Biomas Brasileiros

Brasil está entre os países que possui o maior número de biomas no mesmo território. De acordo com a definição oficial estabelecida por geografia os conjuntos de ecossistemas formam biomas e aos mesmos serem formados existe a necessidade de ter conjunto geográfico parecido em determinada região. Clima, vegetação e fauna são aspectos que definem de forma prática o que venha a ser o bioma.

http://www.youtube.com/watch?v=ekT6J4zoeEo

Principais Biomas Brasileiros: Floresta Amazônica

Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia, Maranhão, Roraima e Amazonas possuem a dádiva de ter traços da Floresta Amazônica que também continua no território venezuelano e colombiano. Em termos práticos não existe a possibilidade de começar a apresentar os biomas brasileiros principais sem escrever sobre a Floresta Amazônica que ganha apoio financeiro do mundo para manter leis contra o desmatamento do mundo. Simplesmente o pulmão do globo terrestre que serve para ajudar a regular o clima em um planeta que sofre de forma tensa por causa do aquecimento global gerado por homens.

Na prática a Amazônica ocupa valor além do que cinquenta por cento do território nacional, mas um dia foi muito mais, porém, a colonização portuguesa se encarregou de explorar parte da região em busca de ouro, madeira, entre outros aspectos. Não é apenas a maior floresta tropical do globo terrestre como também o maior conjunto de bacia hidrográfica do mundo.

O número de vegetais e animais e extenso ao ponto de cientistas não terem conseguindo categorizar de forma oficial o conjunto completo, um fato triste ao levar em conta que com o desmatamento existem espécies que podem entrar em ciclo de extinção antes de serem descobertas. Existe a onipresença de árvores com porte grande que se estabeleceram a centenas de anos e servem de habitat para parte da rica e exótica fauna local.

Representa local que denominado como florestas fechadas ao levar em conta que estão situadas de forma próxima entre si. A cobertura florestam forma conjunto de bosques que de forma prática atrapalham para o desenvolvimento de espécies vegetais de pequeno porte. De forma prática por causa das características climáticas (úmido e quente) as árvores conseguem se desenvolver de forma rápida e eficaz, por consequência evoluem as folhas de forme grande e larga.

Mata Atlântica: Biomas Brasileiros

Se comparar com a presença da Mata Atlântica em épocas coloniais e agora se pode dizer que no presente existe valor menos do que seis por cento. Mesmo assim traz presença rica em termos de biodiversidade. As matas fechadas estão compostas por variedade no nível do solo e árvores altas.

Pantanal: Biomas Brasileiros   

Está composto no Mato Grosso e representa local com ampla diversidade em termos de árvores que são típicas da estrutura tropical. Existe desde grandes palmeiras até a ampla presença de gramíneas. Nas épocas chuvosas do ano existem zonas que recebem alagamento.

Litoral: Faixa Costeira e Biomas Brasileiros

Não se pode ignorar o fato de que no lado Leste do mapa o Brasil está repleto de praias e dunas que formam locais paradisíacos e procurados por quem aprecia fazer turismo em biomas do gênero. Parte da Mata Atlântica divide o espaço junto com zonas praieiras que se estabelecem nas partes Sul e Sudeste. Quem observa o conjunto de biomas praieiros na parte Norte consegue observar conjuntos de mangues e matas de várzea. Descendo um pouco e chegando às costas nordestinas existem as restingas e falésias. As praias do Rio de Janeiro são conhecidas por serem principais destinos turísticos de turistas estrangeiros que visitam o país, ao ponto que as zonas arenosas da Bahia são preferidas entre público brasileiro que quer viajar.

Biomas Brasileiros: Caatinga

Esse consiste em tipo de bioma que existe apenas em terras nacionais. Há período constante e quase exato para acontecerem secas e épocas chuvosas, apesar do desequilíbrio climático que existe no mundo por causa das ações que se referem ao aquecimento global. As plantas estão preparadas para entrar em processo de dormência e possuem o aspecto de mortas na seca quando durante a chuva renascem com força e vigor como se fosse a Ave Fênix.

Está presente de forma principal no sertão do Nordeste. Como características climáticas não se pode ignorar a presença do semiárido. Em termos vegetais vale ressaltar a presença dos cactos que de forma prática são símbolos emblemáticos da caatinga. Existe a presença de ervas de diferentes tipos que são exportadas não apenas em terras nacionais como também em internacionais. Os arbustos possuem tamanho do tipo médio, com galhos que estão secos e trazem estrutura do tipo retorcido.

Regiões dos Campos: Principais Biomas Brasileiros

De acordo com antropólogo os primeiros colonizadores do Brasil, ou seja, ou índicos, por causa do campo de visão e maior segurança contra os predadores optaram por fixar moradia nos biomas do gênero. Isso acontece não apenas por conta do clima favorável de acordo com as culturas como também como forma de segurança. De dia, com o cenário aberto, existe a possibilidade de enxergar uma onça, por exemplo, e por consequência alertar os outros indígenas de que existe perigo à vista. De fato, nem sempre o homem esteve no topo da cadeia alimentar.

Os campos brasileiros estão presentes de forma principal tanto no Rio Grande do Sul como nos solos paraenses, amazonenses e em Roraima. Herbáceas e gramíneas são exemplos de vegetação que são encontradas em biomas campais, assim como os pequenos arbustos.

Cerrado: Principais Biomas Brasileiros

Tocantins e Mato Grosso possuem o desfrute de estarem estabelecidos na região do cerrado que traz clima agradável em grande parte do ano e se estabelece como local interessante para existir biodiversidade não apenas de animais como também de espécies botânicas. Não se pode ignorar o fato de existir ampla presença de planícies e planaltos. Árvores com galhos retorcidos fazem parte dos biomas junto com o excesso de arbustos. As águas subterrâneas sofrem abalo de forma frequente ao levar em conta que as principais plantas que monopolizam o ambiente possuem raízes longas para absorver água e conquistar nutrientes dos lençóis freáticos.

Mata dos Pinhais (Araucárias)

Está caracterizada de forma básica com o nome de Araucária por causa da ampla presença de espécie do gênero que monopoliza a região. Presente na parte sulista do mapa. O clima subtropical favorecer para o surgimento de florestas do tipo fechada.

O conjunto de ecossistema que funciona de maneira estável é chamado bioma que se denomina como um tipo característico de vegetação e um mesmo bioma pode estar em diversos tipos de vegetação. Todos os seres vivos pertencentes a um bioma vivem de acordo com as adaptações da natureza como: calor, chuva, vegetação, umidade, etc. Com relação aos biomas brasileiros eles se caracterizam por uma diversidade de vegetais e animais.

O Brasil possui inúmeros tipos de bioma no litoral que são chamados bioma litorâneo, afinal esse País possui um litoral bastante extenso. Cada região possui um tipo de bioma sendo nas regiões norte as matas de várzea e também mangues que ficam no litoral amazônico. Já ao noroeste são encontradas restingas, falésias e mangues, no sudeste vegetação de mata Atlântica e mangues, mas nesse local em pouca quantidade, ao sul costões rochosos e manguezais. A natureza é na verdade muito perfeita e oferece recursos inacreditáveis para que os seres vivos possam viver com qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *