Fungos

Por longo tempo os fungos eram considerados como parte integrante da classe dos vegetais, mas no ano de 1969 eles passaram a ter seu próprio reino, cujo nome é reino fungi, sua nova classificação. Os fungos também são popularmente conhecidos por outros nomes como bolor, mofo ou ainda cogumelo, pela sua aparência. Eles são parte integrante de nossa vida diária, mesmo que não os estejamos vendo.

Fungos

Características

Os fungos são parte de um reino de organismos no qual não existe clorofila, sendo assim eles são heterótrofos. De maneira geral os fungos são filamentosos e também multicelulares, seu crescimento é geralmente apical, sendo que um simples fragmento hiláfico poderá originar uma nova formação micelial, desde que, quando destacado ele seja colocado em local apropriado. Suas estruturas reprodutivas são diferentes das vegetativas, fato este que constitui suas bases sistemáticas. Alguns fungos podem apresentar tamanhos microscópicos enquanto outros já são bem maiores como, por exemplo, os fungos e cogumelos que crescem facilmente em meio a madeira úmida ou mesmo no solo. Os fungos tem a capacidade de formar esporos que se dispersam por meio de uma simples corrente de ar, desta forma eles podem se depositar em vegetais, na água, no solo, no ser humano, em animais e mesmo em detritos diversos. A divisão do reino fungi se dá em filos, que são cinco: oomycota do qual fazem parte fungos aquáticos; zygomycota que são fungos terrestres; ascomycota compreendendo frutas, bolores vermelhos, verdes e amarelos; basidiomycota que são os carvões, cogumelos e ferrugens; e deuteromycota que são fungos penicillium.

Bacterias

Reprodução

A reprodução dos fungos se dá de três formas diferentes, em ciclos sexuais, assexuais e parassexuais. Na reprodução sexuada a culminância está na produção dos basidiósporos, no caso, basidiomicetos. Na reprodução assexuada o ciclo ocorre por meio de brotação, fragmentação  e posterior produção de conídeo. Reprodução parassexuada é aquela que se dá por fusão das hifas e posterior formação de heterocarion contendo núcleos haplóides. O ciclo parassexual é bastante raro, mas de suma importância para a evolução de determinados tipos de fungos.

Doenças

Nutrição

Neste aspecto eles tem duas categorias que são: saprófitas que se alimentam da matéria orgânica de origem animal e também vegetal, desde que esteja morta; já os parasitas podem viver dentro de organismos vivos ou ainda sobre eles, sejam vegetais ou animais, de onde retiram sua alimentação.

Utilização

Alguns fungos são de grande utilidade para os homens no setor industrial, por exemplo, a penicilina é feita a partir do fungo penicillium; o ácido cítrico e a progesterona se utilizam do aspergillus; e os queijos tipo camembert e roque fort tem sua maturação feita com o auxilio de fungos, eles também estão presentes o processo de fabricação de saque, um vinho feito a partir de arroz com o auxilio do fungo aspergillus orysae.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *