Para Onde Destinar Pilhas e Baterias?

Em termos gerais baterias e pilhas usadas precisam de descartes em locais especiais porque estão repletas de materiais tóxicos que poluem o meio ambiente em níveis consideráveis.

Recicle

Recicle

Jamais podem ser descartadas no lixo comum. De modo oficial os especialistas indicam descartar em aterros sanitários especiais para cuidado apenas dos metais pesados. Existem altas chances de acontecerem danos fortes nos solo, causando problemáticas consideráveis para a saúde.

Devolver No Posto de Venda!

De acordo com lei federal todos os pontos de venda estão obrigados a receber de volta as pilhas e baterias usadas. Grande parte dos comércios possuem caixas ou recipientes para receber as unidades e por consequência realizar o repasse aos fabricantes e importadores, segundo afirma o diretor da Associação Brasileira de Indústrias Elétricas e Eletrônicas, André Luiz Saraiva.

Descartar Pilhas Falsas

Não se pode ignorar o fato de que mais de trinta por cento das pilhas usadas em terras nacionais são piratas, que possui maior incidência de mercúrio. Ao problema existem dois culpados, governantes por não conseguir exterminar o mercado ilegal e consumidores que não se preocupam com o meio ambiente, mas apenas com o próprio bolso.

Não é necessário ter especialidade em direito para saber que os fabricantes ilegais não se responsabilizam por pilas usadas. Comerciantes não possuem métodos para devolver a pilha ilegal aos empresários ilícitos. Por esse motivo que a atenção deve ser redobrada no momento de realizar a compra.

Repassar Para Fabricantes: Atitude Positiva

Ambientalistas podem discordar de diversos pontos, menos do fato de que devolver as pilhas usadas aos estabelecimentos comerciais e fabricantes representa atitude positiva em termos ambientais.

Os fabricantes podem realizar planos produtivos no sentido de adotar procedimentos para reutilizar o resíduo. De acordo com informações colhidas no site do Greenpeace os consumidores podem realizar a devolução das pilhas via correio às indústrias.

As pilhas e alcalinas comuns  podem ser descartadas no lixo doméstico de acordo com a portaria do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), desde que os produtos contenham teores controlados dos metais pesados, em principal chumbo, cádmio e mercúrio.

Em outras regiões, caso da Califórnia, por exemplo, tem legislação com maior poder restritivo, ou seja, é proibido fazer o descarte no lixo comum.

Cuidados e Uso de Baterias

Compre o tipo certo de bateria conforme as características do equipamento. Evite acumular pilhas na gaveta.

Necessário retirar as pilhas dos eletrônicos que não devem ser usados por longos meses. Aparelhos que funcionam via eletricidade são mais econômicos do que aqueles que funcionam a bateria e pilha.

Procure guardar as pilhas em locais secos, na temperatura ambiente. Grande parte das pilhas originais pode alcançar melhor vida útil, algumas duram sete anos se estiverem lacradas e guardas em condições ideais.

Ao contrário do que o senso comum pensa o ato de refrigerar as pilhas não faz com elas durem por período superior.

As temperaturas externas podem reduzir os rendimentos de pilhas e baterias em níveis consideráveis.

Não coloque os aparelhos a pilha em regiões que estão quentes ou frias ao extremo.

Descarte Pilha de Maneira Correta

A resolução do CONAMA estabelecida desde o mês de novembro do ano de 2010 afirma que os postos de coleta de pilha são os mesmos pontos de vendas, caso dos supermercados e outros tipos e varejos.

Não se pode ignorar o fato de que as pilhas demoram cerca de 450 anos para decompor na natureza caso seja jogada no lixo comum e por consequência gerar problemas de saúde grave em massa. A reciclagem representa método correto

Por vezes uma grande atitude cabe dentro de um pequeno pote. Basta cegar no locar de venda para descartar as pilhas dentro dos potes plásticos que estão reservados para esse tipo de produção. Os comerciantes podem tanto devolver aos fabricantes como também enviar para centros de reciclagem especializados em reciclar esse tipo de resíduo.

As pilhas ajudam pessoas quando estão com a carga cheia. Porém, depois de utilizadas, podem trazer problemas ao longo do caminho. Interessante notar que na atualidade grande parte das pessoas não sabe o que fazer direito com esse tipo de resíduo.

Vale ressaltar que poucas zonas comerciais indicam ser também pontos de recolha, o que em termos gerais pode prejudicar a grande parte da população que em termos gerais realizados o descarte de pilhas de maneira contraindicada. Ambientalistas apontam que o governo precisa instituir normas para a publicidade da recolha ou o processo de popularização da prática pode ficar prejudicada em termos quantitativos ou qualitativos.

Saiba Descartar

Saiba Descartar

Cientistas dizem que pilhas e baterias usadas podem prejudicar o meio-ambiente, em principal quando descartadas de modo incorreto de acordo com as diretrizes estabelecidas no CONATRAN. Os materiais corrosivos que fazem parte da composição causam chances de acontecer não apenas câncer como também violentas mutações genéticas.

Apenas como título de informação é interessante frisar que as pilhas e bateiras quando estão funcionando de modo pleno não oferecem riscos porque os problemas não estão nos materiais contidos na parte exterior, mas sim no processo de descartes realizados de maneira irregular.

A problemática se agrava quando além do descarte irregular as pilhas passam por deformações (amassados, estouros e vazamento de líquidos no interior). O líquido não se acumula via natureza, mas sim consiste no lixo de ordem não biodegradável, isto é, não sofre consumo com o passar dos anos.

Não hora de comprar pilha pirata pense que a contaminação envolve inclusive o solo e lençóis freáticos, prejudicando em níveis consideráveis não apenas à agricultura como também na hidrografia.

A única coisa que não pode ser feita no processo é jogar as pilhas dentro do lixo comum. Aos poucos surgem leis para obrigar os fabricantes em receber de volta as pilhas e baterias. Em alguns países existem sinais de advertências dentro da própria embalagem da pilha ou bateria avisando os grandes perigos oferecidos por causa do desgaste do material realizado de forma incorreta.

Dentro da casa procure separar os lixos tóxicos para tronar fácil o descarte em momento posterior. O mundo precisa da ajuda não apenas dos políticos e empresas como também dos cidadãos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=SOR0W9Nbcic

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Que legal obrigado por ter me ajudado a cuidar do meio ambiente

    mauren 3 de dezembro de 2013 15:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *