Lixo e Cidadania: Cuidados com Descarte do Lixo Evitam Enchentes e Tragédias

Quando assistimos àquelas inúmeras reportagens sobre enchentes e deslizamentos no começo do ano, durante as chuvas de verão, que provocam verdadeiras catástrofes em inúmeras cidades brasileiras, é difícil de acreditar que muitas dessas tragédias poderiam ter sido evitadas e vidas poupadas caso a população tivesse um pouco mais de educação e cidadania, procurando descartar o seu lixo em locais apropriados, em especial material que poderia ser reciclado e entulhos.

Coleta

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, somente na cidade de São Paulo (SP), em 2010, foram retirados dos córregos que cruzam a cidade, pelo menos 180 mil metros cúbicos de entulho, quantidade que encheu a caçamba de 30 mil caminhões. Somente no Rio Tietê, um dos mais poluídos da capital paulista e que recebe diariamente toneladas de lixo e entulho, foram retirados mais de um milhão de metros cúbicos de sujeira, composta pelos mais variados dejetos, como: sofás velhos, veículos, aparelhos de TV, geladeiras, animais mortos, fogões, entre muitos outros.

Esses itens descartados de forma irregular são os maiores responsáveis pelos transbordamentos no rio Tietê, provocando situaçãoes de destruição e mortes, como as que ocorreram na capital paulista em janeiro deste ano.

Um dos casos mais recentes de falta de cidadania ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. No dia 30 de julho, o córrego Tanquinho, que corta duas favelas da cidade, ficou entupido de objetos e lixo descartados por ex-moradores das comunidades, que foram remanejados para um novo conjunto habitacional, e, como iriam para casas novas, ao invés de descartar a antiga mobília, resolveram jogar no córrego mesmo.

Reciclagem

Resultado: a água cinza-esverdeada do córrego Tanquinho ficou abarrotada de sofás, peças de roupa, aparelhos de TV, entre outros – o que serviu para deixar o córrego ainda mais poluído. A notícia foi publicada no site de notícias Uol e gerou uma grande discussão a respeito de lixo e cidadania. Na maioria dos comentários as pessoas reprovaram maciçamente a atitude dessas famílias.

Dessa forma, para evitar tragédias futuras, não se pode se preocupar com as enchentes somente durante a temporada de chuvas de verão. Você deve ter muito cuidado onde descarta o seu lixo, para que esses detritos não sejam levados para rios e córregos durante as chuvas, aumentando o seu nível de água e culminando com as tristes enchentes, capazes de destruir casas e o fruto do trabalho de uma vida inteira.

Fique atento para alguns cuidados que todas as pessoas devem ter para descartar o lixo comum:

Em geral, as prefeituras recomendam que os sacos de lixo sejam depositados do lado de fora de casa para a coleta, no máximo duas horas antes da passagem do caminhão, para evitar que animais de rua furem os sacos e deixem resíduos na calçada.

Descarte

Em algumas cidades, como a capital paulista, os moradores devem ter um cuidado ainda maior com o horário, pois quem depositar os sacos de lixo fora do horário pode pagar uma multa de R$ 50,00. Além disso, a Prefeitura de São Paulo prevê uma punição de até R$ 12 mil para pessoas que depositarem entulho em locais inadequados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *