Área Urbana
Uma área urbana é caracterizada pela maior densidade populacional e os grandes recursos humanos, em comparação com outras áreas circundantes. As zonas urbanas podem ser cidades, vilas ou aglomerações urbanas, mas o termo não é comumente estendido para assentamentos rurais, tais como vilas e aldeias. As áreas urbanas são criadas e desenvolvidas pelo processo de urbanização. Medir a extensão da área urbana auxilia na análise da densidade populacional e expansão urbana, e na determinação das populações urbanas e rurais.
Ao contrário de uma área urbana, uma área metropolitana inclui não só a área urbana, mas também cidades-satélites, mais intervenientes terras rurais, que éão socioeconomicamente ligados ao núcleo urbano da cidade, normalmente por laços de emprego, através de movimentos pendulares, com o núcleo urbano da cidade sendo o principal mercado de trabalho. Nas áreas urbanizadas ocorrem núcleos, centros de atividades econômicas que contribuem para o desenvolvimento das cidades.
As grandes cidades são ímãs de pessoas, não é mesmo?! A maioria das pessoas quando se forma, sonha em ir para as cidades grandes, as capitais, para que consiga entrar no mercado de trabalho e ganhar mais. Porém, nem tudo são flores, não é mesmo?! As cidades grandes sempre têm os maiores índices de poluição e isso afeta muito a nossa qualidade de vida.
Hoje, nas grandes cidades, as pessoas levantam de madrugada para dar tempo de chegar aos seus trabalhos e também à faculdade, afinal o trânsito é um problema em qualquer via pública. Outra questão é que a alimentação é uma coisa que é deixada de lado. Come-se sem qualidade, sempre dando preferência aos alimentos mais gordurosos e com tempo certo para ficar pronta.
E o meio ambiente nos grandes centros urbanos? Somente algumas cidades investem em áreas verdes para lazer e para praticar esportes. Por isso, a qualidade de vida nessas metrópoles depende muito dos investimentos públicos.