Tratamento da Água

A água potável é, como todos sabemos, a água que é própria para beber; esta água deve ser, em todas as ocasiões, incolor, inodora e sem sabor algum – mas todos bem sabemos que é muito difícil encontrar este tipo de água saindo de nossas torneiras.

O tipo ideal de água para consumo humano é obtido através do processo de tratamento da água. Este processo não é feito apenas por agentes químicos: existem, também, etapas físicas neste tipo de tratamento, para que ele seja completamente efetivo.

Tratamento da Água

Tratamento da Água

O tratamento feito em estações de tratamento de água é composto por sete diferentes etapas, cada uma com seu valor e função específica, para que a água das torneiras tenha a melhor qualidade possível.

Primeiro vem a coagulação. Como o próprio nome sugere, esta etapa é responsável por aglomerar os componentes sólidos da água – como, por exemplo, argila – para que eles possam ser retirados de maneira efetiva. Para que isso ocorra, é colocada na água uma determinada quantidade de sulfato de alumínio, que então faz “coagular” as partículas sólidas, que passam, então, pelo próximo processo, a floculação, onde a água, com os resíduos sólidos já coagulados, é depositada em tanques maiores, para que estes coágulos formem massas maiores: os flocos.

Tratamento da Água

Tratamento da Água

Depois, ocorre a decantação simples: a água é deixada parada, para que os corpos sólidos, e outros componentes de massa mais pesada caiam para o fundo da água, e esta possa ser, depois desse repouso, filtrada – que é o quarto processo: a filtração.

A água é filtrada, para que os resíduos liberados na coagulação, floculação e decantação sejam retirados da água de maneira total – as impurezas menores também ficam retidas no filtro.

Depois de filtrada, ocorre a desinfecção, onde ozônio ou cloro são aplicados na água, para que ela perca as bactérias e micro-organismos que possam causar doenças em seres humanos, animais e plantas.

Quando já desinfetada, à água é adicionado flúor, para que a própria água que sai das torneiras possa evitar cárie.

Tratamento da Água

Tratamento da Água

Por fim, é corrigido o Ph da água, por meio de aplicação de cal hidratada ou carbonato de sódio, dependendo do nível de acidez da água. Isso evita que ela tenha o Ph errado, e também preserva os canos e tubulações pelos quais ela passa para chegar às nossas casas.

O processo é longo, e requer muito cuidado – afinal, a responsabilidade de cuidar da limpeza e pureza da água consumida por milhões de pessoas todos os dias é tarefa árdua

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *