O fim do lixo plástico é um grande problema para quem defende um mundo melhor, uma vez que o produto demora a se degradar e acaba poluindo o ambiente por um longo tempo.
Segundo dados recentes sobre lixo e reciclagem, no mundo são consumidas cerca de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos, divididas em 36,8 milhões na Europa e 5 milhões no Reino Unido, sendo que esse valor pode ser acrescido de 4 por cento a mais a cada ano.
Os plásticos podem ainda ser divididos em grupos, pois há pelo menos 50 tipos diferentes. As garrafas de refrigerante, por exemplo, não representam um problema porque podem e devem ser recicladas.
Como foi dito anteriormente, a maioria dessa tipologia de plástico não é biodegradável, o que significa que somente depois de um longo tempo esse material será decomposto pelo meio ambiente.
Os efeitos nocivos do plástico não param por aí, pois para fabricá-los é necessária uma quantidade significativa de combustível fóssil, o que representa de 3% a 4% do petróleo produzido por ano para a fabricação de plásticos.