Qual a Maior Trilha do Brasil?

Qual a Maior Trilha do Brasil?

Fazer trilha é uma maneira muito gostosa de se conectar com a natureza, sair da rotina da cidade grande, do trabalho e dos estudos, além de conhecer belezas naturais e criar momentos únicos com os amigos ou a família.

E para isso, existem várias trilhas espalhadas pelo país, algumas muito famosas, como a Ponta da Joatinga, em Paraty, a Travessia Petrópolis-Teresópolis, no Rio de Janeiro e o Trekking no Rio do Boi, na fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Mas você sabe qual é a maior trilha do Brasil? Ela exige muito desafio, pois passa por 5 estados, percorrendo 3 mil quilômetros!

Caminho da Mata Atlântica

Caminho da Mata Atlântica

Caminho da Mata Atlântica

Ela se chama Caminho da Mata Atlântica e vai do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Foi idealizada em 2012 pela ONG WWF Brasil durante o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), e contou com o apoio de órgãos estatais, o Ministério do Meio Ambiente, e de grupos locais com voluntários.

Todo o trabalho é feito por pessoas desejam preservar a Mata Atlântica e por quem apoia essa nobre causa, já que as florestas do Brasil sofrem cada vez mais com desmatamentos e queimadas.

Inclusive se você deseja ajudar, pode se inscrever no programa e agir como voluntário na trilha.

Essa é uma ótima oportunidade para você ir atrás de aventuras, curtir o ar fresco da mata, conhecer belezas naturais e ajudar uma boa causa, além de conhecer pessoas novas. É também uma ótima maneira de promover o turismo sustentável, não só da região, mas do país.

Esse projeto é pautado em quatro componentes primordiais, que são: a trilha em si, o fortalecimento da cadeia do turismo, o engajamento que é feito pelos grupos locais, e a enorme biodiversidade presente.

A megatrilha vai passar por várias áreas de conservação no estado de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ela começa no Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul e termina no Parque Estadual Desengano, no Rio de Janeiro.

A ideia de fazer essa trilha veio a partir da Appalachian Trail, que fica localizada no leste dos Estados Unidos. Ela conta com 3.500 quilômetros ao todo e passa por 14 estados diferentes.

A trilha brasileira é tão grande que vai demorar cerca de 30 anos até que ela esteja devidamente finalizada e sinalizada, mesmo com o apoio dos voluntários. Porém isso não é um problema brasileiro, já que outras experiências de porte parecido ao redor do mundo também demoraram mais ou menos o mesmo período de tempo.

A Trilha do Caminho da Mata Atlântica conta com espaços para possíveis pernoites, além de estruturas de apoio ao longo de todos os 3 mil quilômetros. E serão incluídos trajetos alternativos para perfis específicos de trilheiros, como por exemplo, os que vão de barco, a cavalo, de bicicleta, entre outros.

É importante ressaltar que a trilha não vai entrar em espaços privados, como fazendas de proprietários, grandes centros urbanos, áreas marcadas pela violência e terrenos sensíveis. Apesar de longa, o caminho será seguro para todos que desejarem se aventurar.

Dessa maneira, além da segurança, serão priorizados as áreas protegidas, os roteiros e as trilhas já existentes, o que inclui passagens por locais importantes e comunidades que demonstraram interesse no projeto.

A segurança, aliás, é um dos pontos essenciais na existência não só do Caminho da Mata Atlântica, mas de todas as trilhas. E após uma votação na internet, o uso de setas foi escolhido para demarcar todo o local.

Elas vão servir para guiar os visitantes, evitar processos erosivos, facilitar as ações de manejo, e também para impedir a criação de atalhos que podem ser perigosos. Todas as setas serão pintadas com tintas rústicas e com estêncil para ser usado na madeira.

Além das setas, serão usadas também pequenas placas em PVC e metálicas para informações, direções e regulação, e também fitas com o símbolo do Caminho.

Trilhas Famosas no Brasil

Se a trilha do Caminho da Mata Atlântica parece muito longa e desafiadora para você, abaixo estão separadas algumas outras famosas e tão bonitas quanto!

Portanto, faça sua mochila, separe sua barraca e se prepare para viajar, conhecer novos locais e desligar de todo o stress que a rotina nas cidades grandes pode trazer!

1 – Trekking do Vale do Pati – Chapada Diamantina

É considerada uma das mais bonitas da América do Sul!

Ela percorre uma área do belíssimo Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, passando por diversas paisagens incríveis, como vales, cachoeiras, vegetação de mata atlântica, montanhas, piscinas naturais, etc.

É um percurso longo e cansativo, cerca de 70 quilômetros, mas é uma aventura muito recompensadora, que você vai completar em até 8 dias. Será possível conhecer locais como as Águas Claras, a Cachoeira do Funil, o Poço Azul, a Cachoeira do Lajeado entre outros.

2 – Trilha do Ouro – Serra da Bocaina

É um dos mais interessantes e principais passeios do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Está localizado na divisória dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e foi construída por índios para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais.

A trilha tem 50 quilômetros ao todo, e um grau de dificuldade moderado. Dura cerca de 3 dias para ser percorrida por inteiro.

Você conhecerá lindos locais históricos, como as cachoeiras dos Veados, a das Posses e a de Santo Izidro, além de passar por fazendas centenárias e as ruínas de um antigo engenho de cana de açúcar.

3 – Travessia dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Os Lençóis Maranhenses é uma das áreas brasileiras mais conhecidas e ricas em paisagens naturais do país, e a travessia de cerca de 30 quilômetros com certeza vai agradar quem busca por uma boa aventura.

Você conhecerá as lagoas da Gaivota e Bonita, o Rio Preguiça, as altas e extensas dunas, o povoado de Atins, além de poder dormir na casa de nativos da região e conhecer de perto a cultura local.

Para percorrer o parque inteiro, demora uma média de 4 a 5 dias, com um grau moderado de dificuldade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *