Acidentes Geográficos

Todo o planeta terra é coberto de acidentes geográficos, alguns estão visíveis aos olhos humanos como cadeias de montanhas e vulcões, outros podem estar submersos nos oceanos como fendas e outros.

A seguir vamos saber um pouco mais sobre os acidentes geográficos, o que são, como se classificam e como se formam.

O que são os Acidentes Geográficos e Como se Classificam

Os acidentes geográficos são todas as variações existentes no relevo do planeta, e essas variações podem ser naturais ou artificiais. Os acidentes naturais são formados por causas naturais, como lagos, montanhas, oceanos, serras, vales, desertos, rios, vales, etc. já os acidentes geográficos artificiais, são assim considerados aqueles ocasionados através da ação do homem, direta ou indiretamente.

Naturais

Naturais

São exemplos de acidentes geográficos artificiais casas, pontes, edifícios, cidades, represas, etc. os acidentes geográficos naturais são frequentemente utilizados para demarcar as fronteiras entre cidades, países e até continentes. Rios, montanhas, oceanos são pontos referenciais naturais que servem de divisa entre as diversas localidades.

Alguns acidentes geográficos artificiais também servem para o mesmo fim, como a fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina que é demarcada em Foz do Iguaçu pelo Obelisco, um acidente geográfico artificial.

Como Acontecem os Acidentes Geográficos

Segundo os cientistas a superfície do planeta terra teria se formado há mais de 4 bilhões de anos, no entanto ela não é uma estrutura estática como pode parecer, e vem se transformando ao longo dos séculos, através da deriva dos continentes, da erosão causada pelos ventos e pela água, pelos terremotos, variação dos oceanos, ação dos vulcões, e também pela ação do homem.

Todos esses fatores dão origem aos mais diversos acidentes geográficos que são encontrados no planeta.

Principais Acidentes Geográficos do Planeta

Entre os maiores acidentes geográficos naturais do planeta destacam-se o Rio Nilo, o maior rio em extensão da terra, o Rio Amazonas em segundo lugar em extensão e o maior quanto a vazão de água.

Os desertos quentes e os desertos gelados, como o deserto do Saara, que apresenta incríveis variações climáticas e de relevo como as temperaturas que variam de 50º de dia até 7º a noite, e o relevo que vão desde montanhas com mais de 3,4 mil metros de altitude até depressões com centenas de metros abaixo do nível do mar. O deserto do Atacama que não recebeu uma gota de chuva por45 anos, de 1919 até 1964, e o maior deserto gelado do planeta, o continente antártico, onde estão reservadas cerca de 8% da água doce do planeta.

Artificiais

Artificiais

Lá além do gelo existem vulcões, cadeias de montanhas, rios gelados e muitas formações naturais. O rio Colorado que em alguns pontos tem mais de 2 mil metros de profundidade. Além disso existem no planeta imensos cânions, crateras, cadeias de montanhas, vales, enfim acidentes geográficos causados pela natureza ao longo do tempo e que vão lentamente se transformando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *