Localizada basicamente no Maranhão e pegando um pequeno território oriental do estado do Pará, a Bacia Atlântico Nordeste Ocidental tem uma área aproximada de 274.301 km², que corresponde a 3,2% da área do país. Desta zona 9% pertence ao estado do Pará e os outros 91% são de domínio do Maranhão.
O número de habitantes dessa zona, segundo dados de 2010, era de 6.244.419 habitantes. O que significa que 3,3% da população brasileira estava concentrada nesta zona, e sua maioria, 61% na parte urbana da mesma.
A vazão média dessa zona é de 2.608 m³/s, o que representa em relação ao país, somente 1%. Sendo que as maiores sub-bacias são as dos rios Itapecuru e do Mearim. A área total é de 101.061 quilômetros quadrados parte dos 54,908 quilômetros quadrados.
A maior parte da água é para o consumo humano, sendo 45%, seguido do consumo animal que demanda 18% da demanda e para irrigação, 15%.
Na região da Bacia Atlântico Nordeste Ocidental os ecossistemas mais importante são: mata de transição, floresta equatorial, restingas e floresta estacional decidual.
Vale observar que o espaço também sofre com a ocupação humana e os impactos de maior relevância observados até então são na zona de transição ocidental da floresta tropical. Na parte da bacia costeira do nordeste ocidental é observado que o uso de práticas agrícolas não é feito da forma correta, o que resulta em processos de salinização e erosivos. Já foi observado, em casos mais graves, as áreas desertificadas.
A Região e os Seus Problemas
É comum imaginar que zona onde está localizada a bacia Atlântico Nordeste Ocidental sofra com alguns problemas por causa da quantidade das águas dos rios, mas vale ressaltar que são poucos. E existe uma explicação para inexistência de grandes problemas: as partes urbanas de médio e grande porte, além do parque industrial.
Poucos, mas existem os problemas, e um dos que chama muito atenção é a contaminação da água por causa do lançamento de esgotos. Isso acontece na área metropolitana próxima a cidade de São Luís. São aquelas zonas ribeirinhas.
Segundo dados sobre a poluição provocada por esse escoamento de esgoto, a carga orgânica que fica na bacia corresponde por dia a 154 toneladas e falando em Brasil, representa 2,8%.
Conheça Quais são as Principais Bacias Hidrográficas do Brasil
Todos nós sabemos que bacia hidrográfica é uma porção da superfície da Terra que é drenada por um rio principal e os seus subafluentes e afluentes. Foi o que aprendemos na escola e também que ela pode ser chamada de bacia de drenagem.
E sendo o Brasil grande como sabemos em extensão territorial, temos nada menos do que 12 grandes bacias hidrográficas no total. Esse é um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esse órgão junto com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos também são responsáveis pela organização para o uso racional da água e pelo planejamento ambiental.
A topografia do terreno é que faz a delimitação das bacias.
Vamos Ver Todas as Bacias Hidrográficas do Brasil!
1- Amazônica: quando comparada a todas as bacias hidrográficas existentes no mundo, com o tamanho de 7 milhões de metros quadrados, é disparadamente a maior de todas. A sua dimensão total é de 3.870.000 km². E sendo assim tão grande, ela está nos seguintes estados: Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Amazonas e Acre.
2- Tocantis Araguaia: também é considerada a maior, porém, porque é exclusivamente brasileira. A sua dimensão chega a quase 768.000 quilômetros quadrados. Tem dois rios principais, o rio Tocantis cuja a nascente fica na cidade de Goiás e deságua no Rio Amazonas. O segundo é o rio Araguaia cuja nascente fica entre a divisa dos estados do Mato Grosso e Goiás e chega até o rio Tocantis do lado norte do estado.
3- São Francisco: com quase 640 mil quilômetros quadrados e o seu principal rio é o São Francisco, que tem a sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Depois o rio percorre outros estados: Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
4- Paraná: essa bacia compreende outros países, são eles: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, além do Brasil, claro. No nosso território o tamanho é de quase 880.000 quilômetros quadrados e faz a formação de rios de planalto e também de encachoeirados. Essas são características para a construção de usinas hidrelétricas. Neste bacia, portanto, podemos encontrar as seguintes usinas: São Simão, Furnas, Água Vermelha, Itaipu, Capivari, entre outras.
5- Parnaíba: essa bacia está presente em dois estados brasileiros, são eles: Maranhão e Piauí e ainda uma pequena porção no Ceará, na parte oeste. A área total é de 344.112 quilômetros quadrados.
6- Atlântico Nordeste Oriental: está localizada em 5 estados do Nordeste do Brasil e são eles: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. A sua extensão total é de 287.348 quilômetros quadrados.
7- Atlântico Nordeste Ocidental: ela ocupa a área de dois estados que são Pará e Maranhão, numa área de 245.100 quilômetros quadrados. Os rios que fazem parte dessa bacia são: Itapecuru Munim, Turiaçu, Gurupi, Pericumã, Mearim.
8- Atlântico Leste: a sua extensão total é de 374.677 quilômetros quadrados e os estados que engloba são: Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe e Bahia. Nesta região, podem ser encontrados fragmentos de vegetação costeira, cerrado, caatinga e mata atlântica.
9-Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste: ela está localiza nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e Paraná. Sendo assim a sua dimensão é de 229.972 quilômetros quadrados. Os rios que formam essa bacia são: Paraíba do Sul, São Mateus, Doce, Itapemirim, Iguapé, entre outros.
10- Atlântico Sul: a sua nascente fica localizada entre a divisa dos estados de São Paulo e Paraná e depois, ela segue até chegar no Rio Grande do Sul. O total da área da bacia é de 185.856. Os seus rios na maioria são pequenos, com exceção somente de Jacuí e Itajaí.
11- Uruguai: sua área total é de 174.612 quilômetros quadrados e fica localizada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É composta da união de dois rios, que são: Pelotas e Peixe. Além de ser muito importante para agricultura da região, tem também um importante potencial hidrelétrico.
12- Paraguai: na sua parte brasileira está localizada no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, numa área total de 361.350. O seu rio principal é o Paraguai cuja nascente fica na Chapada dos Parecis.