Resíduos Sólidos

A preocupação com o meio ambiente trouxe para a pauta uma série conceitos relevantes como o de resíduos sólidos. Para quem não conhece esse conceito se refere a restos sólidos ou semissólidos que sejam resultantes de atividades humanas ou não-humanas que embora não tenham mais uso ainda podem ser usados como insumos.

Basicamente é o lixo que pode ser convertido em algo útil mesmo que não necessariamente um produto. Mudanças climáticas e o fato de perceber que o planeta está chegando ao seu limite fez com que as pessoas se preocupem cada vez com o destino dos resíduos sólidos afinal não temos espaço para desperdício.

A Valorização dos Resíduos Sólidos

Não está distante o tempo em que esses resíduos não tinham o seu valor devidamente reconhecido. Esse cenário tem mudado drasticamente uma vez que os resíduos podem ser convertidos em diferentes produtos com uma série de finalidades. Um exemplo está no recolhimento de aparas de embalagens do tipo laminadas que são usadas para faze placas. Existe ainda uma série de trabalhos com foco em produção de combustível a partir dos resíduos sólidos.

Definição Industrial dos Resíduos Sólidos

Para a indústria os resíduos sólidos são entendidos como desperdício uma vez que são itens produzidos somente para serem descartados em algum momento. Devido a isso existe um trabalho cada vez mais acentuado para reduzir essa produção de resíduos tornando a indústria mais assertiva. Encontrar um caminho em que haja menor produção de resíduos sólidos bem como uma destinação correta dos mesmos é fundamental.

Conhecendo os Resíduos Sólidos Urbanos

Para quem está pensando que os resíduos sólidos são resultado apenas da atividade industrial precisamos chamar atenção para a produção dos mesmos nas nossas casas. O que ficou conhecido como resíduos sólidos urbanos são os resíduos resultantes da atividade doméstica bem como de atividades de cunho comercial.

Podemos dizer que cada população tem um tipo de produção de resíduos sólidos, algo facilmente explicado por estilos de vida diferentes bem como questões culturais. As condições socioeconômicas das populações tem influência direta na composição dos seus resíduos. Existem alguns grupos mais comuns desses resíduos urbanos que são: Papel e Papelão: Matéria Orgânica; Metais; Vidros; Plásticos e Outros (como utensílios domésticos, óleo de motor, nossas roupas entre outros).

A Produção de Resíduos Sólidos

O sinal de alerta para a necessidade de reciclagem dos resíduos sólidos foi ligado quando se percebeu que a produção desse tipo de lixo é de cerca de 1,3 kg por pessoa a cada dia. Imagine quanto de resíduos sólidos são produzidos por uma cidade, se não for realizada uma coleta satisfatória pode acontecer desse lixo acabar tendo impacto negativo para a população bem como pode trazer uma série de riscos para o meio ambiente.

Resíduos Sólidos – Riscos Para o Meio Ambiente

O principal fator de risco em relação aos resíduos sólidos diz respeito a possibilidade de que alguns tipos de resíduos contaminem o solo quando não são recolhidos da maneira correta. Pode acontecer ainda que esse lixo entre em contato com rios ou riachos contaminando lençóis freáticos.

Para que esses riscos sejam reduzidos é importante contar com um sistema de coleta como a coleta seletiva. A coleta, o tratamento e o descarte devem ser pensados para evitar que contaminem o meio ambiente. Um bom exemplo disso é a coleta de baterias de celular que contam com componentes químicos que não permitem que sejam descartados junto ao lixo convencional. Um material que necessita de tratamento e destinação corretos.

Sistemas de Coleta de Resíduos Sólidos

Pensando na influência que esses resíduos podem ter no meio ambiente existe uma preocupação em criar mecanismos de coleta mais assertivos. Os métodos de coleta de resíduos sólidos podem ser classificados de duas maneiras: indiferenciada e seletiva. O tipo de coleta indiferenciada é aquele em que não é feito nenhum tipo de seleção dos itens.

No caso da coleta seletiva há a diferenciação e separação dos itens de acordo com suas características. A separação ajuda a definir a destinação desses resíduos para que o processo seja ainda mais assertivo. Com o processo devidamente feito o lixo é então enviado para o aterro sanitário. O objetivo do lixão é que esse lixo se decomponha e seja absorvido pelo solo.

Reciclagem

Não podemos falar sobre resíduos sólidos sem falar a respeito de unidades de reciclagem. O principal objetivo da reciclagem é dar serventia para os resíduos que levariam muito tempo para se decompor e que não teriam nenhum uso sob a sua forma tradicional. O tratamento pode ser feito usando tecnologias especiais como o processamento mecânico.

Dicas Para Reduzir a Sua Produção de Resíduos Sólidos

Sabendo o quanto de resíduos sólidos você produz bem provável que você esteja preocupado com o seu impacto ao meio ambiente. A dica nesse caso é começar a prestar atenção a sua maneira de agir no dia a dia e assim tentar diminuir a sua produção de lixo. Comece a prestar mais atenção a quantidade de embalagens descartáveis que você produz e faça a separação dos itens recicláveis para tornar o trabalho de coleta seletiva mais fácil.

Não desperdice alimentos e tenha o hábito de reaproveitar cascas e sobras. Ainda é possível a realização de compostagem doméstica. Aqueles itens de lixo que são do tipo não-orgânicos devem ser descartados conscientemente. Fazendo a sua parte é muito mais fácil ajudar o meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *