Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia De Portugal

País de muitas histórias, de grandes conquistas e principalmente de total influência para nós brasileiros. Quem nunca ouviu falar de Portugal? Dentro de nosso país é difícil dizer aquele que não aprendeu como nosso território foi descoberto e isso reflete em como nossos costumes e tradições. Mas sempre pegamos a história de Portugal somente com o que nos interessa que seria o período de navegação e o colonial.

Mas o país é muito além disso, assim como nós ele continuou trilhando seu caminho após nossa independência e hoje se mostra um país desenvolvido e rico, porém não apresenta uma economia de destaque mais, mas ainda merece ser visitada por tanta beleza natural e também por fontes históricas incríveis espalhadas pelo país todo. A própria universidade de Coimbra, por exemplo, é um monumento importantíssimo que ainda é utilizado normalmente.

Panorama Geral

Se encontra na península Ibérica, fazendo fronteira com Espanha ao norte e com o Oceano Atlântico ao sul e oeste. Sua capital se chama Lisboa e atualmente possui mais de dez milhões de habitante em uma área de aproximadamente noventa e dois mil quilômetros quadrados. É o país mais ocidental do continente europeu e por conta disso teve grandes vantagens no período das grandes navegações. 

Possui uma parte continental e algumas ilhas ao redor, seu nome vem do latim que realmente indica Porto, sendo a segunda maior cidade do país. É uma das nações mais antigas da Europa, possuindo história desde os tempos pré-históricos. Os primeiros povos a habitarem o território foram os celtas, o lusitanos e o galaicos. 

Houve um período em que a maioria dos povos queria conquistar maiores espaços territoriais, afirmando ser um sinal de desenvolvimento. Com isso o território português teve algumas ocupações, começando pelos romanos, depois pelos germânicos, logo depois pelos mouros e por último um período de conquista cristã. 

Todo esse processo transformou em um reino no começo do século XI até que em 1143 foi reconhecida a independência de outros povos. Com as definições de fronteiras feitas, portugal se tornou o primeiro Estado-nação da Europa e por isso teve um tempo maior para que se desenvolvesse e estivesse preparada para a Era dos Descobrimentos.

Os séculos XV e XVI foram gloriosos para Portugal, foram explorados países na América do Sul como nós, na África, na Ásia e até alguns na Oceania. Durante essa época era a maior potência econômica, política e militar do mundo. O Império Português foi um dos maiores da história com cerca de seiscentos anos, começando no época dos celtas em 1400 e terminando no século XX, mostrando como realmente um império pode ser efetivo.

A glória do país se estendeu até a independência do Brasil no século XIX, que era sua maior colônia. Hoje ainda sentimos reflexos de todas as explorações sofridas por esse período que consequentemente foi de muito ganho para Portugal.

Ainda sim está em 19º país no IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano), sendo considerado desenvolvido, com uma ótima qualidade de vida, um sistema de saúde bem estruturado e um país pacífico em meio a tantos conflitos. Faz parte da Zona do Euro, da Organização das Nações Unidas e da União Europeia.

Clima Português

Bandeira de Portugal

Bandeira de Portugal

Ele se encontra em uma região bastante central e próximo a região do mediterrâneo, por isso seu clima predominante é o Mediterrânico. Por isso possui temperaturas bem amenas em relação aos outros países da Europa, que fazem bastante frio no inverno, por exemplo. Os verões também não chegam a ser excessivos por conta do relevo ser um pouco mais de planaltos e do Oceano, mas ainda são quentes, sendo que os meses de julho e agosto são bem secos. No inverno e no outono, as temperaturas caem e aumenta tanto a chuva como o vento. Na região central pode acontecer de ter temperaturas negativas que levam a nevar.

Fauna e Flora

A diversidade de vidas do país vem muito das formações geográficas e do clima que predomina. Há diversas florestas espalhadas pelo território, mas algumas espécies de árvores são mais comuns como o pinheiro, o eucalipto, o castanheiro e o carvalho-português.

Quando se trata dos animais podemos citar raposa, lobo, cabra, gato-selvagem e lebre como os mais frequentes pela natureza. Além disso apresenta um local muito vantajoso para as aves, por ser um ponto estratégico para as migrações que elas realizam. Os peixes de água doce também fazem a festa, chegando a quase cem espécies.

Economia

A atividade econômica que está presente em Portugal é a agrícola, mas ainda sim possui processos industriais bem desenvolvidos, tanto em produtos quanto serviços. A agricultura é mais voltada para oliveira, uva e trigo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *