Apenas aproximados 2,5% de toda água que existe no planeta é considerada de qualidade para o consumo. Pessoas que desperdiçam de forma abundante não sabem ou simplesmente se esquecem desta estatística crucial para a continuação da evolução do ser humano. Fique de olho na crise da água.
O Mundo Precisa De Água
Diversas regiões sofrem com escassez de água. É difícil notar este fato quando temos água disponível para beber ou tomar banho de forma abundante. No entanto, quem está situado perto de regiões desertas, sabe que esta problemática existe e pode causar grandes preocupações às gerações futuras.
Cientistas e organizações não governamentais realizam diversos estudos que comprovam que este problema vai ficar em larga escala em médio prazo. A geração presente deve presenciar o início da crise deste recurso natural renovável. Especialistas apontam que o ponto crucial da problemática está na falta de conhecimento ambiental da cultura nacional.
O processo de dessalinização que transforma a água salgada em potável, além do longo tempo demandando também possui custos altos nas produções em larga escala. Em aspectos econômicos seria impossível abastecer a população mundial com água oceânica tratada.
Distribuição Da Água Doce
Os rios, largos e derivados possuem 22% da água doce recolhida para o consumo de seres vivos. As geleiras ficam com as porcentagens restantes, principalmente em polos ou montanhas com grande altitude – sendo que ainda existe muita dificuldade para realizar esta exploração de forma quantitativa e qualitativa.
O homem possui extrema dependência, seja pelo organismo ou pelas atividades diárias como cozinhar, lavar alimentos, banhos, entre outras funções. A escassez de água leva revés à evolução que cresce sem se preocupar com o fim deste combustível natural para humanos e indústrias.
Taxa Populacional
Em cinco décadas a população aumentou de forma considerável, atingindo quase seis bilhões de pessoas. O processo de tecnologias das indústrias fez com que novas áreas fossem condicionadas para a habitação. No entanto, a oferta da água potável não acompanha o crescimento demandado pelo aumento populacional.
A produção de alimentos também consome em alto nível. O setor agrícola incentiva o uso de novas tecnologias para produzir mais no intuito de satisfazer demandas populacionais gigantes. A agricultura consome quase 85% da água potável existente no mundo, restante do percentual pertencente aos setores indústrias.
Encontrar solução para solucionar esta problemática, simboliza uma missão considerada impossível. Para evoluir o homem precisa consumir, ao passo que o alto consumo representa grande consumo de água e energia.
Uso e Consumo
A diferença entre o uso e consumo deve ser ressaltada. Na primeira opção a água é retirada para sanar necessidades nas quais alguma parte acaba voltando para o ambiente. Já no segundo item esta parcela não retorna, como nos casos de irrigação em plantações que absorvem para compor os tecidos vegetais.
Por Renato Duarte Plantier