Uma das atitudes mais importantes que o ser humano pode ter hoje é preservar o meio ambiente. Porém, ter no futuro um planeta sustentável e rico em recursos naturais tem sido um grande desafio para a humanidade.
É preciso repensar a maneira como o homem trata o meio ambiente, através de desmatamentos, caça e pesca predatórias, poluição, perda da biodiversidade, desperdício de água, dentre outros sérios problemas. E, quando se fala em futuro, não podemos nos esquecer de quem serão os principais agentes dele: as crianças de hoje.
Por isso, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação ambiental. Este tipo de disciplina deve estar presente já na pré-escola.
Neste contexto entra a Educação Ambiental, cuja complicada tarefa é reverter este pensamento razoavelmente destrutivo da atualidade, ensinando às atuais e próximas gerações como é importante zelar por um meio ambiente saudável. Esta preocupação, porém, nem sempre existiu. Antigamente, não havia ainda a noção que os principais recursos utilizados hoje são finitos.
É preciso investir nas crianças, oferecendo uma Educação Ambiental de qualidade, transmitindo conceitos e valores simples, e colocando-as em contato direto com os problemas do meio ambiente.
Inicialmente, as crianças devem ser estimuladas a demonstrar curiosidade e interesse pelo mundo natural, não ficando limitadas a permanecer apenas dentro de salas de aula. As crianças têm uma necessidade de contato com áreas externas e naturais. Por exemplo, ao plantar, assistir a planta crescer e a colher, a criança consegue compreender os mecanismos da natureza, além de reconhecer-se como parte dela, questionando sua participação ecológica.
Além de oferecer atividades mais lúdicas e colocar as crianças em contato externo com a natureza, também é necessário orientá-las sobre conceitos simples de preservação e economia de recursos, como a escassez de água. Desligar a água enquanto se escova os dentes ou quando se ensaboa talheres e evitar banhos longos são bons exemplos. Orientar quanto à economia de energia também é importante, com atitudes simples que podem contribuir para uma atitude natural de não desperdiçar.
Outro grande problema mundial a ser abordado é o lixo. Nada melhor do que fazer as crianças acompanharem de perto,
visitando um lixão e confrontando de frente uma grave questão para o futuro. Além disso, devem ser orientadas quanto à importância da coleta seletiva, aprendendo as diferenças entre material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. xConsequentemente, as crianças aprenderão a importância de separar o lixo, gerando uma grande contribuição à natureza, através dos materiais reciclados.
Muitos exemplos estão aí para ser explorados na Educação Ambiental para crianças. O importante é começar esta educação desde cedo, utilizando uma forma leve, simples e lúdica.
A união da Educação Ambiental com a Educação Infantil é uma das chaves para criar uma geração que compreenda, conheça e respeite o mundo em que vivemos.
Gostei muito mesmo!!! Ajudou bastante meu dever! Acho que vou visitar esse site MT mais vezes!!! Amei!