É cada vez mais urgente a preocupação mundial em torno dos cuidados com a natureza. Há algumas décadas já temos consciência que os recursos naturais do nosso planeta estão em crescente processo de esgotamento, as estatísticas cientificas são cada vez mais alarmantes. Acontece que toda a exploração indiscriminada e as diversas agressões ao meio ambiente criaram um efeito exponencial na destruição dos recursos naturais.
Por conta desses fatores, muitos estudiosos apontam para a imprecisão dos dados relacionados com as estimativas de manutenção de qualquer processo ou recurso da natureza. Nesse sentido, só resta para as populações o constante cuidado com o meio ambiente ao seu redor. Grande parte dos danos causados não podem mais serem revertidos, pois vivemos há décadas em um ambiente de insustentabilidade. Apesar dos avanços nas áreas de cuidado ao meio ambiente não caminharem em um ritmo muito veloz, podemos notar que de uma forma ou outra as indústrias e governos discutem soluções para todos os setores produtivos, além de promoverem estudos e incentivos na área da educação. No nosso país já existe a lei de Política Nacional de Educação Ambiental, tendo como objetivo o fomento da educação ambiental nas escolas municipais e estaduais, além de incentivos na formação de profissionais pedagógicos e professores.
Além das contribuições do setor privado, governo e ONG’s, é fundamental que cada cidadão saiba cuidar da natureza ao seu redor. Apenas dessa forma será possível acelerar o processo de sustentabilidade no mundo. É válido lembrar que o governo e as empresas refletem o comportamento e interesses da sociedade. É justamente através de pequenas atitudes que começam as grandes mudanças. Confira alguns exemplos de como podemos cuidar da natureza fazendo a nossa parte: – Reutilize a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou para lavar seu carro. – Compre bebidas em garrafas reutilizáveis (de vidro ou alumínio) ao invés das envolvidas em embalagens descartáveis. – Ao embrulhar alimentos, opte por embalagens reutilizáveis no lugar de folhas de alumínio ou sacos plásticos. – Desligue todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores, pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. – Diminua o uso de automóveis. Sempre que possível, procure caminhar, use bicicletas, caronas ou transportes públicos. – Crie um sistema de reciclagem na sua casa ou escritório. – Na compra de eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia. – Não utilize papéis em branco para rascunho, use o verso dos antigos e faça impressões frente e verso. – Utilize plantas na decoração de ambientes. Além de acrescentar beleza, elas ajudam na limpeza da atmosfera.
– Doe os produtos ao invés de jogá-los fora. – Plante uma árvore.
gosto muito da natureza eu quero q sele a natureza
gostei muio desse site.