A água subterrânea faz parte do ciclo hidrológico e do meio ambiente. Normalmente, as águas subterrâneas ficam localizadas em lagos, brejos ou rios, e alimentam seus níveis de base e o ecossistema aquático.
As águas subterrâneas variam seu estado em dias de chuva, ou seja, as águas fluem dos corpos de águas superficiais para água subterrânea, já na estiagem a direção do fluxo se inverte. É muito comum acontecer problemas ambientais com as águas subterrâneas e o grau de gravidade varia muito, sendo as suas principais categorias causadoras, a contaminação e super exploração.
É muito difícil detectar a poluição em águas subterrâneas e o monitoramento é muito demorado. Normalmente, só é possível detectar a poluição em águas subterrâneas quando ela aparece nos reservatórios de água potável.
A despoluição de águas subterrâneas além de ser demorado o seu custo é alto devido à alta tecnologia que precisar ser usada. Muitas técnicas foram desenvolvidas para recuperar ou conter esse tipo de poluição.