Acidentes Ambientais

Infelizmente, se tem notícias de muitos acidentes ambientais, porém, ao longo dos anos, alguns deles, pela dimensão dos estragos que cometeram,se destacaram. Veja alguns dos exemplos de acidentes ambientais!

Era 1976, quando os olhos do mundo se voltaram para a Itália, mais precisamente para a cidade de Seveso. No dia 10 de julho de 1976, aquela cidade italiana que até então, pouco se tinha ouvido falar, chamava a atenção porque uma fábrica liberou quilogramas da dioxina TCDD no ar. A quantidade do gás poluente foi tão grande que afetou praticamente toda a região da Lombardia, atingindo de Milão ao lago de Como.

O resultado desse acidente ambiental foi 3 mil animais mortos, 7 mil foram sacrificados por conta da contaminação e pelo menos 193 apresentaram cloracne, entre outros sintomas, depois desse episódio.

Acidente Ambiental Nos Estados Unidos

Três anos depois do acidente ambiental da Itália era a vez dos Estados Unidos sofrerem com problema semelhante. No dia 28 de março de 1979, aconteceu um acidente em Three Mile Island em uma usina nuclear. O acidente foi ocasionado por um erro operacional, causando uma falha no equipamento.

Uma série de problemas foram sendo desencadeados pela falha no funcionamento na usina nuclear e o resultado final foi que gases radioativos chegaram até a atmosfera, chegando a atingir 16 quilômetros das proximidades da usina. As pessoas dessas áreas só foram retiradas dois dias depois do acidente ambiental.

Acidente Ambiental Provocado Pela Petrobrás

No dia 24 de fevereiro de 1984 foi detectado um vazamento de gasolina em um dos oleodutos da Petrobrás, em Cubatão. O acidente ocorreu por falha operacional e pelo menos 700 mil litros de gasolina foram espalhados nas proximidades. Alguns moradores, pensando em vendê-la, fizeram a coleta e guardaram o produto em casa.

Para piora a situação e a gravidade do acidente ambiental, a maré fez com que a gasolina se espalhasse ainda mais, o que acabou provocando um incêndio de grandes proporções. A tragédia terminou com 93 pessoas mortas, mas um número, extra oficil fala em 500 vítimas. Esse número é baseado em crianças cuja família não reclamou o corpo, mas não voltaram a escola depois do acidente.

Acidentes Ambientais: Índia, Rússia e Alaska

Na Índia, a tragédia conhecida como de Bhopal aconteceu no dia 3 de dezembro de 1984. Uma empresa dos Estados Unidos deixou que 40 toneladas de gases tóxicos vazassem. Esse acidente ambiental é considerado até hoje o mais grave da história.

Pelo menos 500 mil pessoas ficaram expostas ao gás, na sua grande parte, que eram funcionárias da fábrica, sendo que 27 mil morreram em consequência desse acidente ambiental. Além de 150 mil pessoas que de alguma forma, ainda vivem sofre o efeito da contaminação provocada pelo acidente, dessas, 50 mil não puderam voltar a trabalhar.

Depois do acidente ambiental na Índia, a fábrica ficou abandonada e os seus donos não providenciaram a retirada dos restos, deixando ainda rastros de contaminação no local.

Na Rússia, o acidente ambiental aconteceu no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil. Como acidente nuclear, é considerado o mais grave de todos. A nuvem de radioatividade que foi formada chegou a atingir até mesmo outros países, Reino Unido, Escandinávia e ainda parte da Europa Ocidental.

Segundo relatório sobre o acidente ambiental produzido pela ONU, pelo menos 56 pessoas morreram em consequência a contaminação da usina e 9 crianças tiveram câncer da tireoide. Os números da ONU são contestados pelo Greenpeace, segundo o estudo feito por eles, pelo menos 30 mil pessoas morreram de câncer por conta do acidente de Chernobyl.

No Alasca , o acidente ambiental aconteceu no ano de 1989 em um navio petroleiro, da empresa Exxon. O navio se chocou na costa do Alasca e como estava carregado com petróleo, o impacto fez com que 260 mil barris fossem parar no mar. Esse óleo atingiu praticamente toda a região e a fauna da mesma. Foram perdidos 250 mil pássaros, 250 águias, 2.800 lontras marinhas, bilhões de ovas de salmão e 22 orcas.

Para limpar toda essa sujeira foram gastos 2,5 bilhões de dólares.

Acidente Ambiental No Rio de Janeiro

Mais uma vez a Petrobrás se envolveu em uma acidente ambiental. O acidente aconteceu no dia 18 de janeiro de 2000, quando mais de um milhão de litros de óleo foram derramados na baía e Guanabara. O pior estava por vir, porque no mesmo ano, aconteceu mais um acidente, no mês de julho, 4 milhões de litros de óleo cru foram derramados na refinaria de Araucária. A poluição chegou a atingir a área de proteção ambiental de Guapimirim, foram perdidas muitas espécies de flora e fauna e gerou-se um grande prejuízo econômico para as família que viviam na região afetada.

Acidente Ambiental Na Espanha Em 2002

No dia 13 de novembro, na região da Galícia na Espanha, uma grande parte do carregamento de óelo da “Prestige” se espalhou no mar da região, depois de naufragar. Ao todo foram 11 milhões de litros de óleo, atingindo 700 praias da Espanha e matando mais de 20 mil aves.

Acidente Ambiental No Golfo Do México Em 2010

Onze pessoas foram vítimas da explosão que aconteceu na plataforma de petróleo que estava no Golfo do México. O acidente aconteceu no dia 20 de abril de 2010. Além das mortes, a explosão jogou no mar mais de 4 milhões de barris de óleo.

O acidente ambiental do Golfo do México é considerado o pior da história dos Estados Unidos. Os prejuízos foram grandes.

Além dos 11 funcionários que estavam na plataforma e morreram, os 750 milhões de litros de óleo e mais 6 milhões de litros de dispersantes químicos no mar, fizeram com que mais de 400 espécies de tartarugas entrassem para a lista de animais em risco de extinção. Porque a grande parte delas foram contaminadas e mais outros animais, como os golfinhos.

Calcula-se que foram gastos para fazer o serviço de limpeza 1,5 bilhões de dólares. O desastre ambiental no Golfo do México entrou para a lista dos maiores do país e também o mais caro.

Esses são só alguns exemplos, de maior gravidade, de acidentes ambientais. Vários outros, de menor porte, foram e são registrados ao longo do tempo. Sem falar na poluição provocada por algumas fábricas e empresas, que não fazem a menor cerimônia, em por exemplo, jogar detritos tóxicos nos rios próximos a sua sede.

Um acidente ambiental acontece quando há um empreendimento ou até mesmo um desastre natural, que direta ou indiretamente faz com que substâncias nocivas ou perigosas ameacem o Meio Ambiente ou a Saúde Pública. Este tipo de acontecimento disturba o equilíbrio da natureza e leva a prejuízos econômicos.

Exemplos de acidentes ambientais que são provocados por um desastre natural se originam de vulcão, ciclones, raios, etc. Porém, na maioria dos casos, o responsável pelo acidente ambiental é o homem, através dos chamados acidentes “tecnológicos”.

Os acidentes mais comuns são: derramamento ou vazamento de produtos químicos em rios, incêndios, explosões, colisões e descarrilamentos. O resultado poderá ser mais grave ou menos grave, de acordo com os seguintes fatores: a quantidade do produto poluente, a sensibilidade do local de ocorrência, as características climáticas e a eficiência no combate.

Um acidente ambiental pode provocar: contaminação dos recursos hídricos e do solo, poluição do ar, danos à flora e fauna, danos à saúde humana, destruição do ecossistema, entre outros problemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *