Tajiquistão
Esse pequeno país de 143000 km² fica na região da Ásia Central, muitas pessoas sequer ouviram falar dele, principalmente aqui no Brasil, ou sequer na América, mas a verdade é que as coisas por lá já foram muito turbulentas durante certos períodos, inclusive quanto a guerras internas que assolaram o país.
A população atual do Tajiquistão é de mais ou menos 9 milhões de habitantes, segundo dados de 2019, essa população que em sua maioria fala o idioma persa, sim o idioma persa que por lá também é conhecido apenas como tadjique, teve sua vida virada de cabeça para baixo na época da União Soviética, isso porque foi uma das nações anexadas ao império socialista, passando nesta época a se chamar República Socialista Soviética Tajique ou apenas RSS Tajique.
Após o fim da União Socialista Soviética, o que aconteceu no final do ano de 1991, o país por fim se viu livre das obrigações que tinha para com a Rússia e passou a ser independente, mas com essa independência que aconteceu sem muita experiência, vieram também muitos conflitos internos e por esse motivo o Tajiquistão, que nessa altura já tinha voltado ao seu nome original, sofreu por muitos anos com guerras internas. Mesmo com o colapso do sistema socialista o russo ainda é o segundo idioma mais falado no país até os dias de hoje.
Essa guerra civil que aconteceu no Tajiquistão foi bem longa e abalou muito as áreas sociais e econômicas da nação, ela durou 5 anos oficialmente, começou em 1992 e terminou somente no ano de 1997, no entanto, a paz foi estabelecida somente em 1999, ano em que por fim aconteceram as eleições para o governo do país. O governo russo mesmo após a dominação teve a sua influência em um lado da guerra, enquanto que o governo iraniano também influenciou um outro lado da guerra.
Somente após o fim dessa guerra foi que por fim esta nação conseguiu desfrutar de uma estabilidade política e interna, isso é claro se refletiu em muitas áreas da sociedade, tal como a economia, pois desde então houve um grande crescimento nos negócios, parcerias e exportações do país, que tem um grande potencial no comércio de commodities.
O ponto é que todas essas guerras e toda a situação que viveu o país na época da União Socialista Soviética, fizeram com que a sociedade se tornasse muito desigual economicamente falando, pois, muitos cidadãos do Tajiquistão passaram a viver em situações de extrema pobreza, a guerra civil prolongada também não ajudou em nada aqueles que já passavam por dificuldades.
Geografia do Tajiquistão
O país Tajiquistão como já foi mencionado é um país de pequenas proporções, ele inclusive é o menor país da Ásia central onde está localizado. Ele tem características muito parecidas com as nações que estão ao seu redor, que por sua vez são o Afeganistão, a China, o Quirguistão e o Uzbequistão.
É importante frisar que o país não tem nenhum contato com mares ou oceanos, ele é cercado por terra de todos os lados e inclusive ele possui exatamente o oposto de cidades litorâneas, que são muitas cidades de grandes altitudes e montanhosas. Para se ter uma noção a altitude média do país é por volta de 3 mil metros de altura, tendo picos que ultrapassam ainda mais esse valor.
Relevo do Tajiquistão
O Tajiquistão é um país considerado muito alto, isso por causa da sua altitude média mencionada anteriormente, que fica por volta dos 3 mil metros, no entanto, há alguns pontos do país que ultrapassam e muito essa altitude. Isso se deve ao fato de que essa nação asiática, mesmo sendo consideravelmente pequena, ela conta com muitas cordilheiras, o país como um todo é muito montanhoso, até mesmo nas suas regiões mais baixas.
Dentre as suas cordilheiras, algumas que valem a pena ser mencionadas são a Cordilheira Pamir e a cordilheira Tian Shan. A cordilheira Pamir é uma fusão de várias outras cordilheiras juntas, inclusive a Tian Shan que está bem na divisa com o Quirguistão, assim como também a Karakorum, Kunlun e ainda a Indocuche, elas todas formam o complexo Pamir, que está presente não somente no Tajiquistão, mas também adentra o território de outros países vizinhos, como o Afeganistão, chegando até a China, onde a cordilheira Pamir tem pontos ainda mais altos.
Apesar de dividir a cordilheira com países vizinhos, o centro das montanhas se encontra em território tadjique, ela está entre as cordilheiras mais altas de todo o mundo. A altura da cordilheira Pamir chega a passar os 7 mil metros de altitude, tanto em território Tadjique, quanto no território chinês, sendo composta ao longo de sua extensão por diversos glaciares e muita neve, inclusive um dos glaciares conta com mais de 200 quilômetros de comprimento.
Clima
O clima no Tajiquistão é considerado semi árido, no entanto, ele muitas vezes é classificado como semi árido frio, coisa que aqui no Brasil não estamos muito acostumados, o fato é que devido à grande altitude do país e das muitas cordilheiras que o cercam, ele acaba se tornando mais frio do que seria normalmente se fosse um país medianamente mais baixo, é o que se chama também de frio de altitude.
Quanto mais próximo os povos estão da cordilheira mais intenso e longo serão os períodos anuais de frio, uma vez que grande parte das montanhas permanece coberta de gelo e neve, pode inclusive acontecer nevascas nos entornos dessas regiões. O clima de montanhas prevalece principalmente na região na parte sudeste do Tajiquistão. Durante o verão pode fazer calor, mas nos inversos são geralmente muito intensos, além disso o clima é predominantemente seco, a umidade costume ser muito baixa.
Hidrografia
O Tajiquistão é um país sem acesso ao mar, no entanto, ele tem alguns importantes rios que cortam a nação, dois grandes exemplos de rios importantes na esfera social e na esfera política são os rios Amu Daria e o rio Panj. O rio Amu Daria é um grande rio asiático, por muitos ele é considerado o maior de toda a Ásia em sua porção central, ele é formado a partir do deságue de dois outros importantes rios, que são o rio Panj e o rio Vakhsh.
Para se ter noção da grandiosidade do rio Amu Daria vamos mencionar a sua extensão, ele tem aproximadamente 2400 quilômetros de comprimento, com pouco mais de 60% do rio sendo navegável. Esse rio é muito importante porque ele marca a região de fronteira entre dois países, são eles o Tajiquistão e o Afeganistão, ele define as linhas que foram traçadas de fronteiras entre essas duas nações. O Panj também está na fronteira entre o Afeganistão e Tajiquistão, ele também tem uma grande extensão, que chega a ultrapassar os 1000 quilômetros de comprimento, um de seus afluentes é o rio Wakhan.
Vegetação
A vegetação do Tajiquistão é uma típica vegetação de semi árido, com muita vegetação rasteira e quase nenhuma área de mata mais densa, uma parte do território é praticamente desértica, com grandes áreas sem vegetação principalmente devido ao seu solo. Há regiões onde só se encontram gramíneas e arbustos pequenos, que são os elementos de flora que sobrevivem às condições que em algumas épocas do ano chegam a ser extremas, principalmente as condições de seca.