Clima Equatorial: Características Gerais

De acordo com as estimativas oficiais as o clima equatorial tem como característica as variações de temperatura que ficam na média de 25°C. Para o local ser considerado sob a ótica do gênero existe a necessidade da média mensal ficar na casa dos dezoito graus célsius. O nível de pluviosidade também precisa estar além do que 2000 mm, visto que as precipitações acontecem em faixa além do que 60 mm durante o período anual.

Condições Climáticas: Linha do Equador

A razão para as condições climáticas em território equatorial se encontra no fato das regiões estarem estabelecidas até a quinta faixa na linha equatorial. Em termos práticos a Zona da Convergência Tropical tem o ritmo prosseguido de acordo com as regiões delimitadas no setor. A evapotranspiração representa constância no clima equatorial por causa das temperaturas que se estabelecem em ritmo elevado. Interessante notar que o fenômeno meteorológico aponta acontecer intensas ações de trovoadas inclusive nos período quentes e durante o dia.

Precipitação: Clima Equatorial

A precipitação acontece em grande parte do ano e fica em nível elevado mesmo nos locais que estão distantes das faixas litorâneas. Acontece que existe excesso de massas do valor de H2O em ritmo alto ao ponto de fazer com que áreas isoladas também sofram com a atmosfera quente. Por esse motivo que a umidade representa ponto absoluto em territórios conhecidos por terem climas do tipo equatorial.

A média das precipitações pode atingir a casa dos 4.000 mm com facilidade em termos de média por ano. Especialistas indicam que a amplitude térmica por dia fica inferior às casas dos dez graus célsius. Não há estação de seca que tenha um tipo de definição aceitável de forma oficial por causa da intensa variedade que acontece no sentido do clima. A amplitude por ano pode atingir ponto térmico anual na casa dos quatro graus célsius.

http://www.youtube.com/watch?v=GPV-R2tIKDs

Aspectos Vegetativos em Regiões com Clima Equatorial

Em grande parte das regiões que possuem clima equatorial existe a presença predominante de árvores que possuem de médio ao grande porte. A constante presença das luzes solares ajuda para que espécies consigam evoluir de forma constante. Não se pode ignorar o fato de que a umidade junto com a temperatura elevada fazem o efeito que ajuda no desenvolvimento das florestas equatoriais.

Um ponto importante que não pode ser ignorado nos climas equatoriais está na presença da ampla biodiversidade que se faz presente nas florestas que se encontram em pontos elevados do globo terrestre e também possuem a vantagem de receber ventos constantes.

A biodiversidade também está presente nos recursos naturais e nas áreas de biomassa de acordo com a área. Com o excesso de calor e a intensa atividade que acontece nas florestas equatoriais traz processo de decomposição de modo dinâmico que representa ponto essencial para manter a qualidade do equilíbrio em termos de ecologia.

http://www.youtube.com/watch?v=cBy6-FMFLC8

A atmosfera consegue capturar a maioria dos nutrientes que estão disponíveis no território e por consequência aumenta as chances da biomassa continuar não apenas viva como também no caminho da evolução. Em termos práticos o ato de decompor em alta velocidade represente elemento indispensável para que a ecologia fique equilibrada em condições ideais.

Agricultura: Clima Equatorial

Embora a agricultura seja ponto difícil de conseguir se desenvolver existem culturas que evoluem desde que combinem com as condições climáticas no aspecto geral. A elevada precipitação que existe nas regiões faz com que o solo fique com carência em termos de nutrientes. Nos locais com clima equatorial existe desde mandioca até arroz que evoluem de forma crescente. Em terras nacionais também acontecem plantações que se destinam de forma direta para produzir palma no sentido de fazer óleo às composições de biocombustíveis.

Locais do Mundo com Traços Equatoriais

Em termos práticos por causa do aumento de desmatamento os níveis equatoriais estão em queda junto com a cobertura florestal. A maior intensidade do gênero do mundo acontece em duas regiões conhecidas: Amazonas (América do Sul) e Congo (África). Em termos de clima equatorial também não se pode ignorar a presença de Madagascar que traz os traços naturais com maior nível equatorial no continente central-americano.

Clima Equatorial

Clima Equatorial

A presença de cobertura vegetal exuberante e em destaque nas duas regiões com maior tendência equatorial do mundo tem a assistência de dois rios com destaque em termos de quantidade de água e fluxo: Congo e Amazonas.

Clima Equatorial na África

No território africano o clima equatorial está estendido desde o Golfo Guiné até a parte interna do próprio continente. Porém, não consegue afetar algumas regiões que se estabelecem no Corno, desde Somália até Quênia. Especialistas indicam que os níveis de monções representa um ponto que impede com que aconteça a evolução das chuvas em termos convencionais e por consequência cria clima do tipo desértico e com alto teor no que tange aos níveis de aridez.

Por esse motivo acontece uma completa degeneração do ambiente equatorial, de forma principal no solo que começa a demonstrar os sinais de desertificação. Surgem chuvas escassas e que de repente aparecem para modificar as condições atmosféricas em termos de temperatura, o que faz gerar nova espécie de bioma com traços dispersos e diferentes do que nas latitudes semelhantes e que estão próximos às zonas litorâneas.

Outro ponto peculiar ao que se refere ao clima equatorial que existe no continente vale o destaque por conta das pequenas manchas que surgem nos climas com tendências equatoriais e que de certa forma estão distantes da linha equador em termos relativos.

Caracteristicas

Caracteristicas

Aumento da Temperatura no Clima Equatorial

De acordo com a opinião de especialistas o clima equatorial está com aumento de temperatura em níveis a se considerar de forma negativa. Com o excesso de gases que surgem na atmosfera o globo terrestre não consegue eliminar a quantidade de calor que por ação química acaba tendo que voltar à superfície e gerar o desmatamento ambiental.

As florestas equatoriais são indispensáveis para regular o clima no ambiente ao receber o hidrogênio e retribuir com oxigênio, ou seja, ar fresco para que os seres vivos aumentem a qualidade de vida.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *