Muito Se Tem Discutido a Respeito De Sustentabilidade.
Dentro do conceito de sustentabilidade, a empresa tem um papel fundamental. Para exercê-lo, uma empresa tem que ser ecologicamente correta. Isso se dá através de medidas como, por exemplo, minimizar ou eliminar os danos causados pela fabricação de seus produtos.
Somente oito por cento de tudo o que é produzido, é reciclado. Com isso, não há espaço para se colocar tanto lixo. Com a reciclagem, poupa-se milhares de árvores, economiza-se energia e água, enfim, evita a degradação do meio ambiente.
A economia e reciclagem de papel, latas, embalagens, o uso racional da água e energia elétrica são atitudes sustentáveis.
Se cada pessoa agir dessa forma, ela vai propagar a sua volta mudanças de atitude em cada um.
Devido a degradação ambiental, já estamos vivendo alterações climáticas, que só tendem a aumentar com o passar dos anos se não mudarmos a maneira de pensar e agir.
A preocupação com o meio ambiente é mundial e cada vez mais as pessoas e empresas tomam medidas e fazem a sua parte para tornar a vida no mundo melhor do que é atualmente. Algumas atitudes estão virando tendência entre as empresas e uma delas é a busca das grandes indústrias de diminuir a emissão de gases estufa.
Outras adotam o “zero”, em que a meta ambiciosa é de conseguir reciclar todo o lixo produzido pela empresa. Isso, além de adotar o “transporte verde” para maior eficiência energética, que nasce com a produção dos carros elétricos.
Além das metas ambiciosas, pequenos gestos fazem a diferença e as empresas apostam neles, como evitar o uso do papel e tornar a comunicação interna 100% digital. Por puro marketing ou porque realmente estão preocupadas com meio ambiente, as empresas procuram cada vez mais soluções de sustentabilidade. São iniciativas que mudam o comportamento das pessoas e trazem bons resultados para o mundo.
Participação Das Indústrias Na Poluição Ambiental
Os especialistas em meio ambiente apontam que o desenvolvimento industrial e a ganância excessiva dos empresários, que cada vez mais constroem suas máquinas sem se preocuparem com a preservação do ambiente onde esses equipamentos foram instalados, causam uma série de enfermidades à população local.
As grandes indústrias visam somente otimizar seus lucros, com vários investimentos, sem levarem em conta a questão do meio ambiente, prejudicando, dessa forma, os ecossistemas que são de extrema importância para manter uma boa qualidade de vida às gerações futuras.
Se os empresários, em sua grande maioria, tivessem uma visão mais ampla do que é lucratividade, apostariam com certeza na manutenção do meio ambiente, contribuindo com causas ambientais que poderiam, no futuro, favorecer suas próprias empresas.
Eles economizariam com os gastos em assistência médica para os seus funcionários, por exemplo, pois com o ambiente preservado teriam uma melhor qualidade de vida. Cabe ao próprio ser humano contribuir de uma maneira definitiva para que o meio ambiente não sofra os desmandos da obtenção de lucro a qualquer preço.
Mundo Urbanizado Versus Meio Ambiente
A população mundial vive cada vez mais em um mundo industrializado, onde as grandes metrópoles tendem a se expandir, contribuindo para o progresso dessas nações. No entanto, esse desenvolvimento tem um preço.
Em virtude das novas tecnologias de ponta que estão sendo utilizadas em uma escala cada vez maior, as pessoas que estão muito envolvidas com novos equipamentos e aparelhagens industriais, acabam, em algum momento, se afastando de um mundo mais natural.
Nos grandes centros urbanos, os valores pontuais relacionados com o meio ambiente e sua preservação, têm pouco espaço na vida dos jovens que estão acostumados com a automatização de tudo o que precisam. Desse modo, ficam cada vez mais distantes dos ecossistemas naturais, desconhecendo o que precisam saber, de fato, para preservar o ambiente onde estão inseridos.