A vegetação da Amazônia

A Amazônia é considerada por muitos como o “pulmão do mundo”, justamente pela extensa e densa vegetação que ela comporta, constituindo a maior floresta tropical do mundo. Com a floresta localizada na altura do Equador, diversos componentes criam a situação ideal para que a flora possa se desenvolver.

Dentro destes componentes, podemos destacar a ampla bacia hidrográfica da Amazônia, que eleva a umidade na região, juntamente com as chuvas constantes, uma vez que a região comporta altos índices pluviométricos. Além da umidade, as altas temperaturas, que assim se mantêm de modo mais ou menos constante ao longo de todo o ano, auxiliam a formar a peculiar vegetação que está presente na região.

Outro fator, que talvez seja o que mereça maior atenção, é justamente a composição do solo (em sua maioria plano e com baixas altitudes), que é considerado pobre, uma vez que é escasso em nutrientes, de modo que as plantas encontram certa dificuldade para crescer e se desenvolver plenamente. Caso a floresta sofra com o desmatamento, o reflorestamento se torna complexo, pois há facilidade do solo para a desertificação, uma vez que o solo é arenoso e pobre, se a vegetação original ali presente não for preservada.

A vegetação da Amazônia

A vegetação da Amazônia

As árvores da região amazônica (uma vez que a vegetação rasteira é pobre, a maioria dos exemplares são árvores), apesar da grande variedade de espécies, elas têm algumas características comuns, em decorrência dos fatores ambientais e climáticos. As árvores da Amazônia são formadas por espécies de árvores que possuem grande altitude, com troncos longos e copas fartas, com grande quantidade de folhas, o que faz com que pouca luz solar penetre na região próxima ao solo, o que impede a adaptação e o desenvolvimento da vegetação rasteira.

Algumas espécies de vegetação típica presente na Amazônia, que expressam as características destacadas acima, são: Seringueira, Pupunha, Piquiá, Inajá, Cedro, Paineira, Bálsamo e o Jatobá, além de bromélias e orquídeas, entre outras.

Quando observamos a vegetação amazônica, é impossível não atentar para os desmatamentos e queimadas que ocorrem na região, por ação tanto das madeireiras e dos agricultores da região. Ao preservar ainda muito de sua vegetação originária (diferente do que ocorre com a mata atlântica, por exemplo, que já foi desmatada na maior parte de sua extensão), as árvores grandes e altas características da floresta rapidamente se tornam alvo das madeireiras que vêm no cedro, por exemplo, um grande produto para comercialização.

Os agricultores, principalmente aqueles que se caracterizam pelo agronegócio, veem na floresta a possibilidade de expansão de seus negócios por terras ainda livres de agrotóxicos e outros poluentes.

A totalidade da vegetação amazônica comporta diversos exemplares, muitos ainda não catalogados e com propriedades desconhecidas. Deste modo, a floresta adquire importância para a biodiversidade do planeta, uma vez que muitas espécies se desenvolvem somente lá, em decorrência de suas condições ambientais e climáticas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • este site é muinto interesante

    cleomayra 12 de junho de 2013 0:48
  • eu esto fazendo um trabanho sobre amozonia

    sara 10 de novembro de 2013 15:20
  • HUHUUUUU VALEU MUITO OBRIGADO FUI

    rodrigo 2 de abril de 2014 19:47
  • falando tudo sobre a amazonia

    francisco 8 de setembro de 2014 22:24
  • falando tudo sobre amazonia

    francisco 8 de setembro de 2014 22:25
  • AFS TENHO QUE ESCREVER ISSO TUDO

    DANIEL 5 de maio de 2019 17:58
  • beemm masssaaa povo

    karen 14 de maio de 2019 12:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *