Cratera Gigante

Há cerca de mais ou menos 2100 anos, um choque devastador da Terra com um meteorito provocou a criação da maior cratera existente na sua superfície, identificada por um grupo de especialista em geologia da África do Sul.
A catástrofe natural foi de uma grandeza tal que mesmo com todo este tempo passado, até hoje é nitidamente perceptível a visualização do choque mais forte com o chão. Essa maravilha natural é a fantástica cratera Vradevort, localizada no estado sul-africano de Free State.

Cratera

Magnitude do Estado Físico

Além de ser a maior cratera já descoberta em diâmetro e profundidade, parece também que a cratera de Vradevort é a mais antiga já descoberta. Os pesquisadores da Universidade de Witwatersland já têm em mãos o pronunciamento confirmado do acontecido há dois mil anos atrás: uma enorme e gigantesca colisão cósmica com um grande meteorito provocou a abertura de uma cratera de diâmetro entre 250 e 300 quilômetros, superando Sandbury, no Canadá e de Chicxulub, no México, mais precisamente na Península do Yucatán, cratera esta que quando do acontecimento, afetou grande parte da vida sobre a terra, devido às mudanças climáticas decorridas pelo choque, por volta do ano 1000 depois de Cristo.

Antiga

Provas Naturais

Com as análises da equipe de geólogos da Universidade responsável pelo estudo da cratera, é claro que nenhuma atividade geológica conhecida nos dias de hoje poderia exercer tamanha força e deixar os detritos de minerais da cratera tão esmagados que se não fosse uma violenta colisão cósmica, cita o responsável pela pesquisa, doutor Uwe Reimold.

Conseqüências

A força com que o impacto ocorreu na época foi tamanha, que se comparada à densidade de pessoas e como o atual mundo se encontra, iniciaria um processo de destruição sem semelhantes na história, pois ergueria uma espessa e nociva camada de poeira, matando asfixiados todo o povo da região e das redondezas do continente, que sofreria grande devastação também pelo abalo sísmico que toda região sofreria, espécie de reflexo causado pela pancada do asteróide.

Patrimônio da Humanidade

Por se tratar de uma enorme fonte de conhecimento sobre a evolução do planeta e ainda ser a maior e uma das poucas formações destipo de fenômeno da natureza que ainda resiste ao tempo, a UNESCO declarou que a cratera de Vradevort virou patrimônio da humanidade.
A cratera ainda é um fenômeno raro que ainda está visível no planeta, de acordo com astrônomos, a Cratera de Vradevort é o que eles conhecem por Astroblema, que são eventos acontecido quando da formação do sistema solar, e que, em planetas com constante modificação natural, como a Terra, é dificílimo a erosão deixar nítida como é, a visão da paisagem, até mesmo por satélite. Segundo os astrônomos, essas formações só são expostas e se mantém bem vivas em superfícies com pouco movimentação e quase nenhuma água ou vento, para que o desgaste provocado por estas fontes não destrua o fenômeno.

Conhecimento

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *