Áreas de Cultivo no Brasil

Devido ao incremento do cultivo de soja, algodão herbáceo, milho entre outras culturas as áreas de cultivo no Brasil tem sido expandidas. Uma pesquisa aponta que em 2011 a área cultivada foi de 2,8 milhões de hectares maior do que ano de 2010. Isso representa um acréscimo de 4,3% do total. O país chegou a impressionante marca de 68,1 milhões de hectares de área cultivada.

O crescimento agrícola é o grande responsável pelo aumento da quantidade de áreas cultivadas. Os especialistas acreditam que em grande parte esse crescimento está ligado ao aumento da demanda ou mesmo da redução da oferta de produtos agrícolas. Podemos citar que dentre os produtos que tiveram um aumento maior na sua produção estão a soja, o milho e a cana-de-açúcar.

Outro que tem se destacado bastante é o algodão herbáceo cuja produção aumentou bastante devido ao volume plantado. Dentre outros pontos positivos que ajudaram a alavancar o aumento das áreas de cultivo no Brasil estão as boas condições climáticas. Para se ter uma ideia entre 64 culturas que foram analisadas em pesquisa 23 tiveram produção recorde nesse período entre 2010 e 2011.

Questões Climáticas Que Estão Atrapalhando

Se no período entre 2010 e 2011 o país estava passando por um momento muito positivo em relação ao crescimento das áreas cultivadas mais recentemente tem enfrentado alguns problemas climáticos. O aumento repentino das temperaturas bem como as mudanças ocorridas no regime de chuvas tem prejudicado várias regiões do país.

Em parte esses problemas/mudanças de clima estão ligados ao aquecimento global e podem afetar profundamente a agricultura do país ao longo dos anos. Culturas como a de milho, soja, feijão e trigo podem ser bem afetadas devido as mudanças de clima.

O Impacto

Com uma ameaça tão palpável as áreas de cultivo passarão a contar com estudos a respeito das mudanças climáticas que estão para acontecer. Para se ter uma ideia mais formada sobre o assunto foi feito o cruzamento de modelos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e outros modelos regionais de mudanças.

O futuro das áreas de cultivo do Brasil não é o mais positivo numa primeira análise uma vez que tendo como base os hectares cultivados em 2009 e o ritmo atual de impactos ambientais é bem provável que no ano de 2030 haja uma grande redução de áreas. Essa projeção não se altera tanto nos cenários mais otimistas como nos mais pessimistas.

Queda na Produção das Culturas

Acredita-se que a queda na produção será de 54,5% a 69,7% para o feijão, 15% a 28% para a soja, 20% a 31,2% para o trigo, 4,6% a 4,9% para o algodão, 7% a 22% para o milho e 9,1% a 9,9% para o arroz. Essa redução drástica se deve ao fato de que, por exemplo, algumas variedades de feijão precisam de condições climáticas particulares.

Para tentar driblar esses problemas os agricultores precisarão encontrar formas alternativas de fazer o cultivo. O ideal é tentar se adaptar a nova realidade climática conforme ela for se apresentando.

Adaptação

Para que as áreas de cultivo consigam resistir as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global é necessário buscar soluções para a mitigação e adaptação das safras. Um estudo completo foi realizado com o objetivo de listar quais são os municípios com maior ou menor risco de serem afetados por essas mudanças do clima.

Como é Feita a Estimativa de Área Cultivada

Em geral o processo para definir a quantidade de áreas cultivadas é feito por imagens. Basicamente se trata de uma técnica que consiste em obter imagens através de diferentes sensores e depois processar e interpretar essas imagens. Com esse trabalho feito é possível fazer a classificação e a identificação das culturas.

É feita então uma delimitação, um contorno poligonal, de cada uma das glebas e a partir disso são gerados mapas vetoriais. A partir disso podemos fazer o cálculo de áreas plantada de município e estado. Existem diferentes técnicas para fazer o mapeamento, a diferença entre elas está na resolução espacial, temporal e espectral dessas imagens.

Áreas

Áreas

Por exemplo, para fazer o mapeamento do café em estados como São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais são utilizadas imagens de média a alta resolução. Quando a analise é de culturas de verão como a de cana-de-açúcar em alguns estados são utilizadas imagens de baixa resolução.

Essas imagens têm uma resolução mais baixa, mas estão disponíveis tanto nos períodos de mínimo como nos de máximo desenvolvimento vegetativo das lavouras. Independente da resolução das imagens é possível fazer a localização e a verificação das áreas de cultivo em todos os níveis.

Ainda é possível empreender estudos a respeito da expansão e retração das áreas de cultivo. Esses estudos e avaliações são muito importantes para que se tenha uma ideia real de quantas e quais são as áreas cultivadas.

Brasil – Um País Agrícola

Grande parte da receita de ganhos do país vem da agricultura, muitos estados como Paraná e Goiás, por exemplo, ainda mantém inúmeras áreas cultivadas e tem apresentado crescimento nessa área. A vocação agrícola torna necessário um cuidado mais afetivo no que diz respeito a essas áreas de cultivo.

 Cultivo

Cultivo

Por isso observar as mudanças climáticas e entender como elas podem afetar o desempenho do país se mostra cada vez mais necessário. Como o Brasil é um país fortemente agrícola tem muito a perder com as alterações que estão ameaçando o futuro das culturas.

As áreas de cultivo são de grande importância para o país, porém, é fundamental que se observe que nem sempre a produtividade está garantida.

O Aquecimento Global e as Áreas de Cultivo

O aquecimento global é um problema que cerca o planeta há bastante tempo e parece que todos os dias aparecem novas consequências dessa questão climática. Com as mudanças de temperaturas e consequentes alterações dos regimes de chuva fica cada vez mais complicado manter projetos de cultivo a longo prazo.

Como já foi destacado acima é necessário que os agricultores desenvolvam formas de contornar esse grande problema que não está num futuro tão distante quanto parece. As áreas de cultivo no país são fundamentais para o crescimento econômico e a prosperidade de muitos estados. Os estudos e cuidados com essas áreas se mostram muito importantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *