Curiosidades e Detalhes Sobre a Amazônia

Apesar de toda a degradação com que a Amazônia sofreu e sofre todos os dias, essa é a região de maior biodiversidade e a maior concentração de verde em área única do planeta. Apesar de todo o mau trato, boa parte da Amazônia ainda continua intacta, fazendo com que esta região desperte o interesse de todo o mundo sobre o que muita gente chama de “pulmão do planeta”.

O artigo de hoje vai falar um pouco sobre fatos da grande Amazônia, as curiosidades sobre esse verdadeiro mundo verde e também ajudar ao leitor a se situar melhor sobre o tamanho e o esplendor da maior mata nativa contínua do mundo.

Maior Área Verde do Mundo

A Amazônia é o maior bioma existente em toda superfície terrestre, com seus quase oito milhões de quilômetros quadrados. Enganam-se aqueles que pensam que a Amazônia se estende apenas ao território brasileiro, pois sua grandeza é tão esplendorosa que a floresta se expande por terras de outros oito países além do Brasil: Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Equador, Suriname, Peru e Bolívia tem o privilégio de receber um pouco do pulmão do mundo.

Em maioria, o território brasileiro é dono da maior fatia da Amazônia, detendo cerca de 60% de todo o seu território, e nas terras brasileiras ocupa espaço entre oito estados, além do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Roraima, Acre e Pará.

O Maior Pântano do Mundo

Quem pensa que irá chegar à Mata Amazônica e conseguirá percorrer a pé suas belezas também está cometendo um terrível engano. O clima da região amazônica é extremamente úmido, com grandes volumes de chuva durante o ano inteiro, aonde algumas regiões chegam a ficar com mais de 10 metros de água da superfície.

Reservatório de Água

Continuando com a exposição das maiores maravilhas da Amazônia, a bacia amazônica não poderia ficar de fora do espetáculo, pois é de tamanha magnitude que concentra um quinto de toda a água doce reservada no planeta, sendo que a floresta amazônica ostenta números ainda mais impressionantes, concentrando um terço de todas as florestas do mundo.

O Maior Abrigo do Mundo

Devido à sua grandeza, magnitude e variedade de cenários, com cerca de 60% de suas florestas ambientadas em locais úmidos e 40% restantes de outras paisagens naturais secas, como campinas, manguezais e campos de terra seca, a Amazônia concentra a maior biodiversidade de espécies vivendo em harmonia num mesmo local de todo o planeta, tornando-se aí o maior lar de espécies do mundo.

E por Falar em Grandeza…

E a amplitude das Matas da Amazônia não pára por aí: Ganha fácil do Oceano Atlântico quando o assunto é espécies de peixes, pois abriga em suas águas mais de três mil tipos diferentes de peixes, abriga em suas árvores e águas simplesmente a metade das espécies de aves catalogadas em todo o planeta, com mais de mil e quinhentas espécies, além de ser o maior habitat de répteis e anfíbios, chegando a quase mil espécies apenas destes dois últimos tipos de animais.

Como se não fosse pouco, temos ainda de comentar que existem mais de quinhentas espécies de mamíferos de todos os tipos e portes, valendo a pena dizer que muitas dessas espécies, especialmente os macacos são endêmicas, isto é, existem apenas dentro do ambiente da floresta amazônica.

O Rio Amazonas

O maior rio do mundo também está entre os patrimônios da região amazônica. Antes de possuir o nome de Amazonas, o Rio se chamava Icambiabas, nome dado pelos índios que estavam locados às margens.

A grandiosidade do Rio Amazonas é tamanha que o volume de água que passa do Rio para o Oceano Atlântico em um dia é maior que o volume que o Rio Tâmisa na Europa joga no Oceano em um ano. A força das águas doces que vêm do Rio Amazonas para o Oceano Atlântico o deixa com um nível mais baixo de sal do que o normal, num raio de 150 quilômetros de costa.

O Fenômeno do Crescimento Costeiro

A tecnologia nos mostra mais um dos fenômenos que o Rio Amazonas proporciona por onde passa: é notável o crescimento da costa do estado do Amapá e da Guiana Francesa, esse fenômeno acontece devido ao grande número de sedimentos que o Rio deposita quando solta as suas águas para o mar.

O Gigante de Águas

Quem diz que o Amazonas não é o maior rio do mundo ou não gosta do Brasil ou não sabe nada de geografia, pois ao contrário do que se reza aos quatro cantos do mundo, o Rio Amazonas é maior do que o Rio Nilo em extensão também. Sua extensão total é cerca de 120 quilômetros maior que a do Rio egípcio.

Além disso, nas épocas em que está mais cheio, a distância entre uma margem a outra pode superar 50 quilômetros (!) de extensão. O tamanho desse gigante de água só é possível de construir, pois existe a fusão das águas com diversos outros rios, já grandes também, como o Xingú, o Madeira, o Tapajós, o Javari, o Negro o Solimões e o Rio Jari.

As Ilhas

Vamos começar agora a falar das ilhas que rodeiam a região amazônica. Você sabia que o maior arquipélago fluvial do mundo está localizado nas águas do Rio Negro, acredite ou não é mais um impressionante número da Amazônia: existem cercas de 700 ilhas nesta região, formando o arquipélago de Mamirauá. E não para por aí: o segundo maior arquipélago fluvial do mundo fica em águas do Rio Amazonas e se chama Anavilhanas, com mais de 400 ilhas locadas nesta região.

Os Índios

Por fim, chegou a hora de falar dos “donos” verdadeiros da terra, os índios. São raras, mas ainda existem algumas tribos indígenas brasileiras que ficam completamente isoladas dentro da mata, e que nunca recebeu nenhum contato com a civilização, algo comum para uma região onde vivem três de cada dois índios que vivem em terras brasileiras. Essa é a Amazônia, uma das maiores riquezas da humanidade que o homem ainda não tomou consciência de quanto a maltrata e do quanto depende dela.

Curiosidades Sobre o Amazonas

Amazônia já sofreu várias degradação e ainda sofre dia após dia e mesmo com tudo isso é o local com a maior biodiversidade da terra e ela também é considerada a maior concentração de área verde. Ela é chamada de pulmão do planeta e com isso chama a atenção de vários outros países que tem um interesse nela. Ela tem cerca de oite milhões de quilômetros quadrados e para quem acha que ela está apenas em território brasileiro está muito enganado, ela se estende pela Venezuela, Guiana Francesa, Colômbia, Equador, Suriname, Perú e Bolívia, esses países também tem grande privilégio em ter um pedacinho do pulmão do planeta em seu território. A bacia da Amazônia concentra um quinto de toda a água doce.

Curiosidades Sobre o Amazonas

Curiosidades Sobre o Amazonas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *