A seca no centro-sul do país é histórica por ser longa e penosa aos agricultores. Interessante notar que a força da secura é tanta na atmosfera que acontecem eventos climáticos ao redor da região propiciada pelas condições climáticas. Brasília é considerado um dos estados que mais geram humanidade às outras regiões brasileiras. Assunto sobre meio ambiente que está sendo comentado pela imprensa e pode exemplificar a situação está nas constantes mudanças climáticas no país, influenciadas pelas secas do Centro-Sul.
Chuvas Em Santa Catarina
A seca do Centro-Sul adicionado as constantes queimadas que acontecem no Sudeste e Centro-Oeste causam alta incidência de chuvas em Santa Catarina. Interessante notar que especialistas apontam que grande parte da umidade do Centro provoca torrentes de águas acima da média esperada nas partes mais baixas do hemisfério.
O excesso de água afetou mais de um milhões de pessoas em Santa Catarina. A atmosfera transfere a umidade para outras latitudes presentes perto do oceano, local no qual o calor é levado para outros trópicos em formato de chuva por causa do processo atmosférico.
Outros Fatores Causadores!
Além da humidade central brasileira, há outros fenômenos naturais que contribuem com o aumento das chuvas em regiões como a catarinense, caso dos El Niña e resfriamento das águas correntes no oceano Pacífico.
Junto com as frequentes chuvas que andam causando inundações no Estado a temperatura está ficando cada vez mais fria, principalmente no outono e inverno, quando as frentes batem recordes negativos em cada ano.
Vale ressaltar que as áreas que sofreram inundações no final do ano passado estavam próximas do litoral, em regiões com muitas montanhas e fator geográfico propício para as tragédias deste nível.
Vegetação Queimada No Distrito Federal
No final do ano passado diversas queimadas chamaram a atenção do noticiário. Os ocorridos na Floresta Nacional de Brasília ainda estão na memória da mídia que frequentemente deflagra novos vestígios de incêndios na região.
Clima seco e temperaturas nas alturas representam principais fatores de ocorrência. Os incêndios do gênero já chegaram a devastar 80% da Floresta Nacional de Brasília.
Qualidade Do Ar No Brasil!
Durante as temperaturas quentes do ano a umidade relativa do ar no DF fica abaixo dos 25%, número bastante inferior da média geral no país; Em aspectos gerais, segundo o índice oficial este valor está na classificação: estado de Atenção. Entre 19% e 12% é ligado o sinal de situação em alerta, enquanto que 11% ou menos se vive época emergencial.
No país existem cerca de duzentas regiões municipais que contam com situação do ar em estado de emergência com as piores condições de ar que podem existir na atmosfera. Barreiras, na Bahia, por exemplo, possui índice de oito por cento, mesmo fato com Paraná, em Tocantins, entre outros municípios brasileiros.
Por Renato Duarte Plantier