Hoje em dia as colheitas florestais devem seguir de forma rígida todas as ordens estabelecidas pelas doutrinas do manejo florestal. Quem retira matéria-prima do meio-ambiente sem o devido cuidado necessário, pode prejudicar de forma vitalícia o fornecimento dos recursos florestais, não deixando nenhuma herança para as gerações futuras e colaborando com o fim do mundo. A colheita florestal malfeita destrói inúmeros nichos ecológicos. Animais migram do seu habitat natural, provocando desequilíbrio ecológico. Conheça o que é colheita florestal.
Muitas empresas são dependentes de forma direta de matérias-primas exploradas das florestas. Neste sentido, as mesmas implantam colheitas florestais no intuito de extrair material para compor os produtos da sua linha de produção.
Hoje em dia existem regras legais que explicitam quais são os deveres das colheitas florestais. No entanto, as regras são datadas do ano de 1965. De lá para cá muita coisa mudou e o texto continua com a mesma pouca funcionalidade que o Estado ditador que a implantou tinha aos vieses democráticos.
Só nos resta a expectativa de aguardar o Novo Código Florestal para mudar as regras, tornando os recursos mais difíceis de serem retirados. Governantes precisam tirar um pouco os olhos apenas da evolução econômica e finalmente fazer regras cabíveis com a nossa realidade.
Tipos De Colheitas
- Derrubada:A derrubada de árvores normalmente é realizada com tratores ou outros tipos de veículos terrestres direcionados para esta forma de colheita florestal.
Fato que prejudica de forma categórica o solo, matando diversos tipos de bactérias cruciais para manter a terra qualitativa.Por outro lado, o uso de motosserras pode prejudicar com a famosa poluição sonora, mexendo com todas as formas de vida no local. No entanto, ainda é preferível o uso das motosserras, uma vez que tratores também fazem barulho. Fato que desagrada a muitas empresas, pois a colheita florestal realizada com equipamentos mecanizados é muito mais rápida e eficaz para a produção.
- Desgalhamento: Depois de acontecer a derrubada, é a hora do processamento que nada mais significa que o ato de retirar todas as galhadas das árvores. Também feito normalmente com o uso de motosserras. Transportar com os galhos torna a prática inviável. Normalmente os mesmos são retirados no local de onde foi retirada a espécie.
- Toragem:As árvores sem galhos são reunidas para o processamento da tração que corta a madeira em pedaços de até 3 metros.
- Destopo: Momento de separar a copa do fuste comercial. Ou seja, deixar os galhos no solo e retirar apenas a madeira.
- Extração: Retirar a madeira útil do local, encaminhando para o chamado pátio de toras, local onde acontece o carregamento que leva ao destino final.
- Descascamentos: Retirada de toda casa que envolve o tronco das árvores.
- Carregamento / descarregamento: Tratores carregam os caminhões que devem realizar o transporte às fábricas.