O turismo é uma coisa engraçada, pois para algumas pessoas o que realmente é interessante conhecer e visitar são considerados lugares atípicos para a maioria. Você já pensou em conhecer as maiores crateras do mundo?
Provavelmente algumas agências de viagem oferecem pacotes para conhecer esses lugares, mas se você não deseja chegar a tanto de viajar para esses destinos pode conferir a nossa lista.
Conheça as maiores crateras do mundo e quem sabe se empolgue para conhecer alguma delas pessoalmente. Com certeza o visual de um lugar desses de pertinho deve ser fascinante.
Quais São as Maiores Crateras do Mundo?
Chuquicamata (Mina de Cobre) – Chile
Durante muito tempo a mina Chuquicamata, no Chile, era a maior produtora anual de cobre no mundo, somente há alguns anos foi ultrapassada pela Mina Escondida. Porém, ela continua sendo a mina com a maior produtora em produção total desse minério.
O mais interessante é que mesmo com mais de 90 anos de exploração intensa ela ainda é um dos maiores depósitos de minério conhecidos no mundo. Como ela é uma mina do tipo a céu aberto é também uma grande cratera com 4,3 km de comprimento, 3 km de largura e mais de 850 m de profundidade.
Udachnaya Pipe (Mina de Diamantes), Rússia
A mina russa Udachnaya Pipe (traduzida literalmente como Tubo da Sorte) é um grande depósito de diamantes que fica no campo Daldyn-Alakit na República Sakha, Rússia. Basicamente se trata de uma mina a céu aberto e está localizada fora do círculo Ártico, as suas coordenadas são N 66 ° 26′ E 112 ° 19′ / N 66,433 ° E 112,317 °.
A descoberta da Udachnaya Pipe se deu em 1955 e atualmente ela já tem mais de 600 metros de profundidade.
Diavik (Mina de Diamantes), Canadá
A mina de diamantes Diavik ficam localizada a 300 km de Yellowknife, capital do Território Noroeste e se tornou muito importante para a economia regional. São mais de 800 trabalhadores empregados nessa mina que gera uma receita bruta de CAD$ 100 milhões (dólares canadenses) em vendas e chega a produzir em torno de 8 milhões de quilates (1.600 kg).
Essa área foi avaliada e pesquisada no ano de 1992 e a produção teve início no ano de 2003 com um investimento de CAD$ 4 bilhões. A profundidade dessa mina é de cerca de 400 metros e durante o período de inverno o acesso dos veículos apenas pode ser feito por uma estrada de gelo. Um lugar fascinante.
Mir (Paz) (Mina de Diamantes), Rússia
A Rússia conta com várias minas e uma delas é conhecida como Mir (que significa Paz) e que atualmente está abandonada. Mir já foi uma importante mina a céu aberto na cidade de Mirny na Sibéria Oriental.
O diâmetro dessa mina é de 1.200 metros e a sua profundidade de 525 metros. A sua descoberta se deu em 1955 e foi explorada durante 50 anos, o seu abandono aconteceu em 2004.
A produção anual da mina Mir era de mais ou menos 2 milhões de quilates (400 kg). Para se ter uma ideia os caminhões carregados de minério demoravam cerca de 2h para percorrer o trajeto do fundo até o topo.
Uma curiosidade é que o trafego aéreo na região é proibido até hoje, pois alguns helicópteros e aeronaves foram sugados para dentro da cratera devido a sua corrente de ar descendente fortíssima.
Bingham Canyon (Mina de Cobre), Utah
A mina de cobre Bingham Canyon é do tipo céu aberto e fica a sudoeste da cidade de Salt Lake City. Além de extrair minério a instalação dessa mina também compreende uma usina concentradora, de fundição e também uma refinaria de metal.
A Bingham Canyon está em funcionamento desde 1906, as suas dimensões são de 4 km extensão, 1200 metros de profundidade e ocupa uma área de 8 km2. A maior mina já escavada pelo homem.
Kimberley (Mina de Diamantes), África do Sul
A história dessa mina de diamantes da África do Sul começou em 1866 quando os primeiros diamantes da região foram encontrados numa elevação. Quando a notícia dos diamantes se espalhou muitos mineiros e aventureiros partiram para essa região para revolver o terreno. Em pouco tempo o morro deixou de existir e começou a surgir a cratera de Kimberley.
Durante o período de 1866 a 1914 em torno de 50 mil mineiros escavaram o buraco usando pás e picaretas e foram retirados dessa mina cerca de 2800 kg de diamantes. As suas proporções são de 463 metros de diâmetro e 240 de profundidade.
Depois do esgotamento de suas reservas foi abandonada e com o passar do tempo muitos detritos de rocha produziram a profundidade de 215 metros. Porém, o acúmulo de água que aconteceu depois deixou apenas 175 metros de sua cavidade original visível.
Cratera de Gás de Darvaza (Derweze), Turquemenistão
O distante país de Turquemenistão conta com uma fonte de gás natural, a Cratera de Gás de Darvaza. No ano de 1971 durante uma perfuração geológica pesquisadores encontraram uma caverna subterrânea cheia de gás natural.
Depois de algum tempo o terreno onde a sonda de perfuração estava colocada cedeu e deixou a mostra uma grande cratera com um diâmetro de mais ou menos 100 metros. Para que os gases tóxicos não fluíssem sem controle para a atmosfera decidiu-se queimá-los.
O mais interessante é que até os dias de hoje a caverna queima ininterruptamente e os moradores da região passaram a chamar esse lugar de “Porta do Inferno”.
Represa de Monticello, Califórnia
Durante o período de 1953 a 1957 a Represa de Monticello foi construída na Califórnia e lembra um tipo de arco médio de concreto de 93 metros de altura e 312 metros de comprimento de crista.
A característica mais marcante desse lugar é o seu extravasor circular não controlado que trabalha drenando automaticamente cerca de 1,37 milhões de litros de água por segundo nos períodos mais chuvosos do ano. O vertedouro tem 22 metros de diâmetro.
http://www.youtube.com/watch?v=uqDfoU91w_U
Grande Buraco Azul, Belize
Com certeza de todas as crateras apresentadas nesse texto essa é a mais linda. O Grande Buraco Azul no Belize é na verdade uma grande depressão submarina que foi formada no interior de uma coroa de corais e erigida sobre um pilar vulcânico situado na América Central. O seu formato circular tem 300 metros diâmetro e 120 metros de profundidade. Um espetáculo para os olhos.