A evolução de toda e qualquer espécie de relacionamento tecnológico sempre traz tantos benefícios, quanto pontos negativos para a sociedade em que está inserido.
No caso da internet, nada é tão irritante quanto o famoso “Lixo Eletrônico”, ou “Spam”, que chegam todos os dias em nossas caixas de e-mail. São dúzias de mensagens que podem tanto ser de empresas tentando vender algo – de roupas íntimas a carros – a tentativas de golpes passados por quem tenta fazer os desavisados de presa, ou os piores: vírus sem função alguma a não ser arruinar seu dia e seu computador.
É difícil ter uma maneira efetiva de combater o Spam, ou Lixo Eletrônico: os provedores de e-mail normalmente já vêm com uma caixa especial para tudo aquilo que eles consideram ser Lixo Eletrônico, e esses e-mails não vão nem mesmo parar na sua Caixa de Entrada, mas isso não impede que eles tenham sido, em algum pontos, enviados para você.
Além disso, muitas vezes e-mails importantes acabam indo parar nestas caixas, seja por um descuido seu, ou pela seleção errônea do provedor de e-mail: o fato é que em algum momento, o lixo eletrônico produzido para você irá ter de ser enfrentado.
Seguem abaixo as principais dicas para evitar este tipo de incômodo:
1. Para evitar os mailing lists infindáveis, que tentam vender de tudo: evite colocar seu e-mail em cadastros de lojas, ou sites públicos. Muitos desses sites vendem ou mesmo disponibilizam seus mailing lists para outros empresas que estão em busca de publicidade, e é assim que você acaba recendo dicas sobre como aumentar seu pênis, ou promoções de celulares japoneses;
2. Para fugir dos vírus que podem acabar com seu computador: quanto mais pessoas têm acesso ao seu e-mail, mais vírus você pode acabar recebendo. Nunca abra anexos de pessoas que você não conhece, ou que não tenham uma mensagem especificando do que o anexo trata, e por que ele está sendo enviado a você. Quando em dúvida, envie um e-mail de volta para a pessoa que o enviou, e pergunte se ela, de fato, enviou algo anexado para você – muitas vezes, os e-mails da pessoa enviando o vírus foram infectados, e ela nem mesmo sabe. É melhor soar um pouquinho paranoico do que ter de lidar com formatação de seu computador, ou roubo de dados.
3. Também nunca clique em links enviados de maneira estranha ou não requisitada, e principalmente, nunca envie dados pessoais em resposta a e-mails de supostos bancos ou redes financeiras: nenhuma instituição de crédito confirma dados via e-mail, ou envia links para que você o faça. Em caso de dúvida sobre a veracidade do e-mail, entre em contato com a sua agência.
Seguindo estas dicas simples fica mais fácil lidar com seu Spam sem correr riscos.