O clima polar está presente em diversos locais do planeta e é conhecido não apenas por temperaturas frias o ano inteiro, como também em virtude da fauna peculiar encontrada nas regiões. Está presente nas costas do Ártico, na Antártida, Patagônica, Groenlândia e em algumas partes do território canadense, de forma principal na região norte.
Qual Temperatura Média No Clima Popular?
Durante as épocas frias, as temperaturas podem chegar ao ponto de menos cinquenta graus célsius. Porém, a média anual tem registro de menos trinta graus. No verão, pode chegar a menos dez graus negativos, o que por consequência faz com que o gelo perca consistência e aumente os níveis do mar. No território antártico existe o recorde de registro mínimo em noventa graus na parte interna do continente.
No clima polar há fato que são certos, como os ventos e tempestades de gelo que podem surgir em grande parte do ano. Em termos de vegetação existem pontos escassos, ou seja, apenas surgem pontos referentes à tundra nos poucos momentos que dura o verão. Não se pode ignorar o fato de que existem dias nos quais o sol não aparece e o período noturno pode durar por longo tempo.
Em termos de amplitudes térmicas que acontecem diariamente, o ritmo é alto e as taxas pluviométricas ficam em nível baixo. Em termos práticos as taxas são baixas e por consequência iniciam a produção de neve.
Fauna No Clima Polar
Em termos de fauna existem animais que conseguem se adaptar ao clima frio, do contrário não permaneceriam vivos em temperaturas dezenas de vezes abaixo de zero. Os bacalhaus estão presentes nos níveis marítimos e existem empresas e pescadores que fazem esse tipo de pesca e servem a grande demanda do mundo que existe por peixes do gênero.
Assim como no Brasil, local de clima tropical, também há baiacus nos climas polares, presentes em ampla diversidade de formatos e cores. A baleia azul também representa outra espécie natural dos climas polares e que sofre com a caça indiscriminada por causa do seu óleo.
Também existe destaque por causa das belugas, que em termos populares são conhecidas como baleias-brancas, um tipo de mamífero cetáceo. Encontradas de forma principal nos gelados mares que formam o entorno polar ártico. Outro exemplo típico de animais que apreciam o clima polar está no conjunto de cachalotes, que em termos práticos representa outro tipo de baleia, mas com uma peculiaridade, a de ser a maior espécie animal com dentes que existe no globo terrestre. Tem o tamanho de quase vinte metros de comprimento.
O elefante-marinho também representa espécie de fauna tradicional do clima polar. Pode estar presente tanto dentro do mar como também por fora. Representa um mamífero com a peculiaridade de ser carnívoro. Entre os animais mais conhecidos das regiões polares vale o destaque para as focas e os pinguins.
Também existe a presença de aves que apreciam o clima polar, como no caso dos fulmares-da-Antártida, que em termos práticos está presente apenas no território antártico. Outro exemplo de animal típico do local está nos gansos-de-faces-brancas.
Lagópodes também estão presentes de forma constante em climas polares. Não se pode ignorar o fato de que as aves possuem como habitat natural o território do ártico, embora também possa ser vista em territórios na América do Norte e Escandinávia. Vale ressaltar que nas temperaturas geladas também estão presentes os pequenos roedores denominados lêmingues. Essa espécie de animal consegue sobreviver em camadas finas de gelo.
Outro tipo de animal que tem destaque no clima polar se encontra no leopardo-das-neves, conhecidos por ser um dos felinos mais exóticos do mundo. Encontrado inclusive nas geladas condições climáticas que existe no Himalaia. Os ursos polares também são espécies conhecidas em território polares, quando está de pé em meio às temperaturas parece ser um monstro. Por causa do efeito também pode ser chamado como “Homem das Neves”. Não se pode esquecer ainda da presença dos selvagens cães das neves.
O peixe-do-gelo também está presente nos mares que cercam as regiões que possuem clima polar. Não se pode esquecer ainda dos pinguins que representa quase que o símbolo máximo de animais que podem ser encontrados nos climas polares. Existem diversos tipos de espécies, desde imperadores até Adélia.
Apesar de ter aparência semelhante aos pinguins, a torda-mergulheira representa outras espécies de ave com as tonalidades preta e branca. Pode medir até cinquenta centímetros em termos de comprimento e ter envergadura de no máximo setenta centímetros quando as asas estão abertas. Está presente de forma principal em ilhotas de rocha no Atlântico Norte. O corpo leve que a espécie possui permite com que aconteçam voos em limites baixos. Costuma a estabelecer ninhadas em penhascos no sentido de defender a cria contra os predadores do clima polar. Para se alimentar fazem mergulho direto ao mar.
Por fim, vale em termos de fauna em clima polar vale o destaque para o papacú da cabeça roxa, ave considerada exótica.
Vegetação do Clima Polar
Por causa da baixa presença do sol e alta quantidade de gelo quase não existe vegetação nos climas polares. Nos momentos de raro calor começa a formação de vegetação rasteira que traz a presença desde líquens até ervas. De qualquer maneira, com explicações que apenas a natureza pode conceder, surgem pequenos arbustos que compõem árvores com características anãs.
De acordo com especialistas, a tundra apenas começa a se desenvolver no momento em que acontece o degelo. De forma prática quase não existem árvores ou mesmo vegetação ampla nos pontos polares ou glaciais. Durante o clima também se formam as geleiras que possuem camadas que ficam permanentes ou não com a presença do gelo.
A Antártida representa o único continente no qual existe clima polar do tipo de geleira. Não se pode ignorar o fato de que também existem partes da Groenlândia que sofrem por causa do problema. Nesse sentido, quando as regiões não estão completas com gelo podem ser consideradas como tundra.
Posts Relacionados
Veja informações sobre o urso polar ameaçado de extinção e saiba como isso aconteceu. Conheça melhor o deserto gelado do Polo Norte e suas características. Entenda como acontece o derretimento das calotas polares e quais são os danos causados por esse fenômeno.