A floresta da Amazônia se situa na altura do Equador, sendo que os fatores climáticos da região são influenciados por esta localização. Outro fator essencial para compor o clima é a presença da farta bacia hidrográfica da Amazônia. A consideração sobre a extensão da floresta também deve ser atentada, uma vez que ela passa por Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, bem como pelo Brasil, que tem em seu território mais do que a metade da totalidade da extensão da floresta em diversas regiões dos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
Cabe considerar previamente que as observações climáticas relativas à floresta Amazônica também se referem ao estado da Amazônia, uma vez que aquela é coextensiva a este. Deste modo, o clima nesta localidade é o equatorial, que se caracteriza por ser quente e úmido, o que pode ser facilmente explicado pela proximidade da floresta e do estado à linha do Equador. Isso intensifica o calor, uma vez que a incidência dos raios solares é maior, fazendo com que a temperatura varie pouco ao longo do ano, e a umidade seja característica da região, devido à extensão da bacia Amazônica, com os Rios Negro, Solimões e o próprio Amazonas.
A umidade característica se exprime pelos elevados índices pluviométricos, com constantes chuvas, que aumentam no período do verão. Os índices de precipitação anual sofrem uma variação entre 1.500 mm e 1.700 mm e chegam a ultrapassar 3.500 mm na foz do rio Amazonas.
O clima equatorial que se estabelece na região é o úmido e o sub úmido, que fazem com que as temperaturas anuais estejam em uma média de 28 graus, podendo sofrer entre variações entre 21 e 42 graus. Um dia típico na região geralmente comporta elevadas temperaturas ao longo do dia, com a umidade alta e com certeiras pancadas de chuva ao final da tarde.
As condições climáticas da região favorecem a reprodução de espécies muito específicas, tanto da flora quanto da fauna, sendo estes fatores aliados à composição do solo. A floresta formada na região é a tropical, que se desenvolve justamente em locais quentes e úmidos. Devido à biodiversidade ali presente, a Amazônia é considerada por muitos como o “pulmão do mundo”.
Um dos principais problemas da Amazônia e que também acaba por desestabilizar o clima da região se refere aos desmatamentos e queimadas que ocorrem na região, por ação das madeireiras e agricultores. Sendo uma floresta importante para a manutenção da biodiversidade, uma vez que muitas espécies se desenvolvem somente lá e devido à grande quantidade de água que está presente na bacia Amazônica, deve ser preservada. Para isso, são necessárias ações dos governos e particulares, como um processo de conscientização de sua importância.
nao adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
adoro floresta mas essa imagem nao gostei…………………………..