Poluição – Metais Pesados

Em grande maioria, os metais que podemos encontrar são de origem natural. Porém, recentemente, começamos a poder notar que novos elementos passaram a ser “implantados” pelos homens na categoria dos metais.

Estes tais metais provêm, normalmente, de resíduos que são descartados, deposição atmosférica, uso de agrotóxicos e agroquímicos ou, até mesmo, provêm de resíduos industriais e urbanos. Esses novos metais são conhecidos como metais pesados, e seu principal problema é que podem acabar por destruir alguns ecossistemas.

 

Alguns dos metais pesados, maiores efluentes e seus principais problemas:

 

Chumbo: lançados ao meio ambiente, normalmente por industrias de baterias automotivas e de reciclagem de baterias automotivas.

Os principais problemas relacionados ao homem são: alterações nos rins e  de fundo neurológico, tremores, epilepsia, perda da capacidade intelectual, problemas respiratórios e, também, anemia.

Os problemas do chumbo relacionados ao meio ambiente são: poluição dos solos, água e ar, com isso, também contamina os seres vivos e toda a cadeia alimentar.

 

Mercúrio: normalmente são lançados ao meio através da mineração e, a partir da eletrolise do sal, para se produzir cloro.

Os principais problemas que o mercúrio pode causar ao ser humano são: problemas no SNC (Sistema Nervoso Central), lesões no cérebro, perda da coordenação motora, dificuldades para falar, comer, ouvir, locomover-se, além de lesões no sistema endócrino e renais.

Poluição - Metais Pesados

Poluição - Metais Pesados

Problemas acarretados pelo mercúrio no meio ambiente: quando é absorvido por algum ser vivo, ele será acumulado durante toda sua vida e, facilmente, entra na cadeia alimentar. Assim, se uma vaca comer uma planta contaminada por mercúrio e, posteriormente, alguém comer a carne desta vaca, esta pessoa também será contaminada pelo mercúrio.

 

Cádmio: os principais efluentes de cádmio são a fundição e o refino de outros metais pesados, tais como zinco e chumbo. Alguns de seus derivados também podem ser encontrados em pigmentos, solda, baterias e reatores nucleares.

Alguns danos à saúde que pode ser causados pela contaminação por cádmio: altera o SNC (Sistema Nervoso Central), compromete os rins, pode causar problemas ósseos e respiratórios. Também é causador de doenças como câncer no pulmão, edemas pulmonares. Pode afetar o olfato, reduz a produção de glóbulos vermelhos.

Problemas que o metal pode causar ao meio ambiente: polui solos, água e lençóis freáticos, é acumulado por toda a cadeia alimentar.

 

Outros metais pesados: zinco e cromo.

 

Poluição dos solos devido a ocorrência de metais pesados: neste caso, os matais que mais nos preocupam são os que podem ser encontrados na forma solúvel. Assim, irão juntamente com a água da chuva, por exemplo, penetrar nos solos, chegando até às raízes das plantas e podendo também atingir o lençol freático, assim como foi dito acima, ao contaminar uma planta, o metal pesado passará a contaminar toda a cadeia alimentar se  for ingerida por algum animal.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *