Aves da Amazônia

De acordo com entidades governamentais, o desmatamento na região diminui mais de 60%. São quase 20 milhões de hectares protegidos e criados pelo governo federal. A Floresta Amazônica é considerada a maior do tipo tropical em todo o planeta. Aproximadas 70% das espécies vegetativas existentes ainda não foram conhecidas pelo homem e estão sem classificação científica. Local no qual residem diversas espécies de aves, sendo algumas até mesmo consideradas em extinção.

Aves da Amazônia

Aves da Amazônia

Características básicas São mais de seis mil espécies catalogadas pelos cientistas brasileiros, sendo que existem outras diversas que ainda não foram classificadas de maneira oficial. É seguro afirmar que o Amazonas representa a região onde existe maior número de aves em todo o globo terrestre. As condições climáticas e a abundância vegetativa são dois aspectos que favorecem de forma considerável deste tipo de animal. Conheça algumas espécies de aves do Amazonas:Arara Considerado como símbolo do Brasil conhecido nos quatro cantos do mundo.

Aves da Amazônia

Aves da Amazônia

Animal silvestre proibido de ser criado em casa sem autorização do IBAMA, que a cada dia se torna mais difícil de ser conquistada.Considerados por muitos especialistas como o pássaro mais bonito, não somente da fauna brasileira como também de todo planeta. Consegue ter mais de doze variações de cores diferentes na composição das suas penas e face.Assim como os papagaios, tem a capacidade de imitar palavras e frases faladas ou cantadas pelos humanos. Consideradas aves de estatura grande, traz incrível força estabelecida no bico curvo, resistente, capaz de quebrar sementes e frutos.

Aves da Amazônia

Aves da Amazônia

Existem dezoito espécies diferentes em todo continente sul-americano. Especialistas dizem que a mais comum no Brasil traz corpo azul com detalhes amarelados no peito e face. Pertence a família dos psitacídeos. As penas são usadas em muitos cocares de tribos indígenas. Gosta de estabelecer o habitat em copas de árvores na qual constroem ninhos.Cigana Com tamanho aproximado de uma galinha, pernas, assim como todo o corpo, azuladas. Sua crista se forma como se fosse um longo leque. Vivem em pequenos conjuntos, se alimentando basicamente de folhas, com capacidade de armazenar o alimento no papo antes de fazer a digestão, cujo peso está equivalente a 10% do seu peso. Prefere construir seu habitat em matas inundadas e manguezais amazônicos.Pode produzir entre dois e três ovos por um mês, alimento visado por predadores como macacos selvagens e outras aves de maiores portes. Os cientistas já comprovaram que a espécie representa evolução do sistema fluvial amazônico que se modificou bastante quando a América do Sul virou um continente separado da África.Gavião real Considerada com a maior rapina do país. Somente na época do acasalamento procura outro gênero para se acasalar, espécie que normalmente vive isolada. Pode ser encontrada tanto nas beiras dos rios como também nas partes montanhosas. Vivem inclusive em algumas regiões da mata atlântica.As aves na fase adulta têm uma espécie de colar com tonalidade clara ou escura. Cinza é a cor predominante da ave. O topete representa a principal razão de ser chamado de gavião real.Serpentes, crustáceo, moluscos e até mesmo alguns mamíferos, como a preguiça podem ser algumas opções para o jantar do gavião real. Sua envergadura ultrapassa 2,5m e o peso pode chegar a 10 quilos nos maiores tipos. Embora tenha pernas curtas, as garras são fortes o bastante para carregar mamíferos de peso médio.Assim como grande parte das espécies rapinas, possui profundidade de visão em nível extraordinário, sendo superior em oito vezes da capacidade de enxergar dos seres humanos. Por outro lado, gaviões reais tem a mobilidade do olho reduzia, tendo que virar o corpo para ter ideia do planto total presente ao seu redor.Tucano O tucano é bastante conhecido pelo seu bico amarelado gigante, desproporcional ao seu corpo, normalmente de tonalidade preta. Tem um tipo de canto considerado estranho, pouco agradável ao ouvido humano. Se alimente de frutos, sementes, insetos e filho de outras aves, caso não consiga encontrar outros tipos de alimentos.Sua família é a dos ranfastídeos. Tem garras tanto na parte traseira como frontal das patas, fator que auxilia de forma considerável na mobilidade e equilíbrio nos galhos. Partes ocas das árvores são procuradas pelos tucanos para formação de ninhos.

            • Mutum

Tem plumagem negra. Conhecida por preferir alimentos que sejam brilhantes. Alimentação básica composta por vegetais, sementes e certos tipos de insetos ou anfíbios. Preferem morar em florestas antigas repletos de nichos ecológicos estabelecidos e desenvolvidos. Adormecer empoleirados em galhos.Vídeos de aves no Amazonas Neste vídeo é possível assistir o comportamento do arapaçu-de-listras-brancas que fica tranquilo, em cima dos galhos visualizando as movimentações, e por vezes, soltando alguns cantos. Também podem ser vistas outras espécies bem típicas da floresta amazônica, maior região tropical de todo o mundo.Nesta outra metragem é possível conferir fotos de diversas aves da Amazônia. Na primeira fotografia surge a imagem do tucano que possui alguns tons de azuis entre os olhos na parte final do bico, rente da sua face. Ave com beleza irradiante trazendo características singulares, encontrada apenas nos solos amazônicos. Dá para notar o traço preço que divide as tonalidades do bico, que em si, é a parte que mais atrai nos tucanos.Também traz alguns mutuns com tonalidades rochas. É notório como o animal é semelhante como uma galinha. Na sequência está o gavião real procurando alguma presa para fazer a alimentação matinal.Vale ressaltar ainda a presença dos periquitos brasileirinhos. Cabeça azul, face amarela e corpo verde, das cores da bandeira nacional. Interessante notar que a o bico pode trazer de duas até três cores diferentes. No vídeo, existe um casal desta espécie encantadora, ambos, pousando para as fotos.  Seguindo o filme ainda é possível notar espécies de periquitos com tonalidade verde em toda parte do corpo.Última imagem que aparece no vídeo é a mais esperada, ou seja, a clássica arara que tem diversos tipos de cores vivas no corpo. Quem prestar a atenção pode notar que dentro dos olhos existem diversas características interessantes, com tons de azul claro. O rosto é branco com alguns traços em preto. Está usando o galho da árvore como base para proteger o ninho oao estar em constante vigilância contra os predadores.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu gostaria de saber se pode criar um desses pássaror.

    geovane manoel 16 de agosto de 2012 13:29
  • pode se criar em casa

    ana clara 30 de setembro de 2013 16:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *