em terras nacionais o ato de evaporar no território amazônico faz com que aconteça queda na produção dos vapores de água que correspondem a sessenta por cento da chuva que acontece na grande parte do Brasil. Nesse sentido a saúde da agricultura em determinadas regiões corre risco de sofrer danos em nível incomensurável. Por causa também da mesma problemática existem hidrelétricas que sofrem em consequência da baixa vazão, como a Itaipu, por exemplo, o que pode trazer aumento na tendência de acontecer colapso energético em terras nacionais.
Com propostas como o Desenvolvimento de Pesquisas no Amazonas o poder público vai poder contar com os melhores doutorados nas distintas áreas que cercam a região amazônica. O conhecimento da região consiste em ponto necessário para o próprio equilíbrio no clima do globo terrestre.
Conforme as informações nos editais oficiais existem bolsas que servem como pagamento entre quatro mil reais e seis mil reais, variando de acordo com os níveis profissionais requisitados em três esferas distintas. O conteúdo informativo para saber quais os procedimentos necessários para embarcar na concorrência está presente de forma clara e objetiva nos editais de acordo com a atividade profissional.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier