Hoje em todos os lugares escutamos falar de como é importante cuidar do nosso meio ambiente e de como a fauna e a flora estão ameaçadas. E como atitudes simples podem realmente mudar o mundo onde vivemos. Mas será mesmo que alguma coisa está sendo feita?
Muitas propagandas criativas e interessantes são veiculadas na televisão. Vemos cartazes e o tema aparece até mesmo nas telenovelas. Mas o que precisamos é falar menos e fazer mais. Precisamos de uma força tarefa para mudar o quadro da nossa sociedade.
A começar pelas crianças, que são o futuro da nação, elas precisam aprender desde pequenas como fazer algo para conservar o mundo onde vivem. As escolas deveriam ser obrigadas ter uma disciplina de educação ambiental, pois são conhecimentos que a criança levará para a vida e também terá opiniões mais bem formuladas e consistentes em relação ao tema. Porém o que vemos são políticos que apenas prometem projetos para conservar a natureza. A culpa infelizmente é dos dois lados, do setor público e também do cidadão que esqueceu o que é cidadania.
Entretanto, o que precisamos é falar menos e fazer mais. Precisamos de uma força tarefa para mudar o quadro da nossa sociedade. A começar pelas crianças que são o futuro da nação. Elas precisam aprender desde pequenas como fazer algo para conservar o mundo onde vivem.
As escolas deveriam ser obrigadas a ter uma disciplina de educação ambiental, pois são conhecimentos que a criança levará para a vida e também terá opiniões mais bem formuladas e consistentes em relação ao tema. Porém, o que vemos são políticos que apenas prometem projetos para conservar a natureza. A culpa infelizmente é dos dois lados, do setor público e também do cidadão que esqueceu o que é cidadania.
Principais Causas Das Agressões Ambientais
Os profissionais especializados em meio ambiente informam que as principais causas de agressões ao ecossistema se originam de crises econômicas, políticas e até mesmo culturais. A sociedade, de uma maneira geral, ainda não mantém como prioridade a defesa do ambiente em que vive, talvez, por desconhecimento do que essa atitude poderá acarretar em um futuro próximo.
Em algumas comunidades, como por exemplo, a sociedade indígena, sempre houve uma preocupação com a preservação dos ecossistemas, ao contrário das grandes metrópoles que só recentemente o homem percebeu a importância de ter um ar mais puro e menos poluído com gases de veículos e fábricas.
Porém, ainda há empresários que querem a todo custo ter um lucro em um pequeno prazo, e por isso prosseguem poluindo o ar, os rios e mares com suas indústrias, sem se preocuparem com a preservação dos ecossistemas. Tanto a poluição atmosférica quanto a dos oceanos podem trazer graves danos à saúde da população, pelo grande número de enfermidades que podem causar.
Subdivisões Da Biodiversidade
Segundo profissionais especializados em ecossistemas, a biodiversidade que significa, de uma maneira geral, a vida sobre o planeta Terra, pode ser classificada em três subdivisões para ser melhor compreendida por todos:
- Diversidade ecossistema
- Diversidade específica
- Diversidade genética
De acordo com especialistas, a genética ou diversidade intraespecífica, como o próprio nome já diz, tem relação com a grande variedade de genes que uma determinada espécie possui. A diversidade específica corresponde àquela que existe nos seres vivos de origem vegetal e animal, e a diversidade ecossistêmica é aquela que corresponde aos vários ecossistemas que existem no planeta Terra.
De acordo com pesquisadores, o Brasil é um país que apresenta a biodiversidade mais rica, com milhares de micro-organismos, animais e espécies de vegetais. Um exemplo conhecido no mundo inteiro é a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal, que são consideradas riquezas naturais, pois, possuem uma grande biodiversidade com uma infinidade de espécies brasileiras. Por isso, devemos preservar toda essa riqueza ambiental.