Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia Da República Centro-Africana

A África é considerada um dos maiores continentes do mundo e apresenta uma das maiores regiões, com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados. Além disso, é considerado também o terceiro maior continente da Ásia, que ocupa cerca de 20% de toda a área do planeta Terra.

O continente africano é muito rico culturalmente, e apresenta também, uma enorme variedade de oceanos que o cercam como o oceano Atlântico, mediterrâneo e também o Oceano Vermelho e o Oceano Mediterrâneo.

Além disso, a África é também cortada por três paralelos, e mais da metade de todo o seu território se situa em uma zona de clima considerado intertropical.

O Relevo Da Região Centro-Africana

O relevo do continente africano é considerado de planaltos com poucas elevações, fazendo então com que haja um grande predomínio de grandes tabuleiros. Além disso, a altitude do continente é também considerada média, chegando a atingir cerca de 750 metros de altitude totais.

A região considerada mais central desse continente, juntamente com a região norte, apresentam em seus relevos, uma quantidade muito maior de planaltos, que também são muito erodidos. Esses planaltos também apresentam rochas que são consideradas extremamente antigas.

Cerca de 200 milhões de anos atrás, o continente africano era considerado parte do continente da América do Sul, e também de um continente muito grande chamado de Gondwana. A separação desses continentes aconteceu por meio da formação de um novo oceano, chamado de Oceano Atlântico e com isso, acabou acontecendo o processo de fazer com que o os outros dois continentes se mantivesse separado, levando a que os mesmos tivessem em sua memoria estrutural, uma certa formação geológica igual, mesmo que separados.

A região norte desse continente, apresenta também uma área muito mais plana e desértica, onde está localizado também um enorme deserto, o deserto do Saara, conhecido mundialmente, atingindo até a região do Mar Vermelho. Dentro do continente, existem grandes formações rochosas, mas a maior de todas elas, é chamada de montes Tibete, e é conhecida mundialmente, se tornando um lugar de grande procura de alpinistas, por exemplo.

Muito além do deserto do Saara, a região norte do continente também é o local onde fica situado a Cadeia do Atlas, próximo a região de Marrocos e também nas redondezas de Tunísia. A formação desse pico é considerada recente, quando comparada com outras estruturas milenares, e acaba atingindo de forma muito fácil mais de 4.000 metros de altitude total.

Um fato muito interessante é que próximo a essa região, se encontra no continente africano grandes reservas de petróleo e também alguns gases naturais. Além disso, essa região montanhosa é considerada de extrema importância para toda a geografia do continente como um todo, já que nessa região, os ventos úmidos poderão ser devidamente barrados, levando então ao que conhecemos como os rios temporários e sua constante formação em alguns períodos.

A Hidrografia Da República Centro Africana

Hidrografia Da República Centro Africana

Hidrografia Da República Centro Africana

A região africana é basicamente coberta por regiões com grandes desertos, fazendo com que a quantidade de rios nesse continente, seja considerada muito pequena. Porém, os poucos rios existentes são considerados de extremo tamanho e volume, principalmente pelo fato que de estão localizados em regiões consideradas mais tropicais e também nas regiões equatoriais. Existem também alguns rios que acabam cortando as regiões desérticas da África, fazendo com que seja possível para a população que vive ao redor das mesmas, sobreviver.

Caso os rios existentes não cortassem a região desértica do continente, a vida para a população dessa região seria inviável. Existem uma quantidade muito pequena de rios que acabam se destacando no continente, principalmente quando falamos de extensão e volumes de água.

O rio considerado mais importante e também conhecido de todo o continente africano, é sem sombras de duvidas o Rio Nilo, considerado o segundo rio de maior extensão em todo o planeta Terra, perdendo apenas para o rio Solimões- Amazonas.

Rio Nilo

Rio Nilo

O Rio Nilo apresenta um comprimento que supera os números de 6.500km, com sua nascente localizada aos arredores do Lago Vitoria, percorrendo então toda a região nordeste da África, até que finalmente deságua no mar.

Apesar de o Rio Nilo ser considerado o principal e mais reconhecido rio da África, é importante saber que existem outros que também são considerados de extrema importância para a sobrevivência do continente, como o rio Congo, um rio que fica situado na zona equatorial e que apresenta uma quantidade de água corrente muito grande. Esse rio, após percorrer o continente africano, se deságua diretamente no Oceano Atlântico, apresentando uma quantidade de vazão, que o torna o segundo maior de todo o mundo.

A África é um continente que apresenta também uma grande quantidade de lagos, muito profundos em sua maioria, e com uma extensão considerada grande. Geralmente, esses lagos acabaram sendo formado a partir de origens tectônicas, e também algumas movimentações vulcânicas e suas atividades, sendo a maioria dos lagos situada na região leste do continente africano.

O Clima Da República Centro-Africana 

Republica-Centro-Africana no Mapa

Republica-Centro-Africana no Mapa

Por ser um continente que caba sendo dividido de forma muito direta pela linha do Equador, a África acaba apresentando duas partes diferentes, que apresentam climas opostos. O clima dessa região é determinado quase que exclusivamente por dois fatores principais as altitudes baixas e também as latitudes baixas.

Geralmente, a região central do continente africano apresenta um clima médio, mas na região norte, é possível observar que o clima se apresenta um pouco mais diferente. A região central do continente sofre diretamente com o clima equatorial, se tornando então uma região com maior umidade e também com uma temperatura um pouco mais elevada.

A Vegetação Da República Centro-Africana

Vegetação Da República Centro-Africana

Vegetação Da República Centro-Africana

A vegetação em todo o continente africano, apesenta uma clássica relação do clima e seu reflexo, já que a diferença entre as vegetações se torna muito clara, quando compramos dois tipos diferentes de regiões, que não apresentam o mesmo clima. Assim, regiões onde o clima é considerado mais quente, é possível observar um numero muito maior de vegetação em suas variedades, principalmente quando falamos de regiões que apresentam um índice maior de chuvas.

A região desértica acaba sendo um oposto muito grande então desse tipo de vegetação, já que a quantidade de arvores e plantas nessa região é considerada muito menor, devido aos próprios problemas de clima e umidade da mesma.

Nos lugres onde a densidade é considerada menor, a formação de vegetação é considerada menor, fazendo com que se possa observar a formação de algumas savanas, sendo esse o tipo de vegetação mais comum em todo o continente africano, por diversos fatores, mas que sofrem influencia direta de seu clima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *