As florestas são recursos naturais de imensurável importância para a vida dos seres vivos e também para o bem estar dos seres humanos. As florestas possibilitam a estruturação da vida no planeta terra, regulando as funções ecológicas, os recursos hídricos e o clima do planeta, além de servir de habitat para cerca de 80% das espécies que compõe a biodiversidade da flora e da fauna planetária.
Além disso, as florestas proporcionam aos homens uma grande variedade de bens considerados essenciais, tais como a comida, a madeira, matéria prima para medicamentos, além de oportunidades de lazer e outras. Nesse artigo nós vamos falar um pouco sobre as florestas e a importância dos projetos de monitorização das reservas florestais no planeta e também de como funcionam esses processos e a pressão que as florestas sofrem.
Os Riscos e a Pressão Existente Sobre as Florestas
As áreas de floresta são de suma importância para a vida da humanidade e do planeta, isso é um fato sabido de todos, contudo muitas pessoas, principalmente aquelas que se utilizam de áreas de florestas ou dos seus recursos, fazem questão de não perceber que essa importância é real e vital. As florestas estão em constante ameaça, pela necessidade de expansão das áreas de agricultura e pecuária, além de ser objeto de cobiça pelas madeireiras, pois possuem matéria prima nobre das maiores indústrias do mundo.
A transformação das áreas de floresta resulta em sua degradação, e consequentemente essas áreas, quando se encontram nesse estado, deixam de contribuir para a regulação do ambiente planetário, aumentando o perigo de erosões e inundações, o que contribui para a perda da qualidade dos solos e o desaparecimento de espécies animais e vegetais. Enfim, com a degradação das florestas não são somente arvores que se perdem, perde a qualidade do ar, do solo, das águas, além de espécies de plantas e de animais, perdas essas irreparáveis.
Objetivo da Avaliação Florestal
A avaliação florestal tem o objetivo de obter informações exatas sobre as florestas nacionais e internacionais, assim como sobre sua qualidade.
Essas informações são muito importantes para que se possam tomar medidas que visem efetivamente proteger as florestas de processos de degradação, e quem sabe até recuperar áreas já degradadas, possibilitando o gerenciamento dos recursos florestais de forma equilibrada.
Monitoramento Florestal
De posse das informações sobre as florestas, o passo seguinte é o monitoramento dessas florestas, fazendo um acompanhamento periódico sobre as condições da flora e da fauna do ambiente, assim como dos recursos hídricos.
Todas essas informações reunidas podem oferecer condições de desenvolver projetos com bases sólidas no sentido de preservar e restaurar os recursos florestais nacionais e também internacionais, pois as florestas, independente do território onde estejam, são um patrimônio da humanidade, e assim sendo, sua conservação é responsabilidade de todos.