Muito comum na região do Mediterrâneo, o alecrim é um arbusto que pode atingir cerca de cinqüenta centímetros até dois metros de altura. É comumente utilizado na culinária, através do preparo de carnes, como em churrasco, onde é colocado junto ao carvão, espalhando um agradável cheiro no ambiente.
Seu uso na medicina também é comum, ajudando a cura de enfermidades como febre, problemas respiratórios, estomacais, além de ser utilizado como relaxante muscular e estimulante do corpo e do cérebro. O chá feito de alecrim pode ser usado para enxaguar os cabelos, tornando-os mais brilhantes. As celulites e as dores no estômago podem ser amenizadas com compressas feitas de seu chá.
Apesar de todos os seus benefícios, algumas precauções devem ser seguidas. Seu uso na gravidez não é recomendado, assim como pessoas que sofrem de epilepsia não devem ingerir. O consumo exagerado do alecrim também pode causar gastroenterites, que é uma inflamação da mucosa no tubo do estômago ou nefrites, que é uma inflamação no rim.
Por Tainá.