Clima Amazonico

Muito conhecida por vários nomes que possui, como: Floresta Amazônica, Floresta Pluvial, Hiléia, Selva Amazônica, a Amazônia, floresta que ocupa grande parte da Bacia Amazônica e também da América do Sul, é considerada pela UNESCO, como um grande patrimônio da humanidade. Por ser uma região que abrange territórios que pertencem a nove países, a Amazônia tem uma extensão de sete milhões de quilômetros quadrados.

Amazonia

Amazonia

Grande parte das florestas está presente no Brasil, e os países que ela atinge compreendem a Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, além, é claro, do Brasil.

O nome da floresta, deriva da mitologia grega, onde o termo “amazonas” lembra as mulheres guerreiras, que na lenda antiga pertenciam a uma tribo, onde somente existiam mulheres. As crianças com sexo masculino eram assassinadas logo ao nascer. O clima em muitos anos atrás, na Amazônia, teve muita alteração entre clima quente e úmido e entre quente e seco, oscilando entre frio-seco também.

A umidade atingiu seu pico máximo no local há muito tempo atrás, aproximadamente a 7 mil anos! Falando ainda do passado climático da Amazônia, antigamente, o mesmo era semi árido, com algumas formações vegetais abertas, tendo muito cerrado e caatinga.

Clima

Clima

Na atualidade, esse mesmo cerrado existe em abrigos que ficam bem no interior da mata. O clima da floresta é principalmente equatorial, sendo quente e úmido, consequência devido à sua proximidade com a linha do Equador, tendo variações de temperatura muito baixas durante o ano.

A região tem uma quantidade de chuvas muito grande, com variações anuais de 1500 mm a 1700 mm, onde podem ultrapassar a 3000 mm, na foz do litoral do Amapá e rio Amazonas. Seis meses é a média de tempo que dura essa fase chuvosa.
Apesar desta época de chuvas ter sua grande distribuição no decorrer do ano, a região Sul do estado pode ter momentos com maior incidência também. Isso ocorre muito pelo fato que no Brasil predomina o clima tropical, tornando a floresta Amazônica, uma região climática com predominância de clima equatorial.

Também um fator que muda muito as temperaturas na Amazônia, são os ventos, que acabam afetando a região e por serem úmidos e quentes, provocam temperaturas altíssimas, seguidas por chuvas muito fortes. Geralmente provém da região Sudeste do país. Na época do inverno, as frentes frias possuem massas de ar quente, que vem muito da Linha do Equador.

Na região Oeste da Amazônia, ocorre variação de amplitude térmica no ano todo, chegando a mudar de 28 ºC principalmente no litoral do Pará, podendo atingir até 40 ºC.

Clima Amazonico

Clima Amazonico

O clima na região teve grande influência na formação e expansão da floresta Amazônica, pois sendo úmido e tropical, logo após o fim do período Cretáceo-Paleogeno e consequente extinção dos dinossauros, leva a crer que ela se formou durante o período Eoceno.

by Marcelo Marcolino

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *