Erosão nada mais é do que um processo natural que faz parte da evolução do relevo do planeta, é consistido basicamente em:
-desagregação do solo,
-transporte de partículas, desagregadas pela água,
-e por fim deposito de partículas nas áreas mais baixas da paisagem, são exemplos dessas áreas as várzeas e os rios.
Alguns Tipos De Erosão:
– Eólica: Se relaciona, como o próprio nome já diz com as forças do vento, o mesmo acaba por exercer uma pressão no solo, afetando-o em uma determinada região. Se esta região não estiver fixada, através de raízes, ou argila por exemplo, acabará por entrar em movimento com facilidade, ocorrendo a erosão eólica.
– Erosão hídrica: Tipo “splash”: quando o principal impacto é causado por gotas de chuva;
– Tipo laminar: Quando apenas uma pequena camada do solo é removida através do caminho que a água da chuva faz.
– Tipo “em sulgos”: Ocorre em locais íngremes, onde a água da chuva sempre irá correr para o mesmo lugar. Assim formam-se vários sulgos maiores do que no caso da laminar e mais profundos no solo.
-Em barrancos: Ocorre quando a água se acumula por longo tempo e assim corta o solo, fazendo grandes cortes que podem chegar até aproximadamente 30 centímetros de profundidade.
Dentre outras causas essas são as mais conhecidas por causarem erosão dos solos.
Existem as áreas conhecidas por “badlands” que são locais onde ocorrem todos os processos de erosão juntos, causando grandes problemas, como por exemplo deslizamento de terras. Normalmente ocorrem em solos rochosos, onde as vegetações tem maiores dificuldades para se desenvolverem.
Mas, em contrapartida, os processos de erosão são muito lentos, em sua maioria costumam evoluir, algo em torno de poucos centímetros ou as vezes até mesmo alguns milímetros em grande intervalos de tempo, como em cem anos por exemplo, além de que mais de 85% dos casos de erosão são apenas temporários. Mesmo assim não deixam de ser causos preocupantes e perigosos.
Alguns Dos Fatos Que Podem “Mudar o Ambiente” Da Erosão:
– Vegetação: Quanto mais rica for uma área em vegetação, menor as chances de se ocorrerem erosões, pois a vegetação possui raízes e as mesmas se ligam ao solo deixando-os mais firmes, dificultando a ocorrência de erosões.
– Mudanças climáticas: As mudanças climáticas facilitam a ocorrência das erosões, pois acabam por enfraquecer os solo. Elas acabam por causar muito mais chuvas.
– Fogo: O fogo, até mesmo queimadas naturais por exemplo acabam por facilitar a ocorrência de erosões. Ele desmata a vegetação local e, como já foi citado, a vegetação previne o solo de erosões. Além disso, o fogo deixa o solo mais seco, facilitando também a ocorrência das erosões.