O Rio Tietê Voltará a ser Limpo?

Provavelmente você já deve ter escutado do seu avô, histórias do rio Tietê. Ele deve ter te falado que nos anos 60, pescava no rio com seus amigos e familiares. No entanto, hoje, isso é praticamente impossível.

A poluição do rio Tietê começou de maneira sutil na década de 1920, com a construção da Represa de Guarapiranga, obra da empresa canadense Light. Com a crescente industrialização que São Paulo enfrentava nos anos 60, as fábricas começaram a tomar conta da cidade e a população aumentou de dois milhões de habitantes para mais de seis milhões na década de 1960, o que contribuiu para a degradação do Tietê.

Lixo

Em 1991, a SOS Mata Atlântica, criou o Núcleo Pró Tietê e mobilizou uma campanha pela despoluição do Tietê em parceria com a Rádio Eldorado, que coletou 1,2 milhões de assinaturas e originou o “Observando o Tietê”. O projeto visa a recuperação do rio Tietê.

Na opinião da coordenadora da rede das águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a poluição do Tietê aconteceu devido ao descaso da sociedade em relação ao rio. “A campanha ´Observando o Tietê´ é muito importante para a nossa cidade. Desde o ano em que surgiu, o esgoto industrial deixou de ser lançado. Mas a sociedade precisa mudar o seu comportamento. O simples fato de jogar uma bituca de cigarro no chão contribui para a piora da situação do rio”. Ou seja, a melhora do Rio Tietê depende também da sociedade e dos costumes de cada um. É preciso que haja uma educação ambiental, para as pessoas terem consciência de que cada atitude negativa contra o nosso Planeta, vai refletir de maneira caótica no dia de amanhã.

Mudar

E ainda completa que mesmo com projetos que visem a despoluição do rio, vai demorar mais de 40 anos para ele voltar a respirar, e, ainda assim, não será como antes, em que era possível pescar e nadar. Um processo longo.

Entretanto, há rios que voltaram a ser como antes, como é o caso do Rio Tâmisa, localizado no sul da Inglaterra, que era conhecido como o “Grande Fedor”, devido ao seu mau cheiro. No século 19, o rio foi considerado pelos cientistas, como morto. Mas, com um avançado tratamento de esgoto, hoje o Tâmisa é um dos mais limpos do mundo, e pode se encontrar 121 espécies de peixes.

Quem sabe o Rio Tietê um dia volte a ser como antes, e aí então serão nossos filhos e netos que desfrutarão o rio.

Limpo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • pela amor fi ese rio e mais su…

    lixão 15 de novembro de 2011 16:25
  • HISTÓRIA:
    A maioria das cidades nasceram às margens dos rios e com isso os esgotos chegaram aos rios.
    Se canalizarmos os esgotos antes deles chegarem às margens dos rios e fizéssemos um tratamento de água devolvendo a água tratada ao Rio, teremos novamente a vida marinha, peixes e possíveis competições nos rios.
    Tenho um projeto que poderia melhorar o Rio Tietê, mas necessito de investimentos de clubes Ex: Tietê, Espéria, São Paulo, Corinthians que contribuiriam para a despoluição do Rio e teriam incentivo a prática de esportes como natação, remo, etc.. que faltam hoje no Brasil e em São Paulo.

    HENRIQUE MARTINS 13 de janeiro de 2014 19:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *