Cachoeiras do Brasil
O Brasil é um país que não se pode negar que é muito conhecido no mundo pelas suas belas paisagens e belezas naturais. É claro que em um primeiro momento, o turista estrangeiro pode pensar no nosso país exclusivamente como uma nação praiana, isso por causa da sua imensa costa litorânea que conta com mais de 10 mil quilômetros de extensão, no entanto, em uma nação com a dimensão da nossa, de um tamanho continental praticamente, é muito claro que se terá muito mais do que praias por aqui, as nossas belezas naturais são inúmeras. Isso se prova nas mais diversas belezas que se encontram no interior do Brasil, nos estados mais distantes dos litorais, essa beleza também se destaca e muito. A fama do Brasil ser o país das belas praias, o país da bossa nova, o país do samba, coisas que segundo a visão internacional estão muito ligadas ao estado do Rio de Janeiro, também contribuiu muito para que essa fama brasileira se estabelecesse em terras internacionais, afinal o Rio de Janeiro foi grandemente “vendido” mundo afora como um gigante cartão postal e um gigante atrativo de turistas.
A verdade é que definitivamente não foi à toa que isso aconteceu, pois temos muitos locais no país que se igualam e em algumas opiniões até ultrapassam a beleza do Rio de Janeiro (lembrando que opiniões são individuais e cada pessoa tem as suas preferências pessoais), mas o que acontece é que o Rio de Janeiro teve muito destaque como cidade principalmente, durante o período de formação e constituição da nação brasileira, isso se intensifica quando voltamos as atenções para o que era passado do Brasil para o mundo fora do nosso país. O ponto é que a capital carioca foi a capital do Brasil em sua época de colônia, posteriormente foi a morada de ninguém mais e ninguém menos do que a família real portuguesa quando eles vieram para o Brasil, em seguida foi a capital da república e com isso, ano após ano, o nosso país ficava conhecido mundialmente como o país das belas praias, porém sabemos que o Brasil é muito mais que isso e a internet foi uma das coisas mais importantes para mudar essa visão e divulgar outros pontos turísticos brasileiros muito interessantes, com isso o turismo se desenvolveu muito mais, em especial criando fluxo de pessoas em regiões que não eram tão visitadas assim anteriormente.
É inegável que o ecoturismo cresceu muito nos últimos anos e uma boa parte do seu crescimento poderia ser atribuído tanto aos meios de comunicação e os canais digitais de divulgação, quanto aos conceitos de sustentabilidade que vem sendo cada vez mais reforçados a cada ano, com isso as cachoeiras entraram em rota de destaque para muitas pessoas, tomando um grande espaço dentro dos circuitos do turismo brasileiro. Um grande exemplo disso são as Chapadas, que são localizadas em regiões mais interioranas do país e que contam com inúmeras quedas d’água, essa são inclusive o seu grande atrativo. As cachoeiras brasileiras são belíssimas, você pode encontrar de todos os tipos, cores, formatos, tamanhos, alturas, etc. A escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das 7 maravilhas naturais do mundo fez também crescer o destaque para esse tipo de turismo no Brasil, por mais que esse atrativo natural esteja em um área de fronteira entre países e que pertença dos territórios brasileiro e argentino, o Brasil também foi beneficiado desse novo título, o que fomentou ainda mais o nosso turismo nacional, já que muitas vezes os turistas que vão até lá, aproveitam a viagem também para conhecer outras belezas naturais brasileiras.
Cachoeiras Brasileiras – Quais São as Mais Altas?
Existem algumas cachoeiras que merecem ser citadas aqui quando estamos falando das mais altas, já que elas são destaque pela altura da sua queda d’água. Essas cachoeiras estão distribuídas em lugares bem diversos do Brasil e por isso é bem legal falar sobre elas em um esquema de listinha, para que vocês possam ver e avaliar qual dentre todas elas, está mais próxima de você, qual é mais pratica para que você possa ir fazer um ecoturismo por lá, etc. Por isso a seguir vamos falar dessas cachoeiras colocando-as em primeiro, segundo, terceiro lugar em relação a sua altura, atente-se para o fato de que nós não estamos falando sobre a altitude aqui, apenas sobre a altura que vai da base da cachoeira a até o seu topo, que é o ponto de topo da queda de água. Faremos um breve resumo sobre algumas informações que sejam mais relevantes em relação a cada uma delas.
Cachoeira da Neblina
Em primeiro lugar nessa nossa lista temos a Cachoeira da Neblina, que nos encanta do alto dos seus 450 metros de altura da queda de água. Essa cachoeira está localizada no estado do Rio de Janeiro, mais especificamente na cidade de Guapimirim e está inserida dentro de uma área de preservação que é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Uma das coisas mais interessantes que podemos dizer sobre esse primeiro lugar é que em muitas listas que circulam pela internet essa cachoeira não é listada como a mais alta do Brasil, mas isso tem uma explicação, acontece que a sua altura somente foi medida e confirmada mais recentemente no ano de 2018, antes disso não se conhecia muito sobre o local e nem se sabia que ela iria do quase anonimato para a ponta da lista de mais alta cachoeira do Brasil. A cachoeira da neblina fica em uma parte mais alta da serra e por esse motivo o acesso a ela era mais complicado, porém tudo deu certo e alguns estudos sobre ela já foram realizados. Ela está na nascente do Rio Soberbo.
Nascente ao Norte do Rio Cotingo
Essa queda de água tem a altura de 375 metros e apesar de não ser mencionada também em algumas listas, ela está localizada no famoso Monte Roraima, que por sua vez fica no território do estado de Roraima. O seu próprio nome já diz que o rio, o qual ela faz parte é o Rio Cotingo.
Nascente ao Sul do Rio Cotingo
Assim como a queda de água citada anteriormente, essa queda também está dentro dos limites do estado de Roraima e se trata de uma das nascentes do Rio Cotingo, no entanto, a sua caída de água é um pouco menor do que a outra, com cerca de 365 metros de altura, o que também não é considerado pouco, mas faz com que ela entre em terceiro lugar aqui nessa lista. Essa cachoeira também está dentro da região do Monte Roraima.
Cachoeira El Dourado
Essa queda de água está localizada dentro do estado do Amazonas, mais especificamente na cidade de Barcelos, a sua região tem o nome de Serra do Curupira e a sua altura é de 353 metros que são medidos desde a sua base a até o seu topo de queda. Um outro nome popular pelo qual a cachoeira é conhecida na região é de Cachoeira do Pai nosso, então se for até lá pode procurar por um dentre os dois nomes.
Cachoeira da Fumaça
A cachoeira da Fumaça é provavelmente a mais popular dentre todas as que foram citadas aqui, afinal ela até agora é a que recebe o maior número de turistas, principalmente pela sua localização ser mais popular. Ela fica na região da Chapada Diamantina, que por sua vez está dentro dos limites do estado da Bahia, essa é uma área com muitas cachoeiras, rios, grutas, cavernas, etc., que é considerada uma das mais bonitas de todo o Brasil. Esse destino não é tão popular quanto o litoral baiano, que é foco do turismo internacional, porém também merece o seu destaque e a sua atenção, principalmente devido as inúmeras opções de atrativos naturais diferenciados e únicos. A sua altura é de 340 metros e ela tem esse nome por causa da fumaça que quase sempre está presente ao redor da queda de água, essa fumaça se forma por causa do volume não ser tão abundante e da grande altura, somada a outros fatores que fazem uma parte de água evaporar antes mesmo de atingir o solo, formando o efeito fumaça, que nada mais é do que água evaporando.