A Estrutura da Terra

Nós, os seres humanos, passamos toda a vida caminhando sobre a terra e via de regra, a consideramos apenas isso, um amontoado de terra criado para nos sustentar. Quando a natureza dá sinais de vida, como os vulcões que começam a expelir fogo e fumaça nos impressionantes e só aí paramos para pensar: o que existe embaixo da terra que pisamos? Muito tem se pesquisado acerca da estrutura interna da terra, no entanto se sabe muito pouco além das teorias.

A Estrutura da Terra

A Estrutura da Terra

Estudos Sobre o Centro da Terra

Mesmo sem nunca ter conseguido chegar a mais de 12 km de profundidade, os cientistas afirmam que o núcleo da terra é formado por uma imensa bola sólida composta de níquel e ferro, a uma temperatura de aproximadamente 5.000ºCelsius. Devido a esmagadora pressão e a alta temperatura as sondas construídas pelos homens não conseguem adentrar o centro da terra, mas mesmo assim as previsões dos geofísicos e geólogos são confiáveis porque se baseiam em estudos e cálculos sofisticados além de recursos tecnológicos avançados que permitem simulações e experiências em laboratório que comprovam suas teorias. A existência de um campo magnético poderoso no entorno da terra e dentro dela, reforça a teoria de que existe muito metal no centro do planeta. De acordo com estes estudos os cientistas afirmam que o planeta é composto de 3 camadas estáticas, a crosta, o manto e o núcleo.

A Crosta

A crosta é a camada sólida superficial que cobre a terra, estima-se que sua espessura seja de 40 a 70 quilômetros de profundidade, variável segundo sua posição geográfica, sendo mais espessa nos continentes e mais fina sob os oceanos. A composição da crosta é basicamente de silicatos de alumínio, por isso é também chamada de sial, mas também compreende rochas como granitos, arenitos, mármores e basaltos.

Manto

O manto é a camada abaixo da camada da crosta, e sua profundidade pode chegar a 2,9 mil quilometros. O manto é formado por rochas de varios tipos, que em virtude das altas temperaturas se encontram num complexo estado que mistura materiais sólidos e fundidos, recebendo o nome de magma, ou seja, o manto, composto basicamente de magnésio e ferro tanto pode apresentar-se em estado sólido como numa pasta viscosa por causa da elevada pressão a que estão sujeitos seus componentes. A temperatura do manto varia de 100ºC no limite com a crosta até 3.500ºC no limite com o núcleo. É nessa camada que se formam as lavas dos vulcões, que podem movimentar-se vagarosamente e ultrapassar a crosta em virtude da pressão interna da terra.

Núcleo

O núcleo se divide em núcleo externo, que seria uma camada líquida que vai de 2.900 até 5.150 quilometros de profundidade e o núcleo interno que é sólido e vai de 5.5150 até 6.371 Km de profundidade, numa formação de metais sólidos.

A composição da estrutura da terra é um assunto muito interessante, onde se explicam a maioria dos fenômenos naturais pelos quias a terra passa. Vale a pena conhecer mais sobre o nosso planeta, pois assim também aprendemos a admirar profundamente e respeitar a força da natureza e a Criação!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *