O clima equatorial também pode ser chamado de clima de floresta tropical concentrando-se, mas não se restringindo, em ambientes próximos da linha do Equador. Florestas tropicais dominam essas regiões com predominância do clima quente e úmido. Geralmente lugares com esse clima estão situados numa faixa de 10° de latitude em relação à linha do Equador. Continue lendo para entender um pouco mais sobre esse clima e a formação vegetal típica das regiões acometidas por ele.
Características do Clima Equatorial
Nesse clima a temperatura média do ar fica entre 24°C e 27°C tendo como média mensal 18°C e elevada pluviosidade, mais de 2000 mm de precipitação por ano. De maneira geral as regiões com predominância do clima equatorial estão numa faixa de 10° de latitude no entorno da linha do Equador, motivo do nome desse clima.
Nessas regiões há o predomínio da Zona de Convergência Intertropical e fenômenos que aumentam o volume de chuvas intensas em particular no começo da tarde, período mais quente do dia. Com temperaturas muito altas há uma elevada taxa de evapotranspiração. O conjunto formado por evaporação, ventos alíseos e temperaturas elevadas permitem que essas regiões mesmo longe dos oceanos tenham umidade relativa do ar alta.
Por ano a média de precipitação fica entre 3000 mm e 3500 mm sendo que boa parte das chuvas são de origem convectiva. Nas regiões de clima equatorial não há uma estação seca definida, a temperatura do ar é sempre elevada tendo uma amplitude térmica anual menor do que 4°C. Diariamente a amplitude térmica é menor do que 10°C.
Onde Esse Clima é Encontrado
É um clima presente na América do Sul, Oceania, Sudeste da Ásia e África Central. Porém, é necessário destacar que os microclima equatoriais podem ser encontrados também em regiões como em Queensland, Austrália. Apesar desse clima ser chamado de equatorial por se manifestar em maior parte perto da Linha do Equador há exemplos desse clima em locais com alguma distância desse ponto.
Fort Lauderdale nos Estados Unidos e Santos no Brasil são exemplos de cidades em que esse clima pode ser encontrado ainda que estejam fora dos trópicos. A diferença está no fato de que essas cidades apresentam períodos de clima mais frio ao longo do ano contrariamente dos pontos mais próximos do Equador.
Como é a Formação Vegetal Típica do Clima Equatorial?
A floresta equatorial é a formação vegetal típica desse clima devido em especial a sua alta taxa pluviométrica, temperaturas elevadas e umidade. Nessas florestas há grande predomínio de árvores de médio e grande porte com formações latifoliadas e higrófilas. Há uma diversidade significativa dessas florestas em nosso planeta sendo crucial para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Essas áreas de floresta não são interessantes para a prática de agricultura porque assim que a cobertura florestal é destruída são perdidos os nutrientes essenciais pela ocorrência de muitas chuvas. Porém, mesmo com essa condição é cada vez maior o número de focos de desmatamento para agricultura com destaque para culturas de arroz, mandioca e juta. Também se investe em plantações para produção de óleo de palma que é usado para fabricar biocombustível.