Formado por oceanos, estuários e recifes de corais, o Bioma Marinho, cobre em torno de três quartos da superfície do nosso planeta e conta com uma grande biodiversidade de espécies sendo que ainda não sabemos quase nada a seu respeito. Para se ter uma ideia nesse bioma estão algas marinhas capazes de absorver dióxido de carbono fornecendo grande parte do oxigênio do planeta assim os oceanos são responsáveis por oferecer quantidade significativa de água para as chuvas por meio de evaporação. Que tal conhecer mais sobre esse bioma?
Entendendo o Que São Biomas
Podem ser considerados como grandes comunidades do mundo nas quais estão reunidos seres vivos que se adaptam as condições específicas de cada um dos seis biomas presentes na Terra que são: Marinho, Floresta, Água Doce, Savana, Deserto e Tundra. Dentre todos, o bioma marinho, é o maior de todos e tem um papel crucial para a estabilidade do planeta haja vista que as águas dos oceanos influenciam diretamente no calor.
Ecossistemas Que Formam o Bioma Marinho
Uma das coisas mais interessantes para se saber a respeito do Bioma Marinho diz respeito aos três ecossistemas que o formam: Recifes de corais, Oceanos e Estuários. No ecossistema formado pelos oceanos estão inclusos: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico. Esses oceanos possuem ligação entre si cobrindo mais de 70% da superfície do planeta.
Para se ter uma ideia do quanto ainda não sabemos a respeito dos oceanos em algumas regiões ele é mais profundo do que as montanhas mais altas e imponentes não tendo sido nem minimamente explorado. Já os recifes são formados por corais que resultam de uma combinação de pólipos e algas que estão situados nas águas rasas e quentes. Cerca de 1% do fundo dos oceanos é coberto por corais.
Nesses recifes moram ainda ouriços do mar, peixes, micro-organismos, invertebrados entre outros. Por fim recebem o nome de estuário os pontos de encontre em que riachos de água doce encontram o mar. Nessas regiões vivem diversas espécies como caranguejos, ostras e aves aquáticas. Também tem a macroflora nesses locais que incluem pântanos de água salgada bem como algas.
Espécies Que Compõem o Bioma Marinho
Os ecossistemas do bioma marinho abrigam uma grande variedade de espécies que vão desde seres de tamanho microscópico até o maior mamífero que já habitou a Terra, a belíssima baleia-azul com suas 200 toneladas. Também são encontrados nesses ecossistemas outras espécies como peixes com destaque para o linguado assim como lula e outros animais. Aves também têm vez nesses biomas incluindo gaivotas e andorinhas. Nos corais é possível encontrar um sem-número de espécies marinhas.
Sal
A principal curiosidade a respeitos dos ecossistemas do Bioma Marinho diz respeito a presença de compostos que estão dissolvidos na água como cloro e sais que são responsáveis pelo gosto salgado da água do mar. A presença desses compostos é o que impede que os oceanos congelem nas temperaturas mais frias, também afeta as características principais das espécies que vivem em alguns habitats bem específicos.
A presença de água doce advinda de riachos, rios e estuários assim como o clima acarretam em variações de sal na água que são responsáveis pela necessidade de adaptação de algumas espécies. Os principais exemplos de espécies que conseguiram se adaptar a variação de sal estão mexilhões, cracas e moluscos.
Oceano Azul
Os oceanos tem a cor azul simplesmente porque quando a luz branca do sol encontra as suas águas o azul (luz de curto comprimento de onda) é a cor que mais reflete. Mesmo motivo pelo qual o céu é azul.